Selected a language:

ALIMENTAÇÃO INFANTIL:: Mitos e verdades sobre suplementos alimentares

Produtos são opção para o tratamento de crianças com dificuldades de alimentação, mas não são substitutos das refeições e devem ser usados sob orientação do pediatra



Muitos pais enfrentam uma verdadeira batalha na hora das refeições. Depois de broncas, ameaças, choros e manhas, alguns se dão por vencidos e acabam deixando que a própria criança decida o que vai comer ou até se vai comer. Diante dessa dificuldade, a pergunta que vem a cabeça é: como evitar consequências futuras da possível falta de nutrientes? É justamente neste momento que os suplementos nutricionais mostram-se como uma boa opção. Por outro lado, com a grande a oferta de produtos e informações, fica difícil decidir qual escolher. De acordo com o pediatra e nutrólogo Mauro Fisberg, os pais devem escolher produtos com a fórmula balanceada, capazes de oferecer micro e macronutrientes.



Suplemento nutricional infantil é indicado para qualquer criança, maior de um ano, que não se alimenta bem.

VERDADE - Os suplementos nutricionais são alimentos, por isso, não têm contra-indicação. PediaSure, suplemento nutricional desenvolvido pela área de nutrição da Abbot, por exemplo pode ser consumido inclusive por crianças com intolerância à lactose ou glúten.



Suplemento nutricional pode fazer com que a criança engorde descontroladamente.

MITO - Quando o suplemento tem fórmula balanceada e equilibrada, principalmente no que diz respeito à distribuição calórica, não interfere no aumento de peso da criança normal. PediaSure, por exemplo, é normocalórico, isto é, cada mililitro do produto corresponde a uma caloria e por isso não engorda, quando não há necessidade.



O suplemento nutricional não atrapalha, nem substitui as refeições.

VERDADE - O suplemento nutricional é uma alternativa de incrementar a dieta infantil, de manter a criança nutricionalmente estável. PediaSure não interfere no apetite da criança, pois sua fórmula permite que seja facilmente digerido e absorvido pelo organismo. Não tem como objetivo substituir refeições e sim fornecer um equilíbrio à alimentação natural.



Suplemento nutricional e alimento enriquecido estão na mesma classe de produtos.

MITO - Os suplementos nutricionais oferecem macro e micronutrientes, ou seja, são fonte de proteínas, lipídeos e carboidratos, bem como, de vitaminas e minerais. Por trás da formulação destes produtos existem quantidades destes nutrientes adequadas ao consumo diário necessário e indicado para as crianças. Já o alimento enriquecido é aquele ao qual foi adicionada uma substância nutriente, com o objetivo de reforçar o seu valor nutritivo, seja repondo quantitativamente os nutrientes destruídos durante o processamento do alimento, seja acrescentando nutrientes em nível superior ao seu conteúdo normal.



Os suplementos são capazes de prevenir deficiências no crescimento e desenvolvimento infantil.

VERDADE - O déficit nutricional causado por má alimentação pode afetar o sistema imunológico, causar lesões cutâneas e até alterações no paladar. Com um suplemento nutricional a criança tem supridas tais deficiências e assim fica menos exposta a riscos diretos em seu desenvolvimento.

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    isau pereira santos
    11/09/2013 11:22

    ola tenho um filho que vai fazer 6 anos ele te hipotireoidismo e por isso ele tem baixo peso qual suplemento e mais recomendável a ele obrg!

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: