Selected a language:

Sustentabilidade Social contra a Violência: 10 Alertas e Cuidados para Prevenir a Violência nas Escolas e nas Ruas

 

Por Gabriel  de Barros

e-mail: redaçã[email protected]

 

No últimos tempos, os casos de violência nas escolas e nas ruas têm se tornado cada vez mais frequentes em todo o mundo. Estes atos têm provocado grande dor e sofrimento às vítimas e às suas famílias. Mas, afinal, quais são as causas desta escalada?

 

Uma das principais causas da violência é o descaso do poder público com a educação. Em muitas regiões, as escolas não contam com infraestrutura adequada e os professores não recebem salários justos. Além disso, muitas crianças e adolescentes não têm acesso a programas culturais, esportivos e de lazer, o que torna mais difícil para eles desenvolver os valores e habilidades necessárias para uma vida saudável.

 

Outra causa da violência é a desigualdade social. Em muitas regiões, existe uma grande diferença entre os ricos e os pobres. Esta desigualdade leva a um sentimento de raiva e impotência em relação às elites, o que pode resultar em violência.

 

Outra razão importante para a violência é a cultura das drogas. O uso de drogas tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens, o que os torna mais propensos a cometer atos de violência. Além disso, o uso de drogas pode levar a outros problemas, como a criminalidade e a dependência química.

 

O último motivo é a falta de controle por parte dos adultos. Muitas vezes, os pais não se interessam pelas vidas de seus filhos, o que os deixa mais vulneráveis aos problemas. Além disso, as autoridades não têm conseguido controlar a violência em suas comunidades, o que também contribui para o problema.

 

 

Para prevenir e evitar ser vítima de atos violentos, seguem 10 alertas:

 

1 - Não ande pelas ruas sozinho e sempre mantenha-se atento ao seu entorno;

 

2 - Não entre em áreas de risco e desconhecidas;

 

3 - Evite expor objetos de valor;

 

4 - Não aceite caronas de estranhos;

 

5 - Se possível, evite circular em horários noturnos;

 

6 - Mantenha-se informado sobre as áreas mais perigosas;

 

7 - Se encontrar em um ambiente hostil, mantenha a calma e saia o mais rápido possível;

 

8 - Se presenciar uma agressão, procure ajuda imediatamente;

 

9 - Não entre em confrontos;

 

10 - Procure estar sempre acompanhado.

 

É necessário que todos estejamos atentos às situações que possam colocar nossa integridade em risco. É fundamental que, como sociedade, busquemos alternativas para diminuir os índices de violência urbana, por meio de um trabalho conjunto, envolvendo as autoridades, a comunidade e as escolas.

 

Tags: violência, escolas, ruas, causa, vítimas

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: