Selected a language:

REPONDO O VIGOR:: Domando o tofu e repondo hormônios

Por Noga Lubicz*


De todas as espécies vegetais, a soja é a única que apresenta proteína completa, com todos os aminoácidos essenciais: por isso, é uma fonte alimentar ideal para vegetarianos, substituindo, com vantagens, a proteína animal. A soja é também rica em antioxidantes e possui substâncias que inibem o desenvolvimento do câncer. Mas para mim, como mulher, aos 50 anos de idade, o maior presente que a soja trouxe foi a presença dos fitoestrogênios. Há alguns anos atrás experimentei a reposição hormonal para tratar de um desequilíbrio, e os incômodos que esta terapia me trouxe excederam em muito os benefícios. Quando comecei a comer soja, porém, imediatamente senti os efeitos do extremo bem-estar que os estrogênios proporcionam, desta vez, sem os riscos para a saúde que os hormônios sintéticos representam! Hoje os efeitos dos fitoestrogenios da soja se refletem na minha saúde vibrante, nos cabelos brilhantes, na pele sedosa e na menstruação regular, empurrando para longe o temor da menopausa, e tudo isso sem contaminar de química o organismo.

Mas o gosto...
Comecei a consumir soja na forma de uma pastinha deliciosa, de sabores variados, que comprava na loja de produtos naturais do bairro. Mas isto, certamente, não era suficiente para me suprir de proteína. Um dia eu caminhava na praia, descontraída, pensando na proposta de um amigo para que eu cozinhasse durante um workshop quando, de repente, meu canal cósmico de informação, que andava meio bloqueado, se abriu, e eu comecei a ter milhões de idéias sobre o que fazer com tofu, para aproveitar seu potencial nutritivo e ter, ao mesmo tempo, prazer no paladar. Voltei rápido pra casa e estou até hoje experimentando os milhares de possibilidades do tofu na cozinha, em pratos de resistência, massas, tortas, bolos, doces e sorvetes!

Acordando o corpo com soja e saúde
Boa consumidora de iogurtes, como eu era, foi deles que senti mais falta quando abandonei os laticínios. Depois de um tempo de pesquisas, cheguei a uma receita perfeita e deliciosa que substitui com vantagem o iogurte no café da manhã, uma "bomba despertadora antioxidante", rica em proteína, vitamina C, potássio e selênio.

Matinal de tofu
Ingredientes: seis laranjas grandes ou oito pequenas descascadas, mas com a pele, sem sementes, cortadas em 4; duas bananas cortadas em fatias; ½ papaia descascada e cortada em cubos (aproveite para comer as sementes, que são ótimas contra prisão de ventre), 11/2 colher de sopa de castanha do Pará moída ou ralada; um pacote de 270 g de tofu, sem a água.
Modo de Fazer: Bater no liquidificador até obter um creme homogêneo. Polvilhe com canela na hora de servir. Dá cinco porções. Conservar na geladeira.

Cada porção contém: 323 calorias; 15,5% de gordura; 73,7% de carboidratos; 10,8% de proteína
5,4 g de gordura; 59,5 g de carboidratos; 12,7 g de fibras; 8,7 g de proteína; zero mg de colesterol.

Selênio: 90 mcg (55 a 70 mcg) Vitamina C: 91 mg (60 mg) Potássio: 493 mg (100 a 500 mg)
(entre parêntesis doses diárias recomendadas)

E por falar em sorvetes e doces... No próximo artigo, as doçuras de uma vida sem açúcar!

*Site: www.clipfit.com
E-mail: [email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: