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A Nova Logística ESG: Saiba como o setor busca descarbonização global

A logística emite mais de 3,5 gigatoneladas de CO? por ano, representando cerca de 8% das emissões globais

 

O aquecimento global deixou de ser apenas uma ameaça: tornou-se uma emergência climática para a humanidade e não há tempo a perder. A descarbonização é um imperativo estratégico para o setor de logística. É necessário agir sem demora e vigorosamente com ações ambiciosas para salvar o planeta, porque o tempo está se esgotando.

 

O setor de logística global emite mais de 3,5 gigatoneladas de CO? a cada ano. Embora seja verdade que a descarbonização das cadeias de abastecimento ainda apresenta desafios e questionamentos, é necessário implementar soluções que tenham um impacto positivo imediato no meio ambiente. Nessas cadeias, ao nível global, esforços podem ser feitos para incorporar soluções de baixo carbono ou neutras. No caso de navios porta-contêineres, eles podem ser atualmente movidos a combustíveis neutros em carbono.

 

De acordo com a Alliance for Logistics Innovation through Collaboration in Europe (ALICE), 8% das emissões globais de CO? vêm das operações da indústria global de logística de transporte. Destes, 62% das emissões são geradas pelo transporte terrestre, enquanto a modalidade oceânica contribui com 27% e a aérea soma 6%; a ferrovia contribui com 3%. Observa-se também há uma ambição para que a Europa seja o primeiro continente do mundo neutro para o clima até 2050, o que será alcançado com uma abordagem concebida para reduzir as emissões de CO? em 50% até 2030.

 

Nesse contexto, a Maersk intensificou seus esforços para cumprir a meta de descarbonizar suas cadeias de abastecimento até 2050. Recentemente, o grupo fez um pedido de oito navios porta-contêineres oceânicos capazes de operar com metanol neutro. O primeiro navio será lançado no primeiro trimestre de 2024, e oferecerá transporte offshore em grande escala e verdadeiramente neutro em carbono. A série substituirá os navios mais antigos, resultando em uma economia anual de CO? de cerca de um milhão de toneladas.

 

A ALICE propôs uma abordagem na qual diferentes soluções são combinadas, de modo a reduzir as emissões e, ao mesmo tempo, minimizar os investimentos necessários para alcançá-la. Nesse sentido, classificou as soluções que reduzirão as emissões de CO? em cinco tipos:

 

Manuseio adequado do crescimento da demanda de carga

Modos de transporte inteligentes usados e combinados

Frota e ativos usados, compartilhados e usados ao máximo

Frotas e ativos com eficiência energética

Frotas e ativos que utilizam fontes de energia com a menor quantidade possível de emissões.

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