Selected a language:

Semana do alimento seguro: : uma iniciativa para promover a segurança alimentar

Sensibilizar a população sobre os aspectos de segurança alimentar, com atenção à autoanálise dos procedimentos de manipulação de alimentos. Esse é um dos objetivos do PAS – Programa Alimentos Seguros –, que atinge toda a cadeia dos alimentos, desde o campo até o consumidor final. O programa é uma ação nacional, mantido e coordenado por entidades do Sistema S (Senac, Sesc, Sesi, Senai e Sebrae), apoiado por órgãos públicos e associações empresariais. Hoje, são sete setores já em desenvolvimento ou em fase de implantação: Indústria, Mesa, Campo, Distribuição, Transporte, Ações Especiais e Consumidor.

O PAS Consumidor é uma das ações especiais mais recentes do PAS, que também se apoia nas Boas Práticas e o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC). Seu propósito é orientar o cidadão comum a comprar, transportar, preparar, reaproveitar e consumir alimentos cada vez mais seguros. Dessa forma, repassa aos consumidores cuidados básicos que, além de não alterar o sabor dos alimentos, evitam doenças sem nenhum custo adicional.

Para evitar que, por falta de conhecimentos, o consumidor coloque sua saúde e a de sua família em risco, o PAS resolveu agir e criar uma ação ainda mais específica. O próximo passo é a Semana do Alimento Seguro - PAS Consumidor, programada para os dias 14, 15 e 16 de outubro, em Belo Horizonte. Essa estratégia, que já passou pelos estados do Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Ceará, é uma realização do Sistema S. Em pauta, os participantes terão acesso a apresentações, cartilhas e outras estratégias para aproximar consumidores dos métodos corretos de preparo de alimentos.


Confira a programação completa:

• 14 de outubro (quinta-feira)
15h30 - Palestra Dr. Roberto Figueiredo (Dr. Bactéria)
18h – Encerramento
Local: SESC – Rua Tupinambás, 956 – 16ªA – Auditório Antônio Martins de Araújo

• 15 de outubro (sexta-feira)
10h às 18h – Ação em praça de alimentação de shopping.
Local: Shopping Cidade – Rua Tupis, 337 – Centro

• 16 de outubro (sábado)
10h às 18h - Ação em supermercado
Local: Carrefour - Av. Prudente de Moraes, 374 – Cidade Jardim

Dessa forma, o Programa espera, entre outras metas, reduzir o número de doenças causadas pela contaminação na ingestão e manipulação de alimentos.

Inscrições e outras informações sobre o evento:
0800 724 4440 ou www.mg.senac.br (Vagas limitadas!)

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: