Selected a language:

Feng Shui da Cozinha: Dicas de Feng Shui para trazer bons fluídos

1- Evite receber as visitas pela entrada de serviço ou mantê-las na cozinha, por estas geralmente observarem sua despensa ou armário, quando abertos, e avaliarem precipitadamente o poder aquisitivo ou financeiro da família. Outro problema é a cozinheira ou dona-de-casa ficar inibida com as perguntas ou observações que as visitas possam formular sobre a maneira de preparação do alimento; e o pior, é que passarão a freqüentar a residência com interesse no que é servido, e não pela amizade aos donos da casa. Obs.: Quando você permite as visitas ou mesmo as pessoas da casa utilizarem a entrada de serviço e cozinha, você está se expondo às energias desconhecidas, porque você não sabe se elas vieram diretamente de algum hospital, ou de algum velório. Você pode permitir que sua visita circule na cozinha desde que ela tenha entrado pela porta social, que já tenha descansado na sala de estar, que já tenha feito uma assepsia (lavado as mãos), e raspado o calçado num capacho de modo a não levar terra contaminada da rua para suas panelas. Obs.: Segundo o Feng Shui e por uma questão lógica, para as pessoas se sentirem à vontade em sua casa, você não precisa autorizá-la mexer na geladeira e nos armários.

02- Deve ser mantida fechada a porta de comunicação da cozinha com a circulação ou sala de jantar, para que as visitas não entrem na cozinha. Colocar um espelho octogonal na parte externa da porta ou um dispersor de cristal pendurado no portal, impedindo a entrada de energias intrusas para que não venha prejudicar a qualidade dos alimentos ali preparados.

03- Como é hábito na arquitetura brasileira, o posicionamento da geladeira seguindo a pia e o fogão, ocorre o choque com os elementos do Feng Shui: Água X Fogo, o que não é bom. Não sendo possível modificar este posicionamento, vamos incluir um elemento Madeira podendo ser uma planta, um armário ou um pote de madeira ou louça verde entre eles para haver o equilíbrio. A pia, o freezer, o refrigerador e a lavadora de louças correspondem ao elemento Água. O fogão, o forno elétrico e o forno microondas correspondem ao elemento Fogo.


04- Não deve haver basculante ou janela atrás do fogão para não roubar o poder calorífico.

05- O fogão não deve ser posicionado no centro da cozinha para não ficar desprotegido de uma parede, nem entre o fluxo de duas portas, pois isto fará com que a cozinheira fique intranqüila e não execute bons pratos.

06- Evitar tubulação de água potável ou esgoto do banheiro na parede atrás do fogão para não haver choque com os elementos Fogo e Água. As curas seriam: engrossar a parede, espelhar o tampo do fogão ou espelhar a parede. Obs.: Sugerimos sempre um espelho atrás do fogão para duplicar a fartura da casa; isto é, aumentar a Prosperidade, e dobrar o número de fogos e panelas. Você também pode aplicar "Insulfilm prata" na tampa do fogão para espelhá-la.

07- Os ralos deverão possuir grelhas com o dispositivo abre-fecha de modo a não permitir o escoamento do Ch`i para a rede de esgoto. Obs.: Mantê-las na posição fechada.

08- Evitar lixeira de grande capacidade no interior da cozinha para não ocorrer putrefação de restos de alimentos, nem proliferação de insetos permitindo o cultivo da energia "Sha". Obs.: O lixo deve ser descartado diariamente.

09- Que as despensas e armários sejam organizados de modo a evitar a estagnação energética e a falta de controle da dona-de-casa no estoque de mantimentos e o controle sobre a validade dos produtos estocados.

10- A cor dos azulejos deverá ser, de preferência, de cor clara para simbolizar limpeza. O teto pode possuir cor verde significando a restauração de saúde. Para aqueles que já são decorados com cores diferentes, aconselhamos utilizar elementos que ativem a energia seguindo o mapeamento do Baguá.

11- Evitar forno microondas sobre a geladeira. Isto representa o conflito do elemento Fogo com a Água. O ideal seria a existência de uma prateleira de madeira entre eles, pois a Madeira é o elemento intermediário, no ciclo criativo dos elementos.

12- Evite posicionar o fogão sob pavimentos que possuam quartos onde a cama ou altar esteja exatamente em sua direção.

13- A cozinha não deve ser situada sob banheiro do pavimento superior. Se ocorrer, a cura é deslocar o fogão da direção do tubo de queda do esgoto do vaso sanitário, ou colar no teto da cozinha um SCAP (Símbolo Compensador André Phillipe) de modo a neutralizar a ação do arraste do esgoto na tubulação sobre a cocção dos alimentos.

14- Evitar tubulação de água ou esgoto entupida ou com vazamento (torneiras com carrapetas danificadas), por simbolizar opressão ou perda da estabilidade emocional para o chefe da família.

15- Não deverá haver azulejos nem cerâmicas rachadas ou faltantes nos revestimentos das paredes ou pisos.

16- Que não hajam louças coladas, isto é, quebradas e recuperadas com cola. Estas não trazem bom augúrio.

17- Manter os aparelhos eletrodomésticos em perfeito funcionamento. Aparelhos quebrados ou em desuso, como as famosas lava-louças, devem ser descartados imediatamente se não houver condição de consertá-los ou interesse em usá-los..


18- As lâmpadas e a instalação elétrica devem estar em bom estado. Não possuir lâmpada queimada ou faltante; nem tampouco fios expostos; e sim, protegidos com calhas de PVC.

19- A família não deve se reunir para uma refeição na cozinha em mesa acanhada, ou estabelecer escala para realizá-la. Esta situação tende a desagregar a família. O ideal é que as refeições aconteçam em mesa confortável na sala de jantar ou no living (sala estar/jantar). Obs.: Algumas pessoas têm o hábito de utilizar a cozinha para as refeições do cotidiano, e manter em desuso a sala de jantar para poupá-la. O Feng Shui aconselha que não devemos deixar cômodo algum da casa sem utilização, para evitar energias estagnadas. Além disso, se você trabalhou para possuir uma ótima e confortável sala de jantar, você tem o direito de usufruí-la ao máximo; e não deixar esse privilégio somente para as visitas.

20- Impedir a permanência de animais como cães e gatos na cozinha, o que gera mal cheiro e atrapalha a circulação do "yang-Ch`i" (Ch`i saudável). Além de preservarmos a higiene neste compartimento.

21- Não cultuar santos nem manter velas acesas na cozinha.

22- Percebendo a presença de formigas caminhando no compartimento, utilize louro em pó ao longo do caminho. Por ser um material orgânico e amargo não vai entrar em atrito com o equilíbrio ecológico. Obs.: Em Radiestesia e no Feng Shui, dizemos que a presença de formigas e cupins significa que as energias estão conturbadas, precisando ser neutralizadas.

23- Infiltrações em paredes e tetos também são negativas. Tratar o mais rápido possível para que os fungos não suguem ou vampirizem a energia das pessoas e dos alimentos ali preparados.

24- Tenha o cuidado de não permanecer por muito tempo com louças sujas na pia.

25- As coifas de exaustão ou simples exaustores devem ser mantidos limpos e em bom estado de funcionamento.

26- Não deixe garfos e facas apontados para cima em potes ou recipientes de talheres, para evitar que o elemento Fogo fique em evidência, e a cozinheira ou dona-de-casa não se acidente ao manuseá-los. Os mesmos devem ser guardados deitados em gavetas, ou com as pontas para baixo.

27- Se você possuir em sua residência cozinha americana não haverá problema com as más energias. Coloque um dispersor esférico em cristal facetado pendurado na viga superior ao balcão que divisa a cozinha com a sala, e uma corrente ou pequena porta vai-vem, de modo que a visita perceba que não deve entrar no compartimento sem ser convidada.

Artigo extraído do livro "Feng Shui na Vida atual" de Dirceu Galhardi

Dirceu Galhardi
Consultor em Feng Shui, Radiestesia e Cromoterapia
(21)9632-6040 / (22)2655-3963
[email protected]

Outras notícias

Comentários

  1. #1
    Eloar
    03/09/2011 18:23

    boa noite gostaria de saber o que eu faço para energizar minha cozinha porque o meu fogao esta de frente para a porta de e nao tenho como mudar pois a casa é alugada e foi projetada dessa forma! como devo quebrar isso? abraços

  2. #2
    Mona
    14/11/2011 16:06

    Amiga Eloar, coloque um dispersor esférico em cristal facetado pendurado no ambiente como se fosse dividindo o fogão com o restante da cozinha! Bjos

  3. #3
    milena
    16/04/2012 13:24

    ola minha casa e pequena tem so 5 comodos nao tenho sala de jantar, faço a s refeiçoes com meu marido na cozinha. e ainda as portas da frente e dos fundos ficam alinhadas ouvi falar que a sorte entra e sai rapidamente o que posso fazer para neutralizar?

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: