Selected a language:

Curta o Carnaval com segurança: Previna-se de Infecções e Doenças Sexualmente Transmissíveis

 

A época de folia e paquera está chegando e é importante ficar atento à prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveus (ISTs). A Dra. Elis Nogueira, ginecologista e obstetra, dá dicas e lista itens importantes para um Carnaval seguro. É fundamental agir com responsabilidade e estar alerta para o risco de infecções. Acompanhe as orientações para uma folia sem preocupações:

  

- Use preservativo sempre: além de evitar gravidez não planejada, o preservativo protege contra Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Não se deixe enganar por aparências e use camisinha em todas as relações, pois é possível contrair doenças mesmo sem sintomas. Preste atenção também durante o sexo oral, pois é possível transmitir infecções por saliva.

  

- Busque orientação médica: caso tenha tido uma relação desprotegida ou a camisinha tenha estourado, procure um ginecologista. Ele solicitará exames e, se o resultado for positivo, o tratamento pode começar imediatamente. Além disso, dentro de 72 horas após uma relação de risco, é possível realizar a profilaxia pós-exposição (PEP) de risco no SUS, que pode prevenir a infecção pelo HIV/AIDS, hepatites virais e outras ISTs.

 

 - Hidrate-se e cuide da alimentação: uma alimentação saudável e boa hidratação ajudam a fortalecer o sistema imunológico, aumentando a disposição para a folia. Evite o excesso de álcool e drogas.

  

- Exija respeito: paquera é legal, mas é necessário respeitar os limites do outro. Beijo, amasso e sexo só devem acontecer com consentimento. Lembre-se que importunação sexual é crime e, em caso de abuso, busque ajuda na autoridade policial e registre ocorrência.

  

10 sintomas que indicam uma IST/DST:

 

O desconhecimento dos sintomas pode levar ao agravamento da saúde e contribuir para o aumento de novos casos de DSTs. Por isso, é importante estar atento a possíveis sinais de infecções, como: corrimentos, feridas, dor pélvica, ardência ao urinar, lesões de pele, aumento de ínguas, febre, tosse, dor de garganta, náusea e vômitos ou diarréia. Lembre-se que algumas doenças podem não apresentar sintomas, por isso é importante realizar exames regularmente.

  

Diagnóstico e tratamento: para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, é necessário realizar exames e testes indicados pelo médico. Os exames rápidos, realizados a partir de amostras de saliva ou sangue, fornecem resultados em até 30 minutos e são indicados para HIV/Aids, sífilis e hepatites virais. Se houver suspeita de outras infecções, o médico pode solicitar exames complementares. É fundamental buscar ajuda médica o mais cedo possível para prevenir complicações e garantir a continuidade da saúde.

 

 Aprenda mais sobre ISTs e previna-se: desconhecimento dos sintomas e falta de informação são grandes desafios para prevenir novos casos de DSTs. As principais infecções sexualmente transmissíveis no Brasil são: HIV/Aids, sífilis, gonorreia, HPV, herpes genital, hepatites virais B e C. A prevenção é o melhor modo de combater estas doenças, por isso, informe-se, previna-se e busque ajuda médica em caso de dúvidas ou suspeitas. Lembre-se que conhecimento é a melhor forma de se cuidar e aproveitar o Carnaval com segurança.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: