As consequências físicas da ansiedade na saúde ocorrem principalmente nas áreas do coração e do sistema digestivo.
Também é comum que o estado ansioso se manifeste no sistema reprodutivo e musculoesquelético, pois quando o indivíduo sente ansiedade, o seu metabolismo acelera, produzindo maior dor muscular e enfraquecendo as articulações. Outros problemas físicos relacionados à ansiedade podem ser, entre outros, insônia, problemas dermatológicos, hiperventilação e até mesmo alguns tipos de câncer.
Conheça os 10 principais efeitos da Ansiedade na Saúde
1 - Coração: um estudo publicado na Revista Clínica Canadense de Cardiologia descobriu que a ansiedade foi o maior contribuinte para a pressão arterial alta, aumento da frequência cardíaca e cardiomiopatia dilatada em pacientes de 45 anos ou mais de idade. Isso pode desencadear arritmia cardíaca e problemas cardiovasculares.
2 - Estômago: ansiedade crônica pode desencadear síndrome do Intestino Irritável (IBM) e úlceras. A American Psychological Association (APA) relata que o estresse pode aumentar o risco de desenvolver úlceras pépticas e a inflamação do trato digestivo.
3 - Sistema respiratório: a ansiedade pode desencadear ataques de pânico, que podem causar hiperventilação. Quando a respiração acelera, a oxigenação sangüínea diminui, o que pode resultar em sintomas leves a severos, como taquicardia, dificuldade para respirar e falta de ar.
4 - Sistema muscular: a ansiedade pode causar tensão muscular e dor, devido às endorfinas, que são liberadas quando o corpo está sob estresse. Isso leva a um espasmo muscular, muitas vezes acompanhado por cãibras e dores de cabeça.
5 - Osteoarticular: as dores nos ossos ou articulações são um dos primeiros sinais de ansiedade do nosso corpo. Uma pesquisa publicada na revista científica Psychosomatic Medicine afirma que a ansiedade pode aumentar o risco de desenvolver artrite e dor crônica.
6 - O sistema endócrino: o estresse crônico também influencia a produção de hormônios, especialmente no hipotálamo, o que desregula o humor e pode causar depressão. Além disso, a APA relata que a ansiedade aumenta os níveis de cortisol (hormônio do estresse) no organismo, o que aumenta o risco de desenvolver diabetes.
7- A pele: o estresse também afeta a saúde da pele. Uma pesquisa publicada na revista científica Dermatology Research and Practice descobriu que a ansiedade tem um forte impacto sobre a saúde da pele e pode desencadear dermatite, uma inflamação da pele que resulta em erupções cutâneas.
8 - O sistema imunológico: a ansiedade crônica também pode comprometer o sistema imunológico. Um estudo publicado na revista científica Brain, Behavior and Immunity afirma que a ansiedade crônica pode aumentar o risco de desenvolver infecções bacterianas e virais.
9 - Trato urinário: alguns estudos científicos publicados na revista Urooday afirmam que a ansiedade pode desencadear disfunção do trato urinário, como infecções do trato urinário e incontinência urinária.
10 - Sistema nervoso: a ansiedade também tem um efeito significativo no sistema nervoso. A American Psychological Association (APA) relata que a ansiedade pode desencadear sintomas de ansiedade, como ataques de pânico, boca seca, mas também problemas de memória, atenção reduzida e fadiga mental.
A ansiedade afeta muitas partes do nosso corpo e pode levar a complicações de saúde graves, se não for tratada a tempo. Portanto, é muito importante estar atento aos sinais e sintomas da ansiedade e conversar com um profissional de saúde ou um profissional da saúde mental.
Por essas razões é importante que a ansiedade seja tratada de forma eficiente, pois os efeitos são bastante danosos para a saúde. O estresse e a ansiedade alimentam uma série de sentimentos negativos, que interferem diretamente no bem-estar das partes do corpo humano. Terapia e exercícios físicos regulares são recomendados para controlar de forma adequada os níveis de ansiedade.
Por Gabriel Barros
e-mail: [email protected]
Fontes: American Psychological Association; Revista Clínica Canadense de Cardiologia; Psychosomatic Medicine, Dermatology Research and Practice; Brain, Behavior and Immunity; Urooday.
Tags: ansiedade, consequências físicas, saúde do corpo humano, tratamento da ansiedade, físico, saúde, impacto, efeitos
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(