Selected a language:

Astrologia: As características do signo de Sagitário

Elemento: Fogo
Modo: Mutável
Planeta regente: Júpiter
Palavra-chave: "Eu busco".
Disposição: Estender, ser explorador.

O nono signo transporta consigo uma mudança de fase. Após os dolorosos processos transformativos vivenciados em Escorpião, a necessidade de sentido e de propósito torna-se o foco principal.

O terceiro signo de Fogo volta a viver a temática da identidade. Já não se trata, contudo, da expressão imediata de Carneiro, nem da expressão exuberante de Leão; O Fogo de Sagitário traz consigo a busca - não da identidade - mas do significado dessa identidade. É um fogo de aventura e procura. O Modo Mutável traz versatilidade, mobilidade e vivacidade a esta busca.

A combinação Fogo Mutável indica uma identidade que se experimenta e descobre através de um referencial sempre em expansão.

Sagitário é um signo que se expressa através de um ideal ou padrão ideológico -existe sempre um referencial filosófico e ético que serve de linha condutora.
A faceta exuberante (caracterísca dos signos de Fogo) é muito marcante. Expressa-se geralmente em forma de popularidade, expansividade e "à vontade" em todas as situações. A jovialidade e optimismo estão muito presentes, assim como um natural sentido de ética e rectidão.
Se este signo estiver demasiado acentuado num mapa natal, esta exuberância torna-se exagerada, chegando mesmo a superar as referências éticas e gerando um comportamento "amoral": vive segundo conceitos de moralidade próprios e mutáveis de acordo com as circunstâncias. Em casos extremos, coloca-se na posição de juíz, condenando tudo o que não se enquadre no seu critério "moralista" mas, ao mesmo tempo, considerando-se acima da lei.
Pode ser fanático nas suas crenças ou atitudes e ter a tentação de impõr aos outros esses pontos de vista.
Um bloqueio das energias sagitarianas implica uma falta de direccionamento e de sentido na existência. O optimismo é fraco, assim como a fé nos sonhos e ideiais. Há dificuldade em viver o aspecto lúdico, divertido e aventureiro da vida.

O signo complementar, Gémeos, age aqui como a capacidade de relativizar todas e qualquer crença ou ideologia: mostra a outra face e põe as situações na devida perspectiva.

Júpiter, planeta regente de Sagitário, representa a capacidade de expansão, fé e espírito de aventura; é também o significador dos padrões morais e éticos que predominam este signo.

Por Helena Avelar e Luís Ribeiro
www.espaco-astrologia.com

Copyright © 2000-2001 Luis Ribeiro e Helena Avelar.
Todos os direitos reservados

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: