Selected a language:

Tudo começa em casa: Respeito ao Meio Ambiente de dentro para fora

 

 

Tanto se fala da proteção do meio ambiente. Por que será que agora estão valorizando tanto as árvores, as plantas e comentam tanto sobre a Amazônia? Seria apenas porque a fúria da natureza, por meio de enchentes, secas, furacões, está mostrando que é preciso mudar?

 

Pode ser que sim. Parece que a sociedade está mais atenta a questões ligadas ao “verde”. Mas a temática ambiental é muito mais do que ter em casa um lindo jardim e de achar que as plantas trazem alguma "coisa boa", melhoram o astral e deixam o clima mais leve.  As pessoas estão começando a enxergar que "essas coisas que os ecologistas falam" não estão distantes da realidade delas.

 

Meio ambiente somos nós, são as praças, os parques, as matas que cercam nossas cidades, mas também o nosso ambiente de trabalho, as ruas, os shoppings, os teatros e as fábricas. É tudo que nos envolve. Mais: nós também fazemos parte do ambiente, não podemos vê-lo sem a nossa participação.

 

Porém, ainda tem um longo caminho pela frente. Existe muita gente que não entende essa relação entre homem e natureza e muito menos porque há quem seja contra isso ou aquilo, contra transgênicos, contra as mudanças nas leis ambientais ou a abertura de uma nova rua no bairro. Pra falar a verdade, alguns nem querem perder tempo com isso. Pois o que importa, é comprar, consumir ou ter seu carro para se deslocar com mais conforto.

 

Todos nós gostamos de ofertas e liquidações. É difícil também resistir aos apelos dos produtos quase descartáveis das lojas de “acima de 1,99”.  Comprar em camelôs, especialmente DVDs, brinquedos e eletrônicos abaixo do preço das lojas então, é uma tentação.


Só que todas essas coisas que citei, as escolhas que são feitas todos os dias estão ligadas a qualidade de vida não só de quem está consumindo, mas de muitos outros seres vivos.  Tudo isso faz parte do ambiente, que não é só verde, branco, amarelo, azul, roxo, mas muito mais que as cores do arco-íris. E o pior: podem interferir tanto no ar que se respira quanto nas doenças que a gente poderá ter.

 

Ou seja, uma simples e ingênua atitude interfere na vida de bicho, de planta, dos seres humanos, enfim, de todas as formas de vida.  Ambiente não é algo que fica longe. É tudo que nos envolve. E o meio de se obter as coisas, no trabalho, na extração de uma pedra, na forma que a água saiu da terra, tudo está interligado.

Sim, porque também não passa pela nossa cabeça no ato da compra que os produtos que estamos comprando “Made in China” podem ser baratos porque utilizaram trabalho escravo ou porque foram feitos sem qualquer cuidado, jorrando óleo ou deixando rastros de lixo. E que por atrás da suculenta carne do churrasco está o desmatamento de florestas onde viviam famílias de preguiças, tamanduás, onças, entre outros mamíferos.  Dificilmente cogitamos na hora de espetar o garfo, se a origem do gado que está sendo degustado é de pastos onde a floresta foi queimada, contribuindo ainda mais para subir a temperatura do planeta e das residências onde todos nós sofremos com calor no verão.

 

Esses são apenas alguns exemplos de como tudo está interligado. Desde o que está nas prateleiras do supermercado até o alagamento que sempre traz incômodo para os moradores das cidades grandes. Resta acreditar que as mudanças culturais que já conseguimos perceber, mesmo que ainda tímidas, serão cada vez mais profundas e que as pessoas começarão a fazer as conexões necessárias para uma vida melhor não apenas para si mesmas, mas para o coletivo, para o planeta.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Mariana Fernandes
    02/08/2010 11:43

    Otima matéria. Precisamos com urgencia dar as nossas crianças conciencia ambiental, exemplos das desgraças que esta ocorrendo com o mundo nao faltam.

  2. #2
    Silvia Marcuzzo
    05/08/2010 18:58

    Cara Mariana, Todos podem fazer alguma coisa para melhorar o mundo. Seja escolhendo alimentos sem embalagens, separando o lixo ou secando os cabelos naturalmente... O que importa é perceber os sinais de que o planeta já não aguenta mais o nosso estilo de vida. E realmente, é impossível vivermos sem as coisas "boas" da vida moderna. As vezes não temos escolha, precisamos acessar tecnologias que geram impactos ambientais. O que importa é que tenhamos consciência de que estamos em um mundo em transição. Estamos entrando numa outra era. Força e perseverança são fundamentais para todos que acreditam que é possível um melhor "menos pior". abraço Silvia Marcuzzo (a autora do texto)

  3. #3
    georgiia
    25/08/2011 13:34

    O respeito e muito bom

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: