Selected a language:

Como será 2014?: Previsões do novo ano por Isabel Mueller

Por: Isabel Mueller

 

Ao longo dos últimos anos, estamos vivenciando um intenso processo de mudanças individuais e coletivas, que está simbolizado astrologicamente pelo contato entre Urano e Plutão, e que se intensificou desde outubro do ano passado, com o movimento de Saturno em Escorpião. 

É facilmente perceptível o quanto estamos sendo instigados a morrer para uma velha realidade. E muitos de nós têm vivenciado isso drasticamente, por meio de perdas emocionais, familiares, profissionais ou materiais. Mas perdas que levam também ao ganho de uma nova vida, mais profunda, intensa e plena de sentido. 

A drasticidade do processo é proporcional ao quanto resistimos às transformações, ao quanto temos dificuldade de nos desapegarmos do que está “morto em vida” Morrer e renascer são atributos da energia escorpiana e plutoniana, bastante ativada no céu Castrológico de 2014, algo que também já vivenciamos intensamente em 2013.

São anos transformadores e curativos. Mas para isso precisamos nos entregar ao renascimento, à conscientização de potenciais ainda não utilizados, de sentimentos reprimidos, da vida não vivida. 

A passagem de Saturno em Escorpião, que será um dos pontos mais importantes de 2014, representa a necessária responsabilidade e maturidade no modo como vivenciamos a intimidade, as emoções, a sexualidade, na consciência do que em nós é reprimido, oculto, ou motivado por comportamentos compulsivos. 

Também a responsabilidade no uso de recursos materiais que são compartilhados, ou que provem de outras pessoas. Temos que encarar o que tememos, o que não aceitamos, nossos tabus e fantasmas internos. Estamos todos envolvidos numa espécie de renascer das cinzas, como a fênix, ave mitológica. 

A iminência da morte (real ou simbólica) deve nos fazer viver mais profunda e intensamente. É quando descobrimos o que realmente tem valor. E que dinheiro nenhum é capaz de comprar. Urano e Plutão continuam fazendo um ângulo de noventa graus, que em Astrologia representa o desafio de transformar as estruturas, situações e padrões obsoletos e estagnados em nossa vida, dando início a algo inédito e que represente a nossa mais verdadeira singularidade e originalidade. 

Muitos temem deixar o conhecido para trás, mas em tempos como os que vivemos, não há como se manter simplesmente numa velha realidade. O custo psicológico, emocional e físico, que pode resultar em problemas de saúde, na verdade revela o quanto estamos resistentes às mudanças. 

Mas temos também as bênçãos astrológicas, simbolizadas no planeta Júpiter, que está se movimentando em Câncer, e que representa os ensinamentos familiares que temos vivenciado desde o ano passado. Diante de tantos desafios que a vida tem nos apresentado, a passagem de Júpiter por Câncer tem nos mostrado as curas, bênçãos e aprendizados em família, que envolvem a relação pais e filhos, as crianças e o afeto capaz de dissolver couraças do medo, bem como o perdão do passado. 

Júpiter em Câncer simboliza a ampliação de horizontes em relação às pessoas, lugares e situações nos quais nos sentimos verdadeiramente aconchegados e que são a sustentação para vôos mais altos. 

Podemos nos sintonizar com outras paisagens, que representam o (re)encontro com nossa família espiritual. É um incentivo para que não fiquemos restritos apenas ao que conhecemos, ao que nos é seguro e familiar. Vôos mais altos são necessários, se quisermos crescer. 

Júpiter permanecerá em Câncer até julho, quando passa a atuar em Leão, incentivando a arte, a criatividade, o orgulho em ser quem somos e nos expressarmos em todo o nosso potencial, principalmente naquilo que é feito com paixão. Mas Júpiter simboliza também excessos, imprudências, e estando em Câncer no primeiro semestre, isso pode se referir a questões imobiliárias, familiares e emocionais, exageros de carência e de dependência. E em Leão, no segundo semestre representa excesso de vaidade, de orgulho, de egocentrismo, de se considerar “especial”. 

Júpiter será o planeta regente de 2014, mas esta regência atuará após março, quando inicia o novo ano astrológico. Justiça, estudos, viagens, conhecimentos e ampliação de horizontes mentais, culturais, emocionais e espirituais serão aspectos estimulados. Buscaremos um novo sentido e significado a nossa vida, mas devemos respeitar verdades e conceitos diferentes dos nossos. 

Sendo Júpiter o regente astrológico de Sagitário e também de Peixes, estes signos tendem a se destacar em 2014. Hora de ir mais longe de onde estavam, confiando mais em si e se abrindo às bênçãos e oportunidades de crescimento. 

O primeiro semestre é também marcado pelo movimento de Marte pelo signo de Libra e pelo ingresso do nódulo norte em Libra, o que enfatizará muito os relacionamentos, associações, parcerias. Conquistas e realizações mútuas podem ocorrer, mas para isso deve haver equilíbrio, conciliação, ajustes entre desejos individuais e os que se voltam para acordos. 

É um bom posicionamento para as pessoas trabalharem juntas, visando atingir um objetivo em comum. Mas pode haver conflito e brigas, se as pessoas não olharem na mesma direção e se interesses individuais forem maiores dos que os da relação e parceria. Os meses de abril e de outubro tendem a ser muito importantes, pois neles teremos eclipses que envolvem justamente a questão da individualidade e dos relacionamentos, em abril (como encontrar um equilíbrio, harmonização). E em outubro a ênfase é sobre como unir potenciais e recursos, transformando as pessoas envolvidas. 

E Netuno segue o seu movimento em Peixes, ressaltando a importância da conexão com o sagrado, a espiritualidade e os movimentos artísticos, culturais, sociais.

2014 & OS SIGNOS – Leia também o seu signo ascendente

 

ÁRIES

Os arianos têm se deparado com as questões mais cruciais da vida, como a finitude humana, a morte, a necessidade de profundas mudanças emocionais, de perdão, de eliminação de velhos comportamentos, padrões e estruturas, renascimento e questões financeiras. Um tudo ou nada, que já vem se manifestando intensamente desde o ano passado. Para lidar com esses desafios e situações tensas, há as bênçãos familiares, com poderosos ensinamentos. Os arianos percebem que o que expande os seus horizontes e dá suporte para enfrentar as dificuldades é o sentimento de união familiar, ou a percepção de que família não envolve apenas laços biológicos, mas espirituais. Continua atuante (e agora de uma forma mais intensa aos arianos do segundo decanato) um movimento de mudança, que pode até se revelar de forma brusca, repentina, uma necessidade de experimentação, de ineditismo, de novidades, de expressão de aspectos originais e diferentes de sua essência. E isso entra em choque com velhas estruturas e situações aos quais você ainda se apega, seja por medo da mudança, ou por status. É o confronto entre o velho e o novo atuando intensamente em 2014. É mudar ou mudar, com a consciência de que as mudanças são para a sua evolução. O que anteriormente poderia ser considerado um fator de sustentação ou algo que você ambicionava, perde o sentido. No primeiro semestre, com a passagem do seu planeta regente Marte, pelo signo de Libra, você tende a se envolver intensamente em questões ligadas a relacionamentos, parcerias e deverá agir de forma cooperativa, pois, caso contrário, tendem a se evidenciar fortes conflitos nas relações. Compreenda a força do que é feito em parceria. Colaborar é bem melhor do que competir. Tudo dependerá da forma como você conduzirá os seus relacionamentos. Deverá ser com ética, equilíbrio, harmonia e busca de conciliação. Caso contrário, haverá fortes conflitos, com a possibilidade, inclusive, de rompimentos. Não deixe que o egoísmo crie problemas nas relações. Tudo o que for feito em parceria tende a ter mais força do que o que é feito sozinho. Mas não deixe para os outros o que é de sua responsabilidade. Comprometa-se a criar uma atmosfera mais conciliadora e colaborativa. 

Abril tende a ser um mês muito importante para os arianos, com um eclipse que envolve o seu signo. No segundo semestre ganha força o amor, a energia criativa, a relação com filhos e crianças. Expansão e bênçãos ocorrerão nesses assuntos. 

 

TOURO

Relacionamento é um tema muito importante em 2014 aos taurinos, que tem se deparado com a necessidade de amadurecerem emocionalmente, de compreender suas responsabilidades nas relações e parcerias, a parte que lhes cabe. Há uma tendência à Reletividade, ao contato com pessoas experientes, que muito tem a lhe ensinar. Relações que não estão fundamentadas em sólidos vínculos, ou que são fruto do medo de ficar sozinho, de carências ou de dependências materiais e de apegos, tendem a se desestruturar; não resistem às provas e ensinamentos de Saturno. Por outro lado, se o vinculo é profundo e se há uma ligação que envolve corpo e alma, é hora de assumir compromisso, de ir mais fundo, taurino. 

Saturno pode também evidenciar uma união que envolva aspectos profissionais, propósitos conjuntos. Mas é importante que seja muito sincero consigo, e que esteja consciente das reais motivações que lhe movem nos relacionamentos. Porque tudo o que não estiver muito fundamentado em bases profundas, não resiste. Entre março e julho, com o movimento retrógrado de Saturno, poderão ressurgir antigas questões nos relacionamentos, ou mesmo pessoas e sentimentos que você imaginava resolvidos, mas que requerem reestruturação. 

Desapego é sempre um desafio aos taurinos, mas 2014 pede que se livre de apegos que tem dificultado a sua vida e que não tem permitido você se abrir a novos ensinamentos, lugares, visão da vida. Viagens e conhecimentos podem ter um efeito transformador sobre você. No primeiro semestre, questões de trabalho e de saúde serão marcantes e podem envolver parcerias e esforços que se congregam na mesma direção. Mas pode também haver conflitos, se não houver equilíbrio emocional, e isso se manifestar no corpo, na saúde. Hora de reorganizar o cotidiano, o modo como vive e trabalha. Também de expandir a sua rede de contatos, de viajar mais, conhecer outras pessoas e lugares. Comunicação, estudos, palestras, cursos estão beneficiados. No segundo semestre de 2014, com o ingresso de Júpiter em Leão, os taurinos deverão expandir os seus horizontes familiares, podendo haver o desejo de ampliar a residência, de viajar mais, de morar em outro lugar, ou se manifestar a abundância na família. Muitos ensinamentos emocionais e familiares. 

 

GÊMEOS

Um ano para se aprimorar emocionalmente, para ter profissionalismo no trabalho, mas compreender também o quanto as emoções influenciam na vida profissional. Respeitar os seus limites físicos, emocionais, cuidar da saúde, mudar hábitos arraigados, pensar mais em termos de qualidade de vida. Perceber o que o trabalho e a saúde estão querendo lhe ensinar. 

Se não ama o que faz, pode se sentir muito cansado no cotidiano de trabalho. Deve se responsabilizar por mudanças que queira empreender, agindo de forma responsável. Não deve tornar o dia a a dia pesado, com atitudes rígidas. Segue atuante uma tendência que se fez presente em 2013 e que indica o quanto é preciso se desapegar de velhas situações e padrões, para poder se abrir uma nova realidade, que pode se manifestar nas amizades, na percepção de uma nova turma com a qual se sente sintonizada. Para que o futuro se abra, é necessário se despedir do passado. Há uma resistência a mudar, mas a vida vai lhe mostrar o que é realmente essencial e que pode não ser o que você está tentando manter a todo custo. 

Situações emocionais ou materiais que envolvem pessoas íntimas podem estar passando por grandes mudanças e isso, naturalmente, tem um efeito sobre você. Dando continuidade a processos que estavam em andamento no ano passado, é uma fase de renascimento pessoal. Muita coisa precisa ser deixada para trás, embora você resista a isso. Mas é exatamente essa atitude de desapego que vai lhe abrir a uma vida mais apaixonante, geminiano. Intimidade, sentimentos, sexualidade e renascimento emocional são aspectos muito importantes do ano. 

Principalmente no primeiro semestre ficará claro o que é valioso e que não está atrelado unicamente ao aspecto material, ao dinheiro. Há coisas que não tem preço, tem valor. E é isso que você está descobrindo. Mas pode também ser um ano próspero, especialmente nos primeiros seis meses de 2014, quando Júpiter transita o seu setor financeiro. O segundo semestre beneficia contatos, estudos, viagens e um uso mais expansivo da inteligência. O ano enfatiza a vida afetiva, questões que envolvem crianças, filhos, criatividade. Deve haver cuidado com reações emocionais impulsivas ou que gerem conflito, por falta de equilíbrio emocional. Pode ter que tomar decisões importantes relacionadas a filhos e ao amor. 

 

CÂNCER

Júpiter, o maior planeta do sistema solar, um símbolo de crescimento, expansão e abundância se movimenta em seu signo no primeiro semestre de 2014. Você é o eleito dos deuses nesse período, canceriano, e tudo conspira a favor de sua evolução e progresso. Há desafios, claro, mas Júpiter simboliza que mesmo nas situações mais desafiadoras ou conflitivas, você tem a certeza interna de que são ensinamentos que levam ao seu crescimento. E é com este espírito que você atrai oportunidades, você abre a sua mente e coração a novas experiências, o seu mundo fica maior. E esta é a grande benção simbolizada em Júpiter. Como também é a benção das viagens e dos conhecimentos, de transpor barreiras geográficas, culturais, de aprender, de ensinar, de ir mais longe. Só não exagere, se exceda, por achar que pode tudo. Respeite as leis divinas, mesmo porque com Saturno em Escorpião a sua grande prova em 2014 é de amadurecimento emocional, de reconhecimento de suas responsabilidades e dos sólidos vínculos que um amor verdadeiro pede. É hora de amar com o mais profundo comprometimento. E também de se amar, sem carências, inseguranças, que em outros tempos entristeceram você. Chega de choro, 2014 pede confiança num novo tempo e sentimento, com a maturidade para vivê-lo de corpo e alma, transformando e curando o coração canceriano. Seguem as transformações nos relacionamentos e as inovações e mudanças na carreira, na vida profissional e nos seus propósitos.

Excelente ano para ousar, experimentar novas frentes de atuação, se desprender de velhos padrões. Olhar para a frente, iar o seu novo futuro, que só espera esse gesto ousado de você. Há durante o primeiro semestre, questões muito importantes a resolver em relação ao lar, casa, imóveis, família, relacionamentos, parcerias, casamento. Deverá conciliar e promover a colaboração e a harmonização das diferenças, chegando a acordos, que farão toda a diferença. Mas sem pressa ou impaciência. O tempo certo deverá ser respeitado. O tempo da união. Cancerianos poderão casar, assumir compromisso, comprar a casa própria ou imóveis em 2014, um ano benéfico a isso. Mas tudo deve ser feito com muita maturidade e consciência. E o desenvolvimento espiritual é também fundamental em 2014. Esteja atento aos sinais, às sincronicidades, os sonhos. Os caminhos serão apontados e se tocam a sua alma você está preparado para eles. Viagens terão um forte efeito sobre você. Viagens geográficas e viagens da alma e da mente, canceriano.

 

LEÃO

2014 é um ano em que o seu amadurecimento emocional será testado, já que acontecimentos em família, na vida privada, no coração leonino pedirão centramento e consciência. Mas é também um ano de grandes alegrias e bênçãos, principalmente no segundo semestre, quando Júpiter se movimentará em seu signo e a expansão será uma forte tendência. No segundo semestre tudo será encarado como parte de uma grande jornada de crescimento, evolução, de ensinamentos. A prosperidade e o nascimento de novas “crias” e projetos pode ocorrer. E então você verá, que o que lhe preocupava, era na verdade a felicidade chegando, só que tendo que assumir responsabilidades e se comprometendo com a evolução emocional. 

Portanto, não fuja daquilo que você mais quer (embora seja também aquilo que mais teme). O amor deve vencer o temor. Esse é um bom lema para você em 2014, leonino. É preciso também que esteja receptivo a pontos de vista diferentes dos seus e que escute mais, colabore, una, compartilhe, chegue à conciliação e a acordos. Caso contrário, brigas e conflitos ocorrerão e por rigidez mental, poderá por tudo a perder. Trabalho e saúde são temas importantes do ano também. E nos primeiros meses do ano poderá haver redefinições relacionadas a esses assuntos. É preciso reavaliar, reconsiderar, voltar atrás em algumas coisas, para aproveitar melhor o que o potencial desses primeiros meses sugere. O corpo, por meio do saúde, pode mostrar a você as resistências emocionais que está tendo. Observe-se e veja o que precisa ser mudado, inclusive em termos de hábitos e de comportamentos. E o trabalho pede um comprometimento de corpo e alma, pois, caso contrário, ficará difícil manter a energia e a motivação. Pode haver mudanças forçadas pelos acontecimentos, sendo um resultado da sua relutância em mudar. É ano também para ter uma outra mentalidade em relação à vida, abrir a cabeça, permitir-se um estilo de vida mais afinado com o que é realmente importante para você. Saturno em movimento na área doméstica e familiar indica que há responsabilidades importantes envolvendo casa, imóveis, família. Mas, mais importante do que a estrutura da casa é a construção de um lar afetuoso. É como diz o ditado: 

“Lar é uma casa com alma”. É disso que você precisa. Não se feche, por medo de compartilhar, ou medo de perder algo. Ganhar e perder é uma equação que nem sempre está sob o domínio da razão ou do controle pessoal. Muitas vezes, quando você acha que perdeu algo importante, é este desapego que lhe abre a uma vida nova. E é preciso que viva na prática o que tanto prega em teoria. Esta é a sua grande revolução.

 

VIRGEM

O ano inicia com reavaliações emocionais importantes, em relação ao modo de amar. Podem retornar antigas situações afetivas ou pessoas, pois há pendências a serem resolvidas. Deve haver o cuidado para não recair em velhos padrões de comportamento, o que seria um erro. É uma oportunidade que a vida lhe dá de rever suas atitudes e de perceber os ensinamentos relacionados ao amor. 2014 é ano para aprimorar estudos, conhecimentos, para se conscientizar de como está utilizando a sua inteligência, de que modo está se comunicando e se expressando. Tem tudo às mãos, mas é preciso usar habilidades e conhecimentos de uma forma inteligente. Questões importantes ao longo do ano podem envolver pessoas próximas a você. É também um ano fundamental para você se conscientizar de como está utilizando os seus talentos, potenciais, como está vivenciando parcerias de negócios e o que realmente valoriza. Deve evitar, sobretudo no primeiro semestre, atitudes impulsivas no terreno financeiro, mas também não deve hesitar quando sentir que chegou a hora de agir. As questões materiais serão importantes ao longo do ano e reflexo de uma mudança de valores, do que é considerado prioritário. Ano para você se desapegar de velhos rancores, padrões emocionais, cobranças, medos, manipulação, coerção e tentativa de achar que tem controle sobre tudo. Surpresas e mudanças ocorrerão, e serão tanto mais drásticas, quanto mais você resistir às transformações. Por isso, não resista, flua, há tanta coisa mudando dentro e fora de você... Por que ficar preso ao que já morreu? Permita-se uma nova maneira de viver o amor, os sentimentos, a sexualidade, a intimidade. Muitas surpresas e novas experiências ocorrerão neste sentido. Desapegar-se é o grande desafio. Que abrirá novas portas e possibilidades, que surpreenderão você. O primeiro semestre enfatiza projetos envolvendo amigos, grupos e uma visão mais ampla de futuro, de novas possibilidades. O segundo semestre estimula a espiritualidade, a conexão com a arte, com o que é sagrado, a introspecção que ajuda a lidar com os desafios emocionais. Abril e outubro serão meses muito importantes, com ocorrência de eclipses, que são sinais do céu de aceleração de mudanças. Confie, entregue-se ao seu processo curativo e transformador, virginiano.

 

LIBRA

Ano importantíssimo aos librianos! Que inicia com reavaliações em relação à família, ao lar, aos sentimentos e aos relacionamentos. Uma espécie de retomada do passado, mas com o propósito de rever comportamentos e curar feridas, e não no sentido de voltar a ter velhas atitudes emocionais. Marte estará em seu signo durante o primeiro semestre, um símbolo de uma energia mais destemida, corajosa, assertiva. 2014 é definitivamente o ano em que você deve sair de cima do muro, tomar decisões, ter mais atitude. Haverá hesitação e medo, mas você deve transpor isso e agir mais de acordo com as suas verdadeiras motivações, que ficarão bem claras neste ano. Deixe de ser tão preocupado com o que os outros pensam, deixe de tentar agradar a todos e aja mais de acordo com a sua verdadeira essência. Claro que isso não significa ser egoísta, impulsivo ou rebelde, uma tendência que precisa ser combatida. Não deixe para os outros o que cabe a você fazer. Mas não deixe de colaborar, de buscar a conciliação. Surpresas, novidades e mudanças continuam nos relacionamentos e isso abala você, que gostaria de ter o controle sobre o comportamento alheio, o que não é possível. Mas seja bem honesto consigo e perceba que se os outros mudam com você, talvez, no fundo, são mudanças que você quer, mas que não teve coragem de fazer. Pois 2014 é ano de ser corajoso e agir mais por si mesmo. A vida familiar, doméstica e os relacionamentos são áreas de grandes mudanças. Há responsabilidades envolvendo finanças, expressão de talentos e consciência dos seus valores mais importantes. Menos é mais, libriano, e você deverá agir com muita maturidade nas questões materiais, evitando desperdícios, tendo mais planejamento e de acordo com o que é relevante. Hora de desenvolver talentos e tesouros escondidos e isso pode dar uma outra percepção da valorização e reconhecimento pessoais e mesmo de ganhos. 

Combata o medo de achar que não tem o suficiente, a insegurança emocional e material. Poderá investir em imóveis, mas o segundo semestre é mais favorável neste sentido. O importante é que entenda a ligação existente entre dinheiro e emoções. Esta é uma grande prova de maturidade em 2014. Abril é um mês muito significativo para você, pois haverá um eclipse envolvendo o seu signo. Eclipses simbolizam transformações, deixar para trás, desapegar. É um ano em que deverá perceber o valor da colaboração, mas também da iniciativa própria, sendo flexível às mudanças que ocorrerão principalmente nos relacionamentos, no lar e nas finanças.

 

ESCORPIÃO

Saturno, o grande mestre astrológico, que simboliza as mais importantes lições da vida e que passam pela responsabilidade e pelo amadurecimento, segue se movimentando em seu signo em 2014, escorpiano. E você não pode fugir das responsabilidades que a vida clama. Deve cuidar mais de si, estruturar-se, amadurecer, planejar, realizar, mas respeitando os seus limites físicos, emocionais, psicológicos. Pois, caso contrário, pode se sentir esgotado, e não ter a energia suficiente para lidar com as grandes demandas do ano. Calma, mas não desânimo. 

Prudência, mas não medo. E entre março e julho, quando Saturno estará retrógrado em seu signo, é preciso que se reestruture mais, que reveja as questões concretas, práticas, que saiba que o fato das coisas estarem mais lentas, é para que tenham uma base mais sólida. E em tudo você perceberá a importância das emoções, de como lida com o que estava oculto ou reprimido anteriormente. É hora de encarar esses fantasmas internos. Mas que, paradoxalmente, representam também a sua grande força interior, os tesouros ocultos que você precisa desenterrar. Há toda uma riqueza interna a ser explorada. Durante o primeiro semestre, você deve estar atento ao que se passa nos bastidores, em sigilo, nas emoções e no coração. Marte transitará o signo anterior ao seu e você necessita conhecer as motivações inconscientes de suas atitudes. O porquê de certas situações, o que você não está querendo aceitar ou reconhecer em si. Terapias e autoconhecimento são fundamentais para lidar positivamente com esse momento. A sua luta é interna, é consigo mesmo. Os outros apenas espelham isso para você, escorpiano. Trate então, de se tratar, de se conhecer. No trabalho e no cotidiano são necessárias mudanças. Rotina é sufocante para você em 2014. Precisa inovar, experenciar novas forma de trabalhar, novas técnicas, métodos, como mais liberdade e ousadia. Fazer algo inédito pode ser recompensador. Se você não inovar no cotidiano, a saúde é que pode se ressentir. E para melhorias na saúde, tratamentos alternativos são recomendáveis. É também importante se desprender de velhos paradigmas, conhecimentos e situações. Não insista em velhos pontos de vista. Não tente convencer os outros, do que você já não mais se convence... Desapegue, escorpiano. Seu poder está no conhecimento, mas naquele que é visceral, instintivo, intuitivo. Há muito poder na mente e nas palavras. Utilize-o com sabedoria. E é essa mudança mental que instigará a mudança profissional. No primeiro semestre, viagens e espiritualidade estão enfatizados. No segundo semestre pode ser um período que indique reconhecimento profissional e ampliação de horizontes na carreira. 

Obras, publicações, premiações, viagens e progresso abrindo portas na carreira. Faça com paixão e fará bem feito. E será reconhecido. Não por vaidade, mas pelo amor no coração. E esse é o maior progresso.

 

SAGITÁRIO

Júpiter, o planeta que rege Sagitário, será o regente de 2014. Boa nova aos sagitarianos, que terão um ano expansivo, libertador, de crescimento e de novas possibilidades. E tudo isso passará pelas transformações emocionais, familiares, no lar e na vida doméstica, pela união de recursos, de talentos, de corações. Pela intimidade profunda, transformadora e curativa. Mas você não pode ter medo das mudanças e precisa se conhecer, evitando exageros e imprudências, que poderiam resultar em prejuízos ou em dificuldades emocionais. Embora o ano seja de crescimento é preciso também assumir as responsabilidades e ser muito maduro, especialmente em relação a aspectos espirituais, emocionais e financeiros. Saturno continuará se movimentando no signo anterior ao seu, chamando à eliminação de velhos comportamentos e padrões, pedindo autoconhecimento, introspecção, desaceleração de ritmo, cuidado maior consigo, recolhimento. Isso é, inclusive, uma forma de se proteger de tensões e conflitos. Ficar mais “na sua” é essencial. Não é momento de se voltar apenas ao externo, mas de cuidar mais do seu interior. Agindo assim, estará protegido pela providência divina e contará com pessoas que lhe auxiliarão nessa jornada de desenvolvimento espiritual. 

Deverá reconhecer que o seu grande tesouro é espiritual, interno, emocional, e não as riquezas materiais. Embora possa, mudando a maneira de expressar seus talentos - e inclusive (re)descobrindo dons e habilidades - obter prosperidade financeira. Mas tudo dependerá de como lidará com as suas emoções, sagitariano. Janeiro é um mês importante para reavaliações emocionais e em relação a como lida com o dinheiro e com os seus talentos e quais são as suas verdadeiras prioridades. É a partir de fevereiro que as coisas passam a acontecer mais fluentemente. O primeiro semestre evidencia projetos envolvendo parceiros, amigos, grupos ou empresas, onde talvez você tenha que tomar a frente, assumir liderança. Amor e amizade serão temas importantíssimos nos seis primeiros meses de 2014. Mudanças afetivas, que chegam de forma surpreendente, são uma característica do novo ano, e que você já sentiu em 2013. É o que lhe liberta do passado e permite descobrir o que há de mais original e singular no seu coração. Criatividade, inventividade também vem atreladas a este processo. 

No segundo semestre, com a mudança no movimento de Júpiter, que passa a transitar Leão, ficam estimuladas as viagens, os conhecimentos, estudos, a propagação do que você sabe. E se isso for feito com amor, você vai longe, sagitariano!

 

CAPRICÓRNIO

Seu planeta regente, Saturno, continua transitando em 2014 o signo de Escorpião, representando as intensas demandas, responsabilidades e transformações emocionais que já foram sentidas em 2013. O novo ano pede de você o comprometimento com os projetos que estão sintonizados com a sua alma e não com o ego. Você percebe quem são os seus verdadeiros amigos, os grupos aos quais sente que pertence, e que projetos e trabalhos têm a desenvolver com eles. Entre março e julho podem, inclusive, retornar antigos projetos e cabe a você dar a eles uma melhor base e estrutura. Neste período Saturno estará retrógrado. Hora de rever, de trazer novamente à tona, de reestruturar. O que não tem alma, coração ende a não resistir. Pois não é momento de viver à base de aparências, de status ou do que não tem solidez interna. Este é um dos aprendizados do novo ano. 2014 favorece a ampliação dos horizontes de seus relacionamentos e parcerias. Expandir relações, conhecer outras pessoas, se relacionar com gente de outros países, culturas e vislumbrar e viver as relações de um modo mais expansivo, sem ranços do passado. O primeiro semestre enfatiza parcerias de trabalho, questões ligadas à carreira, às realizações. Mas você deve estar com as pessoas certas e isso não é o ego que dita, mas o coração. As pessoas com quem você sente que realmente há partilha e união. Caso contrário, haverá desgastes e conflitos nas relações de trabalho e pessoais. É preciso que você compreenda que emoções e relacionamentos serão o fator principal em tudo o que quiser empreender, mesmo naquilo que aparentemente envolve apenas ambições e lógica. Na verdade, a grande lógica do ano é emocional, como você lida com sentimentos e com pessoas e isso é que ditará a diferença entre o sucesso ou o fracasso dos seus projetos e realizações. Na vida familiar pode haver surpresas e mudanças ao longo de 2014. Você está, ao longo dos últimos anos, redescobrindo sua individualidade, independência, o seu “lugar” na família. Pode haver mudanças na casa ou de casa e isso refletir uma necessidade evolutiva, uma libertação de anteriores padrões, um desligamento do passado. E o movimento de Plutão em seu signo mostra o seu poder de renascimento, mas se você tiver a coragem de se desapegar. E deve também desistir de achar que tem o controle sobre tudo, pois essa atitude apenas aumenta a tendência a que haja transformações drásticas em sua vida. Quanto mais resistir às mudanças, tanto mais intensas e radicais elas tenderão a ser, e neste caso, serão as circunstâncias que as trarão. Enquanto que, se você age com consciência e maturidade, percebendo o que deve mudar em si, as mudanças tendem a ser mais graduais e trazem você de volta a uma vida mais apaixonante, intensa. Conscientize-se de onde tem se sentido “morto em vida” e trate de renascer, capricorniano. O segundo semestre aponta importantes mudanças emocionais e em questões financeiras, que podem estar beneficiadas. 

 

AQUÁRIO

Você esteve em 2013 intensamente envolvido com questões emocionais, que lhe desgastaram bastante, mas que mostraram a sua força interna, a capacidade de ajudar, de ser útil, o seu engajamento de corpo e alma que levou a importantes transformações, suas e de pessoas com as quais esteve intimamente envolvido. 2014 pede excelência e responsabilidade na estruturação do que é o mais importante para você, de valores espirituais, emocionais, de resoluções relacionadas à carreira e aos seus propósitos mais relevantes, de objetivos que não são fruto da ambição ou do ego, mas que estão sintonizados com a alma aquariana. 

Você colherá em 2014 os esforços que têm feito. O Universo é sábio e generoso e as leis da vida dizem que colhemos o que plantamos. Se a semeadura foi positiva, a colheita é natural. Há ainda importantes questões relacionadas às finanças, à justiça, ao trabalho, que você precisa resolver, para ficar mais em paz consigo. Se não está satisfeito profissionalmente e não envolvido de corpo e alma com o que faz, 2014 pede que faça as mudanças necessárias, que se empenhe nisso, pois permanecer em algo apenas por segurança não dá mais. Mas se gosta do que faz, poderá receber as devidas recompensas. Mas deve trabalhar duro para isso, reconhecendo suas responsabilidades e compromissos. Em janeiro, deve procurar descansar, repor energias do processo desgastante que teve em 2013. Recolher-se, contemplar. E ao longo do primeiro semestre a ênfase estará na espiritualidade, na justiça, em viagens, estudos e em tudo que sinta que trará ampliação de horizontes. E isso envolverá pessoas, parcerias, relacionamentos. Pode ter que lutar por algo que sente que é de seu direito. E perceberá a diferença entre a justiça humana e a divina, aquariano. 2014 é positivo para novos interesses, conhecimentos, para viajar bastante, para se desprender de velhos padrões e atitudes. No primeiro semestre ainda estarão enfatizadas questões relacionadas à saúde, ao trabalho, à família. Mas no segundo semestre a ênfase vai para os relacionamentos, que se expandem e se abrem a novas perspectivas. É uma área que poderá trazer muito crescimento no segundo semestre. Cuide de si, valorize quem está do seu lado, desapegue-se. Perceba que o maior valor da vida é o afeto compartilhado. Muitas mudanças estão acontecendo individualmente e coletivamente. Não dá mais para viver pela metade. É tudo ou nada. Viva intensamente. Você merece.

 

PEIXES

Júpiter, o antigo planeta regente de Peixes, antes da descoberta de Netuno, será o astro que regerá 2014, anunciando um ano positivo aos piscianos, que terá no primeiro semestre como foco o amor, as crianças, filhos, os projetos criativos e a expansão de horizontes emocionais. Também neste período estarão enfatizadas as finanças, a intimidade, os recursos compartilhados, a necessidade de entrar em acordos em questões delicadas, as parcerias de negócios e afetivas, as transformações emocionais e nas relações. No segundo semestre a ênfase estará na ampliação de possibilidades profissionais, em viagens e conhecimentosassociados ao trabalho, num cotidiano mais expansivo. Mas deverão ser evitados exageros, que possam interferir na saúde. Abril e outubro são meses muito importantes em 2014, pois teremos eclipses. Netuno segue se movimentando em seu signo, retratando a sensibilidade, a imaginação, a inspiração, a devoção, mas também com a possibilidade da ilusão, do excesso de idealização e das posturas de mártir ou de vitima. Isso tende a ser sentido especialmente pelos piscianos do primeiro decanato. Mudanças na forma como você lida com o dinheiro, as finanças, como expressa seus talentos também são uma forte tendência para o ano. 

Hora de despertar para potenciais ainda não utilizados. Mudança de valores, no que você considera essencial. Também em relação às amizades, aos grupos que freqüenta, ao contato ou trabalho com empresas e instituições. Muitas transformações nesses assuntos, com você não mais compactuando com certas situações e tendo que abrir mão de coisas em que não está envolvido de corpo e alma. O movimento de Saturno pelo setor de espiritualidade dos piscianos pede aprofundamento no desenvolvimento da sua conexão com o sagrado, a fé, como também de conhecimentos e de viagens que possam contribuir para a sua evolução. 

Cursos, concursos e viagens podem ter estreita relação com a carreira. Mas o mais importante é compreender que 2014 pede de você comprometimento na evolução emocional e espiritual e que pode trazer muitas bênçãos e ensinamentos. Abra o coração e a mente. Você recebe proporcionalmente ao que é capaz de dar. Emane amor, pisciano. O Universo inspira quem é receptivo as suas bênçãos.

 

Fonte: Isabel Mueller – Astróloga 

Contato: (21) 99930 0909

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: