Selected a language:

Conheça os 5 melhores alimentos para a terceira idade: Os nutrientes que não podem faltar na dieta para viver bem na Melhor Idade

Não é novidade para ninguém que manter uma alimentação balanceada é importante para todos, mas o que poucos sabem é que cada fase da nossa vida tem necessidades diferentes, como, por exemplo, a importância do cálcio para os idosos, já que a maioria sofre com a fragilidade desse órgão.

 

Durante a terceira idade, é preciso manter algumas atenções redobradas, já que é um período onde é mais fácil de desenvolver certas doenças, como as cardiológicas, diabetes, osteoporose, entre outras, e o auxílio de alguns alimentos podem prevenir o seus surgimentos.

 

"O consumo de nutrientes e vitaminas se tornou um assunto muito falado durante a pandemia, isso porque as pessoas procuraram formas de aumentar a própria imunidade e a de seus entes queridos, por meios saudáveis, e agora, não dispensam mais certos alimentos, por perceberem como essa mudança de hábito pode melhorar a saúde, principalmente dos idosos", explica Hellen Araujo, nutricionista da Said Rio, empresa de cuidadores de idosos.

 

Pensando nisso, a profissional resolveu listar os cinco grupos alimentares indispensáveis no cardápio da terceira idade:

 

- Peixes

Os peixes, principalmente o atum e o salmão, são ricos em ômega 3, que atuam como anti-inflamatório, combatendo e prevenindo doenças como diabetes, esteatose, artrite e muito mais.

 

Segundo a nutricionista, o indicado é o consumo de um filé, uma ou duas vezes na semana.

 

- Frutas e Legumes

Os vegetais de cor verde escuro são ricos em vitamina A, que combatem a perda de memória, característica muito comum em pessoas com mais de 60 anos, além disso, esse grupo contém alto teor de cálcio, que ajuda a prevenir a osteoporose.

 

Em relação às frutas, elas são indicadas em grande consumo para os idosos, isso porque elas evitam a degeneração celular e o envelhecimento precoce. Além de outras inúmeras vitaminas que auxiliam no funcionamento do organismo.

 

- Aveia

Conhecido no mundo fitness, a aveia tem muitos benefícios para os idosos, em especial, as fibras que ajudam a dar a sensação de saciedade, ajudando na manutenção do peso e regulando o intestino, e a B-glucana, que é um composto capaz de controlar a glicose e reduzir o colesterol.

 

Uma dica que a nutricionista oferece é a de consumir uma ou duas colheres de farelo de aveia por dia em idosos saudáveis, acompanhado de frutas, leite ou até mesmo como ingrediente em uma receita.

 

- Leites e derivados desnatados

Além de serem ricos em cálcio, o que ajuda a manter a saúde dos ossos, fortalecendo-os, Hellen explica que o consumo na opção desnatado possui menos gordura, auxiliando no controle da pressão arterial, além de serem fontes de proteínas.

 

 

- Alimentos rico em ferro

Entre as opções desse grupo, estão a carne vermelha, o feijão, grão de bico e a ervilha. Esse grupo é um dos mais importantes, pois o ferro previne a anemia, entre outros sintomas diários, como cansaço, dor de cabeça, e em casos mais sérios, pode atrapalhar as habilidades cognitivas.

 

"Uma alimentação adequada para cada tipo de pessoa e idade é muito importante, pois ajuda a manter uma vida equilibrada e de qualidade. No entanto, é sempre aconselhável a busca por profissionais da saúde para uma avaliação mais profunda e acompanhamento médico", finaliza a nutricionista.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: