Selected a language:

Cranberry contra infecção urinária: Saiba como a fruta pode ajudar no tratamento da doença

Mais frequentes em períodos quentes e em mulheres, o tratamento da infecção urinária vem sendo ampliado


As pessoas também perguntam:

Como usar o cranberry para infecção urinária?

Porque cranberry é bom para infecção urinária?

 

Saiba aqui para que serve, benefícios e como utilizar a Cranberry:

 

A infecção urinária é uma doença urológica em que microrganismos entram no trato urinário e causam uma resposta inflamatória por conta de um desequilíbrio entre os fatores de defesa e a virulência bacteriana. Alguns fatores podem ser causadores da infecção urinária, como ingestão de pouco líquido, segurar muito a urina, predisposição genética, malformações do trato urinário e constipação intestinal.

 

Além dos fatores citados acima, as mulheres estão mais predispostas a ter uma infecção urinária. Segundo o urologista do Hospital Anchieta de Brasília, Thiago Castro, um estudo americano apontou que pelo menos 11% da população feminina tem um episódio de infecção urinária por ano. "O motivo se dá porque as mulheres têm a uretra mais curta, e uma maior proximidade da uretra com o ânus, facilitando a ascensão das bactérias para a bexiga", explica Dr. Thiago.

 

A farmacêutica da Farmacotécnica, Leandra Sá de Lima, ainda ressalta que mulheres grávidas estão mais suscetíveis a esse tipo de infecção. "As alterações fisiológicas da gravidez favorecem a colonização do trato urinário. Estes problemas afetam a qualidade de vida da mulher além de aumentar o risco de morbidade materna e fetal", acrescenta.

 

Além do fator genético e de gênero, o clima quente pode aumentar a incidência desse tipo de infecção. Essa alta de casos ocorre por causa da desidratação do corpo, já que perdemos uma grande quantidade de líquidos pelo suor e pela respiração, gerando uma menor quantidade de urina. "Podemos somar também às causas da infecção urinária o aumento da umidade em áreas íntimas em períodos quentes e uma urina mais concentrada, causando um desequilíbrio que propicia o desenvolvimento da infecção", complementa o urologista.

 

 

Tratamento

O tratamento para infecções urinárias é feito por meio de antibióticos, associados com analgésicos. No entanto, houve um aumento na resistência global a antibióticos e aumento de internações por Infecções do Trato Urinário. "Não tratar a infecção urinária de forma correta pode acarretar uma infecção renal, uma pielonefrite", esclarece Dr. Thiago. Por isso, médicos e pesquisadores começaram a explorar novas estratégias terapêuticas por componentes anti-adesivos.

 

"As pesquisas mais recentes apontam que, impedindo a adesão das bactérias ao tecido urinário é a melhor forma de prevenir que elas provoquem a doença", explica Leandra. Por isso, como uma alternativa natural, começou a ser recomendado a ingestão de cranberry e produtos derivados da fruta. "O consumo de Cranberry foi indicado por ser eficaz em diminuir a ocorrência e gravidade de infecções do trato urinário em mulheres e prevenir a adesão de bactérias patogênicas no trato urinário", acrescentou a farmacêutica.

 

Benefícios do cranberry

O consumo de cranberry para além da alimentação pode diminuir os sintomas de infecções no trato urinário em mulheres. Leandra explica que a fruta previne a adesão de bactérias no sistema urinário, e suspende as cascatas inflamatórias como uma forma de resposta imunológica à invasão das bactérias.

 

"As evidências atuais sugerem que a capacidade de prevenção da recorrência do uso de cranberry está intimamente relacionada a características individuais. Para algumas pessoas pode funcionar melhor que para outras", acrescenta a farmacêutica. Além disso, novos estudos apontam uma associação de cranberry a algumas cepas de probióticos que favorecem ainda mais no tratamento da infecção urinária.

 

O cranberry pode ser consumido farmacologicamente de diversas formas, como sucos, cápsulas, xaropes e até gomas. "Bastante conhecida e prescrita por ginecologistas, a personalização de sua apresentação pode favorecer a adesão dos pacientes ao tratamento", completa Leandra.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: