Selected a language:

Tai Chi Chuan: Uma resposta milenar para questões atuais.

Artigo:  Valéria Sanchez

As pessoas já se convenceram que precisam cuidar da saúde. Mídia e médicos vem fazendo esse trabalho de convencimento. Mas a inquietação do ser humano vai além de ter um corpo saudável. Estamos na era da espiritualidade. Junto dela vem a busca pelo autoconhecimento. Estamos descobrindo que a vida é mais do que nascer, trabalhar, pagar contas e morrer.

Outras perguntas nos inquietam – ainda mais no final de ano, época de retrospectivas e balanços: o que faz nosso coração rir? O que aquece nosso íntimo? Estamos fazendo o que amamos? Estamos nos sentindo plenos? Todos nós, cada um a seu modo, estamos buscando por algo maior, algo que preencha a nossa alma e o nosso espírito.

Instrutora de Tai Chi Chuan Valéria Sanchez

Novas perguntas têm uma resposta não tão nova: a milenar arte do Tai Chi Chuan, que proporciona ao praticante esse encontro consigo mesmo.

 

O Tai Chi é uma das terapias para o corpo e o espírito preconizadas pela Medicina Tradicional Chinesa. Segundo ela, toda tensão nasce de uma preocupação, emoção ou medo com os quais a pessoa não consegue lidar de maneira natural. Essa tensão bloqueia o ‘chi’, que é a energia que percorre nosso corpo através dos meridianos, impedindo-nos de viver plenamente. Mas essa energia ancestral que herdamos de nossos pais no momento da concepção - como se fosse o nosso ¨DNA¨ -, pode ser transformada e aumentada durante a nossa vida. Como? É aí que entra o Tai Chi Chuan.

 

Uma das características principais do Tai Chi Chuan são seus movimentos lentos, que exigem foco e atenção plena. Ao executá-los, o praticante tem a oportunidade de perceber a si mesmo e a tudo que está ao seu redor. O ritmo da respiração, a pressão arterial e a tensão nos ombros diminuem, a postura e o equilíbrio aumentam e o corpo entra em um estado de relaxamento e harmonia. Com o equilíbrio físico, melhoramos também o equilíbrio emocional. Abrimos nossa mente e nosso coração para receber novas informações, desacelerar os pensamentos, aquietar a mente. Com essa calma que conquistamos, podemos fazer melhores escolhas e tomar decisões mais assertivas.

 

Os benefícios que os chineses já conhecem há muito tempo, hoje os cientistas conseguem comprovar. Inúmeros estudos científicos demonstram que o Tai Chi Chuan pode ajudar as pessoas a enfrentarem as doenças da modernidade como pânico, depressão, estresse, pressão alta, dores articulares, doenças cardíacas, entre outros males, como má postura, insônia. Recentemente, a universidade de Harvard no EUA, divulgou os cinco melhores exercícios para se praticar - o Tai Chi Chuan está entre eles.

Praticar Tai Chi Chuan nos traz a possibilidade de nos tornamos mais conscientes de nós mesmos, de acumularmos energia e de passarmos a viver uma vida mais organizada e prazerosa. Já é um bom começo pra quem quer ter um 2020 melhor.

 

 

 

> Sobre a instrutora Valéria Sanchez:

Valéria Sanchez (???, Yángy?cuì), é instrutora de Tai Chi Chuan em sua escola, o Supremo Tai Chi Chuan. É formada e credenciada pela SBTCC – Sociedade Brasileira de Tai Chi Chuan e Cultura Oriental. Discípula do Mestre Yang Jun, sexta geração da Família Yang, criadora do estilo Yang. 

 

Foto anexa: créditos - divulgação.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: