Selected a language:

Prevenção da Leptospirose: 10 Dicas para Proteger a sua Saúde

A leptospirose é uma doença infecciosa causada pela bactéria Leptospira. Elas são encontradas nas águas doces e salobras, nos solos e nos animais infectados, incluindo ratos, cães, gatos, cavalos e bovinos.

 Os humanos são infectados quando entram em contato com água contaminada, como rios e lagos, ou quando entram em contato com animais infectados. Os sintomas mais comuns são fadiga, dores musculares, náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça, febre e icterícia. 

A prevenção da leptospirose envolve a evitação de águas estagnadas, o uso de protetor solar e repelente de insetos, bem como a limpeza e proteção adequadas de qualquer ferimento ou corte que entre em contato com águas suspeitas. 

As regiões mais afetadas são aquelas com ambientes úmidos e quentes, como América Central, América do Sul, Ásia e África. Os trabalhadores rurais, agricultores, pescadores e caçadores são os mais expostos ao risco de infecção.

 As consequências da leptospirose para a saúde dos infectados incluem desidratação, insuficiência renal e hepática, meningite, insuficiência respiratória, icterícia, insuficiência cardíaca e até morte. 

Se não tratada precocemente, a leptospirose pode levar a complicações graves, como insuficiência renal aguda, insuficiência hepática e meningite.


Leptospirose: 10 dicas para evitar 

1. Limpe frequentemente seus locais de trabalho, lares e outros locais de atividades, removendo qualquer lixo ou líquido acumulado. 


2. Use luvas e botas de borracha ao limpar ou trabalhar em áreas onde ocorreu contaminação por leptospirose. 


3. Evite contato direto com água ou lama contaminadas.


 4. Evite nadar ou pescar em águas sujas ou contaminadas.


 5. Não beba água não tratada ou de fontes não seguras.


 6. Evite o contato com animais domésticos ou selvagens suspeitos de leptospirose.


 7. Vacine seus animais domésticos contra leptospirose.


 8. Não toque em ratos, especialmente se estiverem mortos.


 9. Use repelentes de insetos para evitar picadas. 


10. Se estiver trabalhando em áreas potencialmente contaminadas com leptospirose, use equipamento de proteção individual, como botas, luvas e máscaras.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: