Selected a language:

Dicas para aproveitar a vida!: Você sabe administrar o seu tempo?

*Sandra Rosenfeld

 

 

Perder-se no tempo é muito fácil, já saber administrar bem o tempo poucos conseguem com eficácia.

Em primeiro, convém lembrar que nós não administramos o tempo, isto é missão impossível. Nós administramos o nosso tempo dentro do tempo. Confuso? Por isso mesmo tantas pessoas usam mal o seu tempo.

 

O tempo, mesmo sendo contado em segundos, minutos e horas, pode ser subjetivo. É dessa forma que lidamos com ele, de maneira abstrata. Dimensionamos o tempo conforme nossa realidade, os nossos interesses e, geralmente, optamos pelo que nos dá prazer imediato em detrimento do que possa nos dar resultados compensadores em médio e longo prazo. Pronto, já começamos a entender porque é tão difícil administrar bem o nosso tempo.

 

Outro fator importantíssimo para uma boa utilização do tempo que nos é dado diariamente, a cada amanhecer, é priorizar a nós mesmos na vida, é colocar sempre o nosso nome em destaque na nossa agenda, tanto na interna quanto na material (a que utilizamos em nosso dia a dia).

 

Se não conseguimos nos priorizar em nossa agenda diária, como vamos saber priorizar o restante que está atrelado à nossa capacidade de gerenciar a nossa vida? Sim, porque tempo, muito mais do que dinheiro, é vida.

 

É urgente entender a necessidade, em primeiríssimo lugar, de se ter um tempo para si mesmo, diariamente. Não aquele tempo na academia ou no bar no final do dia. São coisas boas e a academia é até importante para a saúde, bem como a diversão, mas estou me referindo ao tempo para você se dar um break nessa vida corrida, inundada de informações a maioria irrelevantes, mais mensagens que nos chegam a todo instante pelo WhatsApp, Face, Linkedin, e-mails, SMS, etc. 

 

A nossa liberdade acabou! Somos reféns da tecnologia. O que veio para nos salvar e libertar está nos mantendo cada vez mais escravizados. São como os remédios que podem salvar, mas ao mesmo tempo podem matar pelos efeitos colaterais.

Por isso urge bloquear, em nossa agenda diária, um tempo para respirar, centrar-nos novamente, fazer contato com a realidade que é muito maior do que essa loucura à nossa volta. E onde está essa realidade? No mesmo lugar onde encontramos todas as repostas que precisamos. Dentro de nós. E como acessar esse lugar tão precioso? Através da concentração em si mesmo, da respiração calma, do silêncio. Assim podemos observar e, ao mesmo tempo, conectarmo-nos com a força do Universo. 

Como conseguimos isso? Através da meditação. Esta é a maneira mais eficiente. 

 

Para administrar bem o tempo e assim usufruir dele o melhor possível, é fundamental mantermos a mente presente e consciente. Há muitas teorias sobre como administrar bem o tempo e a sua agenda. Ora, então, por que mesmo as empresas fornecendo cursos e palestras sobre esse tema as pessoas, em pouco tempo, abandonam o que aprenderam e voltam a estaca inicial de desorganização de tempo? Porque as regras pouco conseguem fazer nesses casos, a não ser quando você aprende a colocar o seu nome na agenda. A partir daí, você começa a entender que seja o que estiver fazendo ou tiver de fazer é, em primeira e última instância, para você mesmo. 

 

Como assim? Simples. Quando você não utiliza bem o seu tempo, quando você posterga o importante em prol do que não vai trazer nenhum benefício concreto para a sua vida pessoal e profissional, você não fica bem. No íntimo, você sabe que não está fazendo a coisa certa e isso traz consequências como irritação, desânimo, ansiedade e, às vezes, até sintomas físicos, como dores de cabeça e de estômago. Além do que não é incomum levar essa irritabilidade e insatisfação consigo, para a sua casa, desse modo, causando brigas e mal-estar entre as pessoas.

 

Como vemos, administrar bem o tempo é muito mais importante do que muitos supõem.  

 

Diariamente, é depositado em nossa conta da vida 86.400 segundos. Só que, diferentemente de uma conta bancária, onde, se você não mexe o dinheiro, continua ali e pode ser até aplicado automaticamente, assim, aumentando de valor a cada dia, o tempo depositado na conta da nossa vida zera a cada vinte quatro horas. Se você deixou de usar quatro horas do seu dia, no dia seguinte, você não terá vinte e oito horas. Lembre-se sempre disso! O tempo não espera ninguém, ou você o vive ou não.

 

*Sandra Rosenfeld

Escritora e Palestrante. Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação, Executive e Personal Coach.

Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", ed. Nova Era / Record. 

[email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: