Selected a language:

Por que parar de fumar engorda: Endocrinologista explica

Quando se avalia os efeitos maléficos do fumo não há duvidas quanto a necessidade de cessar tal habito. Contudo, há sempre uma duvida constante quanto ao ganho de peso relacionado. Abaixo algumas pontuações da médica endocrinologista Dra Claudia Chang, doutoranda em Endocrinologia da USP, Coordenadora e Professora Pós graduação do Instituto Superior de Medicina sobre o assunto:

“Embora o abandono do tabagismo não seja uma causa importante de obesidade (nos EUA cerca 6% causa em homens e 3% em mulheres), 75% das pessoas que param de fumar ganham peso. A media de ganho de peso é de cerca de 8kg, sendo que 13% dos que cessam podem ganhar mais de 10kg. O ganho de peso é mais comum nos primeiros 6 meses após o abandono, embora o risco permaneça por 2 anos’, diz a médica.

E quais os mecanismos que explicam por que parar de fumar levaria a ganho de peso?

- Ação termogênica: a nicotina aumenta o gasto basal do organismo (energia que se gasta para viver) em cerca de 10%. Ou seja, mesmo que o indivíduo que acabou de parar de fumar mantenha o mesmo padrão alimentar, haverá ganho de peso. DICA: aumentar quantidade de exercício físico, aumentando assim o gasto energético;

- Aumento da quantidade de alimentos calóricos: a nicotina aumenta a produção de alguns neurotransmissores (substâncias que fazem a comunicação entre os neurônios) como a dopamina e serotonina na área de prazer do cérebro, que também se elevam com alimentos mais calóricos. Dica: fazer diário alimentar para se ter maior controle da qualidade e quantidade que se come;

- Paladar: sem o cigarro, as papilas gustativas aumentam a sensibilidade fazendo com que o individuo note mais o sabor dos alimentos, o que pode contribuir para que aumente a quantidade comida. 

- A medicina dispõe de varias medicações que auxiliam no processo de cessar o tabagismo e que conseguem minimizar muito o ganho de peso. O acompanhamento  medico nesta fase é fundamental e lembre-se: nada supera os benefícios de se parar de fumar.


Fonte: Dra Claudia Chang, endocrinologista

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Armando de Sousa
    28/11/2011 15:51

    Devido o anuncio de que parar de fumar daria a mim um pouco mais de peso eu resovi deixar o tabagismo de lado.

  2. #2
    Roseli soares
    08/07/2013 17:58

    Estou feliz por conseguir parar de fumar mais muito triste por ganhar peso e mudar meu corpo

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: