Selected a language:

Mantras: Sons de poder

A prática de mantras nos momentos de meditação e exercícios físicos são importantes para aquietar a mente e relaxar, bem como equilibrar a saúde, encontrar a felicidade e o bem-estar. Segundo o terapeuta e mestre budista, Otávio Leal, da Escola Humaniversidade Holística, executar mantra é um exercício de devoção (Bhakti). “É um som tão poderoso que limpa, purifica, traz serenidade à mente, pacifica o coração, as emoções, abre a visão, conduz a meditação e pode levá-lo a felicidade plena”, conta.

Para Otávio, se observarmos genericamente, todas as palavras são mantras, porque aquilo que falamos ou pensamos é dotado de força. Assim, quando ofendemos uma pessoa, criamos uma força energética negativa para essa pessoa e no ambiente onde se encontram. “Para todas as finalidades existe um mantra, mas os objetivos principais são: remover a ignorância (avidya), revelar verdades (oharma), purificação interna (Kriya) e realizar a libertação (moksa)”, explica.

Para quem pratica o Yoga recomenda-se entoar um mantra antes dos exercícios para obter maior concentração e equilíbrio. A respiração profunda (sentir a vibração desde o abdômen até a cabeça) ajuda a relaxar e concentrar.  “É preciso ter consciência de algumas atitudes que auxiliam a entrar em contato com sua energia, tais como: repetição, sentimento e vontade, preparação do local da prática”, recomenda.

Preparando o ambiente


De acordo com o terapeuta o ambiente deve ser silencioso e tranquilo, de preferência próximo a natureza. A postura ideal é manter a coluna ereta e os olhos fechados. Alimentação deve ser leve e recomenda-se acender incenso com aromas suaves. Não importa seguir muitas regras, o que vale é praticar. “Os mantras trabalham diretamente com aspectos mentais, eles direcionam e concentram todo o poder mental numa meta ou objetivo. Portanto, muitos deles têm poder de proporcionar satisfações puramente materiais, tais como realizações no amor, prosperidade, boa saúde, popularidade. Há também os que atuam contra o estresse”, finaliza Otávio. 

 

Fonte: Otávio Leal, terapeuta e mestre budista.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: