Selected a language:

Por que o Céu é Azul?: Entenda como acontecem as nuances de cores celestiais

 

O céu é azul porque a luz do sol é dispersada pelas partículas de poeira, água e outros componentes no ar. A luz do sol possui um espectro de cores que vai do vermelho ao violeta, e quando é dispersada pelo ar, a cor azul é a que nos é mais visível.

 

A verdadeira cor do céu é, dependendo do local, uma cor diferente. Pode ser cinza, violeta, dourado, laranja, vermelho, etc. O fenômeno acontece devido ao fato de que a luz solar é dispersada pelas partículas no ar, dando ao céu uma cor diferente.

 

Os fatores que influenciam na mudança de cores do céu incluem a densidade da atmosfera, a qualidade da luz solar, a presença de nuvens ou outros componentes no ar, a presença de poluição ou outros gases, a temperatura, a umidade, a presença de aerosóis, etc.

 

O céu escuro à noite é resultado da ausência de luz solar. A luz do Sol só pode ser vista durante o dia, quando os raios solares chegam à superfície da Terra. No entanto, durante a noite, a Terra está na sombra do Sol e os raios solares não chegam à superfície. Além disso, a luz do Sol é refletida e dispersa pelo ar, o que significa que, mesmo nas noites mais claras, a luz não é tão forte quanto durante o dia. Isso explica por que o céu é escuro à noite.

 

A explicação da mudança das cores do céu foi descrita pela primeira vez pelo filósofo grego Aristóteles (384–322 a.C.). Ele descreveu como a luz solar se refrata quando passa através da atmosfera, causando o brilho e o arco-íris que vemos no céu. Ele também explicou como as moléculas de ar na atmosfera têm a capacidade de filtrar os diferentes comprimentos de onda da luz solar, criando as diferentes cores que vemos no céu.

 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: