Selected a language:

Evite danos em casa: Saiba como evitar acidentes e pontos de atenção

Como evitar acidentes e danos em casa. Dicas e pontos de atenção para prevenir danos residenciais

 

Morar em um imóvel, seja comprado ou alugado, exige um cuidado constante para proteger tanto a residência quanto móveis e eletrodomésticos. Ficar alerta aos pequenos indícios pode fazer total diferença e ainda evitar danos maiores e perigosos ao lar. Por isso, realizar uma manutenção periódica em toda rede elétrica e sistema hidráulico é fundamental para garantir maior segurança. 

 

Segundo Marcos Carneiro, co-fundador e COO da Flix, primeira seguradora 100% digital brasileira com foco exclusivo em seguros e assistências residenciais, até os problemas mais comuns e aparentemente simples precisam de atenção. “É extremamente perigoso ter problemas na rede elétrica ou hidráulica. Pequenas complicações podem indicar um risco grave e não tomar as devidas providências a tempo pode gerar um problemão, como danos aos aparelhos domésticos e até incêndio”, destaca.

 

Para ajudar, Marcos separou algumas informações e dicas importantes para se atentar.  Confira:

 

 

Rede elétrica

Maior consumo de energia dos eletrodomésticos, fiação descascada e/ou queda do disjuntor podem indicar problemas sérios. O recomendado é sempre chamar um profissional para fazer uma inspeção no local e garantir uma boa manutenção, por menor que pareça ser o problema. Algumas atitudes simples do dia-a-dia também podem fazer total diferença, são elas:

 

- Não ligar fios diretamente na tomada;

 

- Não desligar aparelhos puxando o fio da tomada;

 

- Não sobrecarregar as tomadas com diversos eletrônicos ao mesmo tempo;

 

- Evitar deixar tapetes e cortinas perto de fios elétricos;

 

- Ao viajar ou ficar um longo período fora de casa, desligar todos os aparelhos da tomada;

 

- Deixar toda a fiação longe de locais com água;

 

 

Rede hidráulica

É preciso ficar de olho e tomar providências assim que notar uma torneira pingando, vazamentos maiores de água, retorno de água no vaso sanitário e ralos, pias que necessitam de desentupidor manual com frequência, mau cheiro, demora na vazão de água da chuva e água turva em chuveiros e torneiras. Esses pontos são indícios de muitos problemas. Contar com um profissional para verificar essas situações é primordial. Alguns cuidados também devem ser tomados para garantir uma prevenção de danos:

 

- Atenção ao estado do encanamento;

 

- Evitar jogar resto de comida ou gordura na pia;

 

- Não jogar produtos ou materiais de higiene pessoal no vaso sanitário;

 

 

Tomar essas precauções e recorrer a um bom profissional garantem uma proteção total na residência. Porém, chamar um especialista para fazer uma inspeção ou solucionar problemas, caso surjam, pode pesar no bolso. “Investir em um seguro e assistência residencial é a melhor opção para ajudar com esses gastos. Com um pequeno valor mensal, é possível contar com suporte desses profissionais, sem nenhum custo adicional. Aqui na Flix, por exemplo, os segurados podem recorrer às assistências até oito vezes por mês, e ainda têm este benefício renovado mensalmente, sem que haja alteração no valor do seguro. Desta forma, permitimos que nossos segurados tenham uma manutenção preventiva sempre que quiserem”, finaliza Marcos. 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: