Selected a language:

Cura da Dor Crônica: Tudo para tratar a Dor Crônica e as 10 Principais Causas e Terapias

 

Cura da Dor Crônica. Tudo para tratar a Dor Crônica e as 10 Principais Causas e Terapias

 

Conheça osTratamentos Não Farmacológicos e Como Evitar ou Reduzir as Crises

 

 

 

Dor crônica é uma condição debilitante e pode limitar significativamente a capacidade de uma pessoa em realizar atividades diárias. Esta dor pode durar dias, semanas e até ser por tempo indeterminado, tornando a vida das pessoas mais difícil.

 

Se você está sofrendo de dor crônica, consulte o seu médico o mais rápido possível para obter ajuda.

 

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde, aproximadamente 20% da população mundial sofrem de dor crônica. No Brasil, a situação é mais grave: Segundo dados da Sociedade Brasileira de Estudos da Dor (SBED) estimam que, em média 30% e 50% da população brasileira sofram sintomas de dores crônicas.

 

 

Para alcançar resultados eficazes na luta contra a dor crônica, é necessária a adoção de tratamentos combinados.

 

 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Clínica Mayo, existem maneiras de reduzir ou evitar crises de dores crônicas, tais como medicamentos, fisioterapia, meditação, exercícios simples e alternativas naturais, como o uso de ervas e banhos quentes. Os 10 principais tratamentos e terapias não medicamentosas são:

 

 

1 - terapia cognitivo-comportamental (TCC);

2 - educação terapêutica para a dor crônica;

3- terapia da consciência plena (MBCT);

4 - terapia ocupacional (TO);

5 - acupuntura;

6- treinamento de força muscular;

7- treinamento aeróbico;

8- tai-chi;

9 - yoga

10 - esportes.

 

 

De acordo com estudos publicados na revista científica Nature, a acupuntura leva a mudanças no cérebro que ajudam a reduzir a dor e melhorar a função muscular.

 

A fisioterapia também é um tratamento importante que pode aliviar as dores crônicas. Um estudo publicado no Journal of Physical Therapy Science destacou que a fisioterapia em combinação com massagem terapêutica tem resultados significativos para pacientes com dores crônicas, pois ajuda a melhorar a flexibilidade e a função muscular.

 

 

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Harvard afirma que a meditação é uma terapia eficaz para reduzir o desconforto, pois promove estratégias de relaxamento e técnicas de distração.

 

 

Por último, mas não menos importante, há o choque termal para aliviar a dor crônica. Uma pesquisa realizada pelo Centro Médico Emory afirma que o choque térmico pode ajudar a reduzir o desconforto e melhorar o humor dos pacientes. Também existem algumas ervas, como lavanda, alfazema, camomila, jasmim e hortelã, que são consideradas um auxílio natural para a dor crônica.

 

 

Tratamentos para dores crônicas podem ajudar a controlar os sintomas e prevenir o desconforto. Se você sofre de dor crônica, é importante que você siga as recomendações do médico para encontrar o melhor tratamento.

 

 

Dores crônicas: é possível tratar e eliminá-las de vez?

 

Substância da indústria farmacêutica que caiu em desuso, pode ser a esperança dessas pessoas.

 

 

De acordo com o Prof. Ms Leonardo Kenji Nakamura, ao longo da vida, nosso sistema nervoso vegetativo registra diversos eventos, sofrendo alterações em sua performance. “Esses eventos registrados no sistema nervoso vegetativo alteram a comunicação do organismo, causando dores, entre outras sensações” - comenta.

 

 

O que muita gente não sabe é que uma substância que por muitos anos foi usada como anestésico e está caindo em desuso, pode ser a chave para a cura dessas dores -  a Procaína.

 

 

O tratamento que faz uso do fármaco é conhecido como Terapia Neural. O método usa injeções de procaína – substância bacteriostática de efeito analgésico, em regiões especificas do corpo com o objetivo de reativar os mecanismos de autoregulação que o próprio organismo produz.

 

 

O método faz parte do hall de tratamentos da medicina integrativa e faz parte da lista de práticas integrativas presentes no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

 

 

 

As 10 principais causas da Dor Crônica

 

Existem muitas causas diferentes de dor crônica, algumas das quais são explicadas abaixo:

 

 

1 - Doença inflamatória: doenças que afetam os sistemas do corpo, criando precondições que podem levar a dores crônicas, como artrite reumatóide e fibromialgia.

 

 

2 - Traumas ou lesões: qualquer lesão que causa dor no local pode persistir por um longo período de tempo, transformando-se em dor crônica.

 

 

3 - Estresse: O estresse no trabalho, na escola ou na vida pessoal, se não for tratado a tempo, pode levar a dores crônicas.

 

4 - Baixo teor de Vitamina D: Um baixo nível de vitamina D no corpo pode desempenhar um papel significativo na causa da dor crônica.

 

 

5 - Transtornos mentais: como depressão, ansiedade e estresse crônico, podem influenciar o corpo, criando sintomas diversos, incluindo dores crônicas.

 

 

6 - Distúrbios digestivos: como Síndrome do Intestino Irritável (SII) e disfunção do sistema digestivo podem levar à dor crônica.

 

 

7 - Pressão arterial alta: Uma pressão arterial elevada durante o alongo tempo pode causar dor em várias áreas do corpo, como nos ombros, nos braços e no peito.

 

 

8 - Fadiga crônica: A fadiga crônica pode levar a sintomas crônicos severos, incluindo dor nos músculos, articulações e cabeça.

 

 

9 - Problemas orgânicos: problemas de saúde como câncer, hepatite, doença de Crohn e lúpus podem levar a dores crônicas.

 

 

10 - Intolerância ao glúten: quando a pessoa tem intolerância ao glúten, seu corpo não onsegue processar adequadamente a proteína gluten. Isso pode levar a sintomas crônicos, incluindo dor.

 

Por B. Barros

e-mail:[email protected]

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Referências:

 

Prof. Ms Leonardo Kenji Nakamura: Fisioterapeuta e enfermeiro, é Mestre em Psicogerontologia – Educatie e formado em Acupuntura, pela universidade de Chengdu, na China. Pós-graduado em Fisiologia do Exercício na saúde, Fisioterapia do Esporte, Fisioterapia dermatofuncional e Quiropraxia.

 

Gulliksson, M., Hagberg, J., & Eghbal-Ahmadi, M. (2020). Prevalence of chronic pain in Sweden: A population-based study. BMC Musculoskeletal Disorders.

 

Raffa, L. C., Revenig, L., Gagliese, L., & Langer, S. (2013). Cognitive behaviour therapy for chronic pain: A systematic review and meta-analysis. Pain

 

Goossens, M. E., Geenen, R., van Middelkoop, M., Macefield, G., Vernooij, D., & Koes, B. W. (2010). Mindfulness-based cognitive therapy for chronic low back pain: A systematic review. Arthritis & Rheumatism, 62(3), 663–671.

 

Morone, N. E., Greco, C. M., Moore, C. G., Devendorf, A. R., & Glass, J. M. (2008). Mindfulness meditation for the treatment of chronic low back pain in older adults: a randomized controlled pilot study. Pain

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: