Selected a language:

Alimentação: Porque o arroz não pode faltar na mesa

Os cereais de uma maneira geral são considerados os mais evoluídos na etapa vegetal, especialmente o arroz, isto porque todos os grãos e sementes tem uma linha divisória que os separa em duas partes. O arroz não tem esta divisão, é integrado, uno e indivisível.

O arroz faz parte da família das gramíneas, assim como o bambu, ele recebe o nome científico de Oryzae Sattiva, é oriundo da Ásia, onde foi primeiramente usado como alimento na Índia, tendo sido por milênios o prato principal de todos os povos do Sudeste Asiático.

Ele foi trazido para o ocidente por Alexandre (o grande) após invadir a Índia, trouxe-o para a Grécia daí para a Europa, e com a descoberta do Novo Mundo e sua colonização os europeus o trouxeram para a América, no século XII.

Hoje o arroz é adaptado e plantado em praticamente todas as regiões do planeta, com exceção dos pólos, onde predominam os liquens, e dos desertos onde abundam os cactos.

O arroz tem mais de 60 tipos diferentes, classificados duplamente de diversas maneiras; uma delas á classifica-los como arroz de seco ou arroz de água, outra é arroz de grão longo e arroz de grão curto, outra é segundo sua estrutura como arroz barbado e arroz não barbado.

O grão do arroz divide-se em 3 partes: o farelo ou fibra, o endosperma e o gérmen.

O arroz chamado de integral não é um outro tipo de arroz, mas tão somente uma etapa no seu preparo agro/industrial para o consumo.

O arroz polido ou refinado, erroneamente chamado de beneficiado, é aquele do qual se tirou importantíssimas, não só no sentido energético/vibracional, como no seu conteúdo nutricional. Pois retiram-lhe o gérmen e a película protetora.

Já o arroz integral, é aquele que como diz o nome, é íntegro, pois mantém seus 3 componentes, e com isso todos os seus nutrientes.

Arroz integral Arroz polido

Calorias 357
364

Proteínas
8,1
7,2

Lipídios
1,6
0,6

Glicídios
76,6
79,7

Cálcio 22
9

Fósforo
250
104

Ferro
2,0
1,3

Vitamina B1
0,36
0,08

Vitamina B2
0,06
0,03

Niacina
5,2
1,6

Lisina
237
226

Cistina e Metionina
212
229

Treonina
244
207

O seu primeiro constituinte, a película, é composta de celulose, que é um tipo complexo de açúcar, indigerível pelo o organismo humano, conseqüentemente não metabolizado e por isso mesmo sem nenhum valor nutricional para o nós. Mas ela é importantíssima já que ela exerce uma função protetora a todos os nutrientes que se localizam entre ela e o endosperma e mesmo protegendo o gérmen, pois ao ingerir o arroz integral vamos ingerir juntos com o seu farelo, vitaminas e pró vitaminas, sais minerais e aminoácidos, é só conferir na tabela acima.

Além do que as fibras ajudam a formar o quimo e o quilo, facilitando com isso a digestão e a evacuação, as fibras exercitam os terminais nervosos dos intestinos acelerando a peristaltismo e eliminando as prisões de ventre, e ainda por cima estas mesmas fibras absorvem o colesterol alojado nos intestinos, contribuindo assim para uma boa saúde vascular.

O gérmen é a menos parte do arroz, constituindo 2,5% do grão, mas nem por isso deixa de ser importante, pois é uma riquíssima fonte desnutrição, pois é nele que se origina a vida vegetal. Os talos sobem e as raízes descem, é como se ele fosse o útero/placenta do grão.

Ele contém muitas proteínas, gorduras e vitaminas, principalmente E, B e A, a também ele age como se fosse um fito hormônio.

Já a maior parte do grão, 80% do seu volume total é endosperma, que constitui-se basicamente de amido, este no processo digestivo transforma-se em carboidrato, ou hidrato de carbono, que contribui isoladamente para acelerar e desencadear uma série de doenças metabólicas, como obesidade, diabetes, alterações de pressão, dispepsia, flatulências, prisão de ventre, etc.

Prof. Helder Carvalho

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: