Selected a language:

Dia Mundial da Alimentação: União no combate à fome

Por Aline Moura
Equipe Bemzen


“Unidos Contra a Fome”. Este é o tema do Dia Mundial da Alimentação 2010. Celebrado em 16 de outubro, a data é promovida pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que foi fundada neste dia, no ano de 1945. A iniciativa busca conscientizar a população sobre as questões da nutrição e alimentação.

Em 2009, foi contabilizado um bilhão de pessoas no mundo passando fome. Os motivos, em parte, são devido à alta de preços dos alimentos e a crise financeira. As informações apontadas pela FAO revelam que as pessoas estão privadas de uma alimentação saudável e da quantidade suficiente para uma nutrição adequada.

Atualmente, mais de 150 países celebram a data. “O tema deste ano foi escolhido em reconhecimento aos esforços feitos na luta contra a fome mundial nos níveis nacional, regional e internacional”, apresenta a nota informativa da FAO. Mas ainda há muito a ser feito. Segundo a FAO, a produção de alimentos terá que aumentar em 70% para alimentar uma população de nove bilhões de pessoas em 2050.

Por isso, garantir o acesso à alimentação para todos é um esforço de diversos atores como revela os objetivos do Dia Mundial da Alimentação: fomentar a produção agrícola; promover a participação das populações rurais, especialmente de mulheres e grupos desfavorecidos, nas decisões e atividades que afetam suas vidas; estimular a cooperação técnica e econômica entre os países em desenvolvimento; e fortalecer a consciência política sobre o problema da fome no mundo.

A FAO também trabalha para promover a transferência de tecnologias para o mundo em desenvolvimento; fortalecer o sentido de solidariedade interna e externa na luta contra a fome, a desnutrição e a pobreza, bem como chamar a atenção para os casos de sucesso na área de alimentos e desenvolvimento agrícola.

Para marcar a data, o Programa Mundial de Alimentos (PMA), a maior agência humanitária mundial das Nações Unidas, lançou uma lista com 10 ações para ajudar no combate a fome.  O programa lembra que é possível ajudar de qualquer lugar do mundo, pois ensina a usar a internet nesta luta. Confira a lista (em inglês) e faça sua parte!
 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: