Selected a language:

Melhor idade: Óleo de amendoim previne problemas do coração

Por Redação Bemzen

Opção de gordura vegetal sem colesterol, o óleo de amendoim não apresenta gordura trans em sua composição e auxilia na prevenção de problemas cardiovasculares e de hipertensão. Devido à idade avançada, os idosos, que no Brasil somam 19 milhões, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), possuem saúde mais frágil e estão mais propensos a problemas cardiovasculares e de hipertensão. Por esse motivo, os cuidados com a alimentação e a adoção de dietas mais saudáveis se tornam essenciais. Algumas pequenas mudanças, no entanto, como a troca  de gorduras saturadas pelas gorduras vegetais, podem enriquecer a qualidade dos alimentos e favorecer para o bem-estar durante a melhor idade.


 
Melhor para as artérias


O óleo de amendoim, por ser de origem vegetal, não dispõe de colesterol e possui grande quantidade de gorduras monoinsaturadas, revela o engenheiro de alimentos da Sementes Esperança, Rafael Bedore. “O alimento está relacionado à redução do nível de colesterol ruim (LDL) no sangue sem alterar a quantidade de colesterol bom (HDL), que é o responsável pela prevenção de doenças cardiovasculares. Em outras palavras, o óleo de amendoim  ajuda na prevenção do entupimento das artérias“, explica Bedore.  


De acordo com o engenheiro de alimentos, o óleo de amendoim não contém gordura trans, que é prejudicial à saúde e eleva o risco de arteriosclerose, infarto e acidente vascular cerebral. Em países como a Suíça e a Dinamarca, a utilização de alimentos com gordura trans é proibida. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) já adotou medidas restritivas ao uso desse tipo de gordura.    


 
Alimento mais nutritivo



Sem cheiro ou sabor, o óleo de amendoim é mais resistente do que os demais óleos e azeites, inclusive, quando exposto a altas temperaturas. “Enquanto outros tipos de óleos vegetais e até mesmo o azeite extra-virgem passam a perder nutrientes quando aquecidos ao calor superior à 180º, como é o caso da fritura, o óleo de amendoim resiste a 220º, perdendo, portanto, menos nutrientes e deixando os alimentos menos carentes de seus compostos naturais. Isso significa que o óleo de amendoim é mais resistente à oxidação do que os demais, além de não engrossar, não soltar fumaça nem escurecer durante o processo de fritura”, explica Bedore.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: