Selected a language:

Fora Celulite: Dicas para evitar e minorar o problema

Celulite é um problema basicamente constitucional, que tem como fatores agravantes:


- Idade;
- Sedentarismo;
- Excesso de peso;
- Dieta Inadequada em Qualidade e ou Quantidade;
- Uso de medicamentos, tais como antidepressivos, corticosteróides, calmante e principalmente anticoncepcionais condições clínicas de patologias hormonais, metabólicos, ou localizadas, tipo má circulação em membros inferiores.
- Fatores mecânicos de piora da circulação em membros inferiores como uso de meias ou roupas compressivas, ou permanência excessiva sentada ou em pé com pouca movimentação.
- Alterações posturais ou de coluna vertebral, tipo hiperlordose.
Enfim, há de se fazer uma boa avaliação, clínica, metabólica e hormonal desta paciente, corrigindo todos esses fatores de piora, e iniciando os tratamentos de medicina estética cabíveis para cada caso, como método de avaliação clínica, eu também uso a bio-impedância que é para fazer biocomposição corporal, ou seja, medir quanto de massa gorda, massa magra e água tem esta paciente, com isso definir a mais adequada dieta e atividade física.
É muito importante também uma boa avaliação clínica da celulite, seja quanto ás queixas da paciente em relação ao tempo de surgimento, se está piorando.
Tanto estética, quanto clinicamente (se é dolorosa espontaneamente ou à palpação), eu uso também a termografia de contato que é uma placa de cristal líquido que identifica as diferenças de temperatura inerentes às alterações de micro circulação local. Sendo assim é possível identificar o grau de celulite e em conjunto com todo quadro clínico da paciente definir o melhor tratamento.
Os melhores tratamentos de medicina estética são:
- Edermologia: procedimento no qual usa-se um aparelho computarizado, que tem um cabeçote que faz um vácuo para plissar a pele e o subcutâneo para que os dois roletes que eles façam um massageamento profundo desta região, promovendo uma boa drenagem linfática, hiper vascularização sanguínea, pela diminuição do edema, da estase, da drenagem tissular do tecido gorduroso, melhorando as condições de micro circulação local, promovendo assim uma melhor oxigenação tecidual, desfibrosagem e alisamento do tecido subcutâneo diminuindo os nódulos da celulite e tonificando a pele; ou seja, age em todos os níveis locis da celulite promovendo uma melhora excelente do aspecto local.
- Eletrolipoforeze: procedimento no qual implanta-se agulhas de acupuntura,aos pares no subcutâneo, ligando-as à um aparelho que emite uma micro corrente elétrica(cerca de 15mili.A.) criando um campo de força entre as agulhas que por forese eletica promove o "esvaziamento do glicerol do adipócito", portanto uma efetiva lipóse e diminuindo as medidas nos locais onde é feito.
- Mesoterapia: procedimento para celulite e gordura localizada, é feita uma "melange, mistura de vários medicamentos lipoliticos, venotrópicos, vaso diliatadores, e feita aplicação local em micro injeções com o fim de se ter ótima ação local.
-Ultra-som: usa-se um aparelho de ultra-som de três mega Hz, para massageamaneto profundo através dessas ondas de ultra-som, melhorando a micro circulação local. portanto melhorando a celulite ou otimizando ação da mesoterapia.
- Hidrolipoclasia: é a injeção profunda de soro fisiológico com medicamentos lipolíticos usando-se agulha fina e uso de ultra-som em seguida. é indicado para diminuir medidas.
-Subcision: procedimento para fibroses, retrações, nódulos profundos de celulite, no qual após anestesia local, cortam-se estas retrações com uma agulha fina cuja ponta é um mini bisturi, não há necessidade de pontos.
-Drenagem Linfática Manual: massagem manual com melhora da drenagem linfática, do retorno venoso, portanto melhorando a circulação dos membros inferiores, portanto melhorando a celulite.
-Sculpteur ou Compex: aparelho que faz estimulo muscular para diminuir flacidez, melhorando assim o aspecto da celulite em glúteo e coxas.
-Ondas Russas: aparelho computadorizado que usa ondas russas "para diminuir flacidez, mobilização da gordura localizada, drenagem linfática melhorando assim o aspecto da celulite.

HÁBITOS SAUDÁVEIS

Celulite não tem cura. Por isso, mesmo depois de investir em tratamentos estéticos e até em cirurgia plástica, você precisa manter hábitos saudáveis, como os abaixos :

- Beber Água - No mínimo 2 litros por dia. Ela é necessária para manter os rins, bexiga e intestinos funcionando e eliminando as toxinas do corpo.
- Atividade Física - Ela ativa a circulação sangüínea e queima gordura, evitando seu estoque. É aconselhável misturar atividades aeróbicas (nadar, andar, correr, andar de bicicleta, dançar) com ginástica localizada, para promover a queima calórica e melhorar o tônus muscular. O ideal é que se faça, no mínimo, três vezes por semana.
- Reeducação Alimentar - Evite alimentos gordurosos e introduza mais frutas frescas, legumes, verduras, grãos e cereais integrais nas suas refeições. O excesso de alimentos gordurosos exige que o organismo aumente a produção de toxinas durante a digestão.

O que pode piorar a celulite

Se o problema já exista, pode acreditar que o roteiro a seguir ajuda a dar uma força para piorar a aparência do seu bumbum. E se você não está incomodada com a celulite a ponto de investir em tratamentos estéticos, pelo menos fique de olho nos agravantes abaixo.

Preguiça - Trabalhar sentada, ir até a padaria, que fica a uma quadra, de carro, subir dois ou três andares de elevador, usar controle remoto para tudo e passar e-mail em vez de ir até a mesa ao lado pedir um favor, prejudica a circulação sanguínea e impede a queima de gordura depositada.

Aumento de peso - O excesso de gordura eleva o nível de toxinas circulantes, que retêm água e piora muito a celulite.

Cigarro - A nicotina "afina'' os vasos sanguíneos, dificultando a circulação.

Pílulas anticoncepcionais - Interfere no quadro hormonal, provocando retenção de líquidos e dificultando a eliminação de toxinas.

Excesso de sal - Uma pitada aqui, mais uma ali... essa mania de colocar um pouquinho de sal a mais na comida é agravante para a celulite. O sal ajuda a reter líquidos no organismo, prejudicando a circulação.

Gravidez - O aumento de peso nesse período pode ocasionar a celulite.

Fast Food - São carregados de gordura, açucares e carboidratos que incham a pele, o que comprime os vasos. Também favorecem o acúmulo de toxinas porque são pobres em fibras (que agilizam o transito intestinal).

Roupas muito apertadas - Elas comprimem os vasos, que já estão dilatados, prejudicando a circulação na região. Pode usar, mas com cautela.

Refrigerante - Contém açúcar, que alimenta as células gordurosas. Por isso, é melhor mesmo tomar diet e com moderação.

ARTIGO POR DR. ANTONIO ELIAS - NUTRÓLOGO

SLIM SPA URBANO
. Unidade Paulista: Rua Cincinato Braga, 520 - Competiton
Tel. (11) 3253.5839 e 3284.2754

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: