Diferentemente da astrologia ocidental, que se fundamenta no Sol, o horóscopo chinês é baseado no ano lunar. Apesar de não se saber a origem de seus conhecimentos, os chineses acreditavam que sua história estava relacionada com os céus.
Os chineses medem a passagem do tempo com ciclos de 60 anos. A teoria explica que o ano lunar é dividido em doze meses de 29 dias e meio. Em cada dois anos e uma metade, um mês é intercalado para ajustar o calendário. A adição deste mês em cada terceiro ano produz o ano de pulo lunar. Para uma referência fácil, o começo de cada mês lunar é a data da lua nova marcada no calendário ocidental.
O sábio Confúcio (em chinês: , o nome latino do pensador chinês Kung-Fu-Tse) usou elementos do horóscopo chinês para difundir a sua filosofia.
Cada ano é regido por um signo animal, que empresta suas características às pessoas nascidas naquele ano. Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criaćão para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos presentes. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: Rato, Boi (Búfalo), Tigre, Coelho, Dragão, Cobra (Serpente), Cavalo, Cabra (Carneiro), Galo, Macaco, Cão e o Porco.
Se você não sabe qual é o animal que rege sua vida, insira a data de seu nascimento no campo acima e descubra agora mesmo.