Selected a language:

As Doenças da Vaidade e do Ego: Como Identificar e Tratar os 7 Principais Problemas Psicológicos e Sociais da Vaidade e Egocentrismo

 

As Doenças da Vaidade e do Ego: Os 7 Principais Problemas Psicológicos e Sociais da Vaidade e Egocentrismo

 

 Em Terra de Egos, quem vê o Outro é Rei!

 

 

 

A vaidade pode levar a problemas psicológicos como depressão, ansiedade e também a problemas sociais, como o isolamento social.

 

Por outro lado, o egocentrismo pode levar a problemas sérios, como a violência verbal ou física.

 

O ideal é adquirir uma maior consciência de si mesmo, procurar a ajuda de um profissional para lhe auxiliar na avaliação da sua autoimagem e elevar a autoestima.

  

 

Conheça os 7 principais danos psicológicos e sociais causados pela Vaidade e Egocentrismo:

 

 

1 - Depressão: a vaidade excessiva e o ego na busca desenfreada dos ideais de beleza e perfeição podem levar a problemas emocionais como a depressão, pois as pessoas serão tomadas pela pressão de terem que se adequar a um padrão pré-determinado.

 

 

 

2 - Ansiedade: as pessoas que sofrem de vaidade e ego em excesso acabam experimentando altos níveis de ansiedade, pois não conseguem relaxar e aceitar suas imperfeições e fraquezas.

 

 

 

3 - Isolamento Social: o foco extremo no próprio bem-estar leva ao isolamento social, pois as pessoas pensam que terão de se esforçar em demasia para manter as relações com outras pessoas.

 

Por não entenderem que o outro não corresponde aos seus desejos, tendem a passar muito tempo isolados, se sentindo mais seguros quando sozinhos.

 

 

 

4 - Violência Verbal e Física: o ego excessivo acaba gerando comportamentos e atitudes destrutivas, como o abuso verbal ou físico, pois a vontade de ter razão sempre deverá ser satisfeita.

 

 

 

5 - Falta de Respeito: pessoas que são governadas pelo egocentrismo acham que são superiores aos outros e, portanto, não os respeitam.

 

 

 

6 - Inveja: Quem é vaidoso/egocentríco, muitas vezes sentirá inveja das vitórias dos outros. Esta característica geralmente reflete um profundo sentimento de inferioridade perante o sucesso alheio e cria grandes entraves para que as pessoas possam crescer de forma saudável.

 

 

7 - Falta de empatia: Tendo em vista que tais pessoas com vaidade e ego em excesso são muito centradas nas suas próprias necessidades, elas não conseguem ver as necessidades dos outros, causando dificuldade na formação de conexões e na infelicidade de quem está ao lado.

 

 

 

Esses são alguns dos problemas psicológicos e sociais que o excesso de vaidade e egocentrismo na vida de uma criança, adolescente e adulto que não têm um bom autocontrole nesse assunto.

 

Se você apresenta ou conhece alguém com esses comportamentos e sintomas, procure ajuda médico/psicológica.

 

 

 

Por Gabriel Barros

e-mail: [email protected]

 

 

 

 

 

 

 

Fontes:

 

- Bruno, Maria Helena. "Vaidade e Ego: conseqüências Psicológicas". Revista Psy, Brasil, 2016.

 

- Sábato, Eliane. "Vaidade e egoísmo: riscos à saúde mental". Portal da Psiquiatria, Brasil, 2017.

 

- Mota, Sabrina. "Vaidade e ego, excessos que destroem a saúde mental". Portal da Psicologia, Portugal, 2018.

 

 

 

Tag: #Vaidade #Ego #Psicologia #Psicologia #Saúde Mental #Terapia

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: