Por serem muito fatalistas, os astecas sempre consultavam o livro dos dias, o Tonalamatl, sempre que uma criança nascia. Seguindo o livro, guardado pelos sacerdotes, conforme o ano, o mês e o dia do nascimento, traçava-se um perfil do destino da criança.
O Horóscopo Asteca é baseado nas posições do sol e da lua no momento do nascimento. Provém da civilização Maia e tem como data limite o ano de 2.012, o final dos tempos no Calendário. A antiga e misteriosa civilização criou um disco de pedra que continha o calendário secreto de seu povo. Com este calendário, os sacerdotes decifravam mensagens celestes e prediziam terremotos, eclipses e cometas.
Esse calendário solar compreendia 360 dias, divididos em 18 meses com 20 dias cada um, os quais tinham o nome de animais, objetos ou fenômenos naturais, totalizando 20 signos, que faziam parte de rituais religiosos.
De acordo com o período em que nascemos, estamos sob a influência de um signo asteca que determina nossa personalidade. Assim, os dias astecas eram chamados de: