Selected a language:

As bruxas do bem: Descubra a Espiritualidade Verde

Por Claudio Quintino Crow*

Há algum tempo a palavra bruxa perdeu sua conotação negativa – filmes, seriados, revistas em quadrinhos e diversas outras fontes contribuem para apagar a imagem clássica (e negativa) das bruxas feias e más. Vivemos a era das bruxas belas e bondosas, como Sandra Bullock e Nicole Kidman no filme "Da Magia à Sedução", das irmãs Haliwell no seriado "Charmed", das garotas dos quadrinhos W.I.T.C.H e até tema da novela “Eterna Magia”, da Globo.

A bruxaria é do bem.

E não poderia ser diferente – afinal, imagine uma filosofia que nos ofereça a chance de entendermos quem somos, de onde viemos e para onde vamos... Um caminho espiritual que nos devolve o comando sobre nossas vidas e nos ajuda a entender nosso papel no mundo... Uma filosofia capaz de integrar nossas essências física, mental e espiritual, um modo de vida no qual o Masculino e o Feminino se equilibram, se harmonizam e se completam – tudo isso é o que a Bruxaria oferece.

De onde vem à bruxaria?

O termo bruxaria é usado para descrever muitas coisas, mas o que chamamos de "Bruxaria Moderna" possui elementos cujas origens se perdem na noite dos tempos. É uma espiritualidade notadamente xamânica e, portanto, universal – qualquer pessoa, em qualquer lugar do planeta, pode entender e desfrutar da bruxaria moderna. Isso porque, apesar desses elementos ancestrais, a Bruxaria é uma religião perfeitamente alinhada com nossos tempos e nossas necessidades atuais.

Bruxaria: uma espiritualidade para o agora


A Bruxaria vê a natureza como sagrada – suas práticas vêm da compreensão dos ciclos da Natureza e do entendimento que todo o universo é vivo e, portanto, sagrado.
Através de seus ensinamentos, a Bruxaria nos mostra como viver em harmonia com a natureza – tanto a do ambiente quanto a nossa própria natureza interior. Portanto, a Bruxaria pode se descrita como uma “Espiritualidade Verde".
Nada mais importante, em tempos de aquecimento global e de tanta agressão ao meio ambiente.

Ademais, a bruxaria reconhece como princípios criadores do mundo o Feminino e o Masculino. É da união desses dois princípios que animais, plantas e, claro, o ser humano se reproduz. Praticamente tudo na natureza obedece a esse princípio. Como é uma religião pautada na reintegração do ser humano à Natureza, nada mais natural do que a Bruxaria ver o Divino como sendo tanto masculino quanto feminino – e esse equilíbrio é igualmente importante em nossos dias.

Assim, a Bruxaria alivia alguns dos mais angustiantes anseios da vida moderna, como a desigualdade ente sexos, a exploração predatória da natureza, o consumismo e o receio da morte.

Só quem conhece a magia da vida vive plenamente

Ao nos explicar a Magia da Natureza e de seus ciclos, a Bruxaria nos fornece algo que a maioria dos caminhos espirituais da atualidade nos nega: autonomia. A Bruxaria não possui Mandamentos nem tabus – ela mostra que, através da compreensão e da vivência dos mistérios da Vida, cada um de nós assume o controle e a responsabilidade pelo seu próprio Destino, ensinando-nos a viver magicamente.

Mas o que é a magia? E como ela pode me ajudar?

Podemos dizer que a prática da magia surgiu com a humanidade, mas sua energia já existia desde sempre. O Universo é mágico – o mundo em que vivemos, os ecossistemas, nosso organismo, as ervas e plantas, as estações do ano – tudo isso é potencialmente mágico.
Através do contato e da compreensão dessa magia, podemos de fato transformar nossas vidas, tornando-as mais plenas e integradas - tanto no nível pessoal quando no global.
Pautada nos conhecimentos de diversos povos ancestrais que viviam em harmonia com a Natureza, a Bruxaria põe de volta em nossas mãos a cura para muitos pontos de desequilíbrio de nossas vidas.

O que a bruxaria nos traz

É por tudo isso - e muito mais - que a Bruxaria Moderna atrai mais e mais pessoas que busquem uma nova forma de desenvolver sua espiritualidade, num caminho que nos oferece:
- Equilíbrio entre o masculino e o feminino;
- Integração com a Natureza e seus Ciclos;
- Compreensão dos mistérios da Vida, da Morte e do Renascimento;
- Conhecimentos de Magia, sua natureza e seus usos;
- Paz através da compreensão.
E precisa mais?

(*) Claudio Quintino Crow é escritor, autor de "O Livro da Mitologia Celta" e "A Religião da Grande Deusa", e instrutor de cultura celta e Druidismo. Há mais de vinte anos dedica-se ao estudo e à divulgação responsável da espiritualidade celta, tendo seu trabalho reconhecido academicamente no Brasil e também no exterior. Email: [email protected]

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    léia diniz
    01/11/2010 11:04

    É isso ai...vamos evoluir...a grande Deusa renasce nos nossos corações...uma vez que nunca foi totalmente esquecida,apenas deixada de ser cultuada,mas hoje com a nova era surgindo,precisamos mais do que nunca de espiritualidade,Sagrada mãe natureza seja bem vinda...obrigada

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: