Iemanjá ou Yemanjá no Brasil (Yem?já na Nigéria, Yemayá em Cuba ou ainda Dona Janaína no Brasil), é o orixá dos ebás, divindade da fertilidade originalmente associada aos rios e desembocaduras.
Celebrada em Ifé como filha de Olocum a divindade dos mares, essa simbiose lendária foi enaltecida no processo da diáspora africana resultando na assimilação de Iemanjá dos atributos da água salgada, sendo o motivo para a sua associação aos mares no Novo Mundo.
No Brasil considerado o orixá mais popular festejado com festas públicas, desenvolveu profunda influência na cultura popular, música, literatura e na religião, adquirindo progressivamente uma identidade consolidada pelo Novo Mundo conforme pode ser observado em suas representações nos mais diversos âmbitos que em sua imagem reuniram as "três raças". Figura na Dona Janaína uma personalidade à parte, sedutora, sereia dos mares nordestinos.
O nome Iemanjá vem dos termos yèyé omo ejá, que significam mãe cujos filhos são como peixes no idioma iorubá. Isso porque a Orixá é considerada a rainha do mar para as religiões de matrizes africanas.
ORAÇÃO PODEROSA A IEMANJÁ PARA BÊNÇÃO E ABRIR OS CAMINHOS
Óh soberana mãe das águas, venha a mim nesse momento de aflição, com minha fé e devoção ascendo esta vela, (acenda uma vela azul) para iluminar meus pedidos e caminhos. Ó mãe Iemanjá, assim como controla a força das águas, venha e ajude-me no que eu necessito, (fazer o pedido).
Com seu manto azul perolado, cubra a minha vida de alegrias e todos aqueles que me estão ao redor e aos que pensam ser meus inimigos, esses mãe soberana, mude-lhe os pensamentos para que tornem-se dignos e lhes tire o ódio do coração.
Ajude a resolver o que me aflige e me acompanhe nesta jornada para que males não me alcancem. Óh soberana mãe Iemanja, desde já lhe agradeço, pois tenho fé que estarás comigo. Omio omiodo ya!
Prece de proteção
Divina mãe, protetora dos pescadores e que governa a humanidade, dai-nos proteção. Oh, doce Iemanjá, limpai as nossas auras, livrai-nos de todas as tentações. És a força da natureza, linda deusa do amor e bondade (fazer o pedido).
Ajude-nos descarregando as nossas matérias de todas as impurezas e que a vossa falange nos proteja, dando-nos saúde e paz. Que assim seja feita a vossa vontade. Odoyá!
Iemanjá: abra seus caminhos com essa oração
Como saudar Iemanjá
"Oh! Visão divina e celestial, que os lampejos que emanam de vosso diáfano manto de estrelas venham, como benéficas vibrações espirituais, aliviar os nossos males, curar os doentes, apaziguar os nossos irmãos irados, consolar os corações aflitos."
"Que as flores e oferendas que depositamos em vosso tapete sagrado, sejam por vós aceitas e quando entrarmos nas águas para vos ofertá-las, seja as ondas do mar portadoras de vossos fluídos divinos."
"Que a segunda onda lave nossos corações e nosso espírito, para que não nos atinjam as infâmias e mal querência de nossos desafetos."
"Que as flores e oferendas que depositamos em vosso tapete sagrado, sejam por vós aceitas e quando entrarmos nas águas para vos ofertá-las, seja as ondas do mar portadoras de vossos fluídos divinos."
"Fazei, senhora rainha das águas, com que a espuma das ondas em sua alvura imaculada traga-nos a presença de Oxalá, limpe os nossos corações de todas as maldades e mal querência."
"Que os nossos corpos, tocados por vossas águas sagradas, libertem-se em cada onda que passa, de todos os males materiais e espirituais."
"E que ao passar a sétima onda, nós, puros e limpos de mente, corpo e alma, possamos ver, ainda que por alguns segundos, o esplendor de vossa grandiosa imagem."
Belas mensagens e frases para homenagear IEMANJÁ
Minha coroa é feita de conchas do mar, minha mãe é a rainha Iemanjá!
Tudo que desejo é arriscado, mas Iemanjá sempre me deu força e clareza para fazer uma passagem maravilhosa!
A cidade é feita para o mar, desse amor não tem com fugir, qualquer um desde criança sabe da força de Iemanjá.
Mãe de todas as cabeças, erga forte a força de seu mar e leve embora na sua maior onda os medos, as incertezas e as inseguranças.
O pescador que conhece as histórias do lugar, morre de medo e vontade de encontrar Iemanjá.
A gente joga a dor no mar e pede para Iemanjá levar.
Assim como o mar é imenso, abundantes são as bênçãos de minha mãe, Iemanjá!
Em casa de mamãe, toda espuma é beijo, toda onda é abraço.
Rainha das ondas, sereia do mar: como é lindo o canto de Iemanjá!
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(