Da Redação Bemzen
Entre uma diversidade de opções para reduzir as medidas, eis que renasce das cinzas o óleo de coco. Estigmatizado no passado – muito usado no Brasil até os anos 50 – devido o alto teor calórico e gordura saturada, o óleo de coco extravirgem volta com força total. Será essa uma nova forma de reduzir medidas? A resposta é sim!
Trata-se de um complemento nutricional, que obteve o respaldo de inúmeras pesquisas internacionais, e, mais recentemente, o olhar atento dos pesquisadores brasileiros de universidades federais do país. No começo, era discreta a presença do óleo de coco em prateleiras de lojas de produtos naturais, mas agora o produto é vendido até nos supermercados, pois qualquer pessoa que queira acelerar o metabolismo e ganhar mais energia poderá ter esse aliado.
Henrique Freire Soares, nutricionista, e mestre em Nutrição Humana na Universidade Federal de Brasília (UFB), explica que a pesquisa realizada na Universidade demonstrou alteração no perfil antropométrico (perda de peso, redução da circunferência abdominal) e o perfil lipídico (redução do colesterol ruim, aumento do colesterol bom, baixa da glicemia) das 50 pessoas, entre homens e mulheres, que participaram do estudo.
A pesquisa realizada na UFB teve como objetivo intervir e avaliar o efeito da suplementação do óleo de coco extravirgem sobre o perfil lipídico e cardiovascular de pacientes hipercolesterolêmicos. “Oferecemos o óleo de coco extravirgem, que foi consumido, diariamente, durante 12 (doze) semanas, promovendo um aumento nos níveis séricos de HDL e diminuição nos níveis de colesterol total, LDL, bem como redução do IMC, e obesidade abdominal, o que por consequência reduz o risco cardiovascular das pessoas que dele fizerem uso”, afirma Henrique Soares.
Ação termogênica: Óleo de coco queima gordura e ajuda a emagrecer
“Nem todas as gorduras são metabolizadas da mesma forma. O óleo de coco extravirgem, por exemplo, tem ação termogênica, que aumenta o gasto energético do organismo – queimando gorduras – e ajuda no processo de emagrecimento, pois não necessita de enzimas especiais para ser absorvido. É rapidamente transformado em energia por isso emagrece”, frisa o médico Sergio Puppin, especializado em Medicina Esportiva, MD, Cardiologista e Nutrólogo, bem como Membro da Academia de Ciências de Nova York.
Os especialistas comprovaram que o elevado índice de ácido láurico, um ácido graxo de cadeia média (MCFA) – semelhante ao leite materno -, e os compostos fenólicos do óleo de coco extravirgem, conduziram a um aumento do metabolismo dos indivíduos que participaram do experimento, proporcionando certa proteção contra problemas cardiovasculares e elevando o bom colesterol HDL, o que contribuiu ainda para a redução das medidas corporais. Já o HDL das pessoas que consumiram o óleo de soja foi reduzido.
Pesquisa da UFAL comprova redução de IMC
Há, ainda, a pesquisa sobre o tema realizada na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), resultado de uma Dissertação de Mestrado (Alterações dos Fatores de Risco Cardiovasculares Segundo o Consumo de Óleo de Coco), resultou em artigo publicado na Revista Lipids, especializada em nutrição clínica e metabolismo, intitulado: Effects of Dietary Coconut Oil on the Biochemical and Anthropometric Profiles of Women Presenting Abdominal Obesity. A publicação revelou que o uso do óleo de coco extravirgem, extraído da espécie Cocos nucifera, é capaz de reduzir o Índice de Massa Corpórea (IMC), bem como a circunferência abdominal.
Os especialistas da UFAL, Monica Assunção, Haroldo Ferreira, Aldenir dos Santos, Cyro Cabral e Telma Florêncio, relatam que durante 12 semanas um grupo de 20 mulheres recebeu diariamente um suplemento alimentar de 30 ml de óleo de coco extravirgem, e as outras vinte mulheres receberam um suplemento alimentar de 30 ml de óleo de soja. Ambos os óleos de soja e de coco foram utilizados no preparo dos alimentos para a produção de uma dieta hipocalórica e equilibrada, acompanhada da inclusão de caminhada diária de 50 minutos e da atividade de alongamento.
De acordo com os resultados da pesquisa da UFAL, os ácidos graxos (MCFAs) absorvidos no intestino são queimados como ‘combustível’ no fígado, enquanto as demais gorduras (saturadas, monoinsaturadas e poliinsaturadas) são quebradas e depois receptadas no fígado para produção de energia, porém com moléculas maiores e de difícil processamento, armazenadas em forma de gordura corporal. “Já os MCFAS não são armazenadas em níveis significativos de gordura corporal”, complementa o Dr. Haroldo Ferreira.
O encontro do mar com a terra: peixe com alecrim e óleo de coco
Confira a receita do Nutricionista Henrique Freire Soares
Ingredientes:
3 batatas inglesas grandes
800g de filé de merluza
1/3 pimentão vermelho cortado em rodelas/Lâminas
1/3 de pimentão amarelo cortado em rodelas/lâminas
1 cebola média inteira cortada em rodelas
01 colher de café de alecrim
03 colheres de sobremesa de óleo de coco extra virgem
01 colher de sobremesa de sal
03 dentes de alho
Preparo:
Tempere os filés de peixe com sal, alecrim e alho. O alecrim preferencialmente fresco, e o alho cortado em lâminas grossas ou apenas amassado.
Reserve na geladeira por 30 minutos. Corte as batatas em lâminas.
Coloque em um refratário uma camada de batata e espalhe 01 colher de sobremesa de óleo de coco. Por cima, coloque as cebolas e logo em seguida metade das rodelas de pimentões. Por cima dos pimentões coloque metade dos filés de merluza. Coloque por cima do peixe mais uma colher de óleo de coco. Repita novamente as camadas de batata, cebola, pimentões e peixe, terminado com algumas batatas ou rodelas de tomate e uma colher de óleo de coco. Tampe o refratário.
Leve diretamente ao forno baixo, 180º C, na parte superior. Tempo de preparo de 30 a 40 minutos.
Rendimento: Serve 3 adultos e 2 crianças
Calorias por pessoa: 240 Kcal.
oi galera gostei da dica mais para emagrecer basta vc tomar o sumo de limão em jejum e antes das refeiçoes alem de emagrecer vc fica durinha e sarada .bjão tchau
Gostei da receita, vou fazer. Agora, onde encontrar "oleo de coco extravirgem? Tem com o me ajudar, informando-me onde adquirir o oleo? Grato.
Simplesmente fantastico , em Agosto/2008 fiz uma cirurgia de Angio/cateterismo.Setembro/2008 fiz 01 Mamaria e 05 Ponte.Estou com a barriguinha meia ondulada e possivel ? Qual o local que poderia encontrar com facilidade.Obrigado pela atenção nesse momento , que sabe e posso eliminar o Lipitor num futuro proximo.
adorei a receita vou tentar preparar e também vou começar a tomar o óleo de coco extra virgem diariamente obrigada tomoe
Gostei da notícia, queria saber onde comprar este fantástico ólio? se for possível enviar endereço via email,ficarei muito agradecida. Elisa
adorei a receita, gostaria de saber como adquirir esta receita. Desde já agradeço.
quero saber com usar o oleo de coco para perder barriga
AMEI ESTE COMENTARIO. POR FAVOR ENVIA-ME UM E-MAIL DIZENDO ONDE POSSO ENCONTRAR O ÓLÉO DE COCO. ATENCIOSAMENTE. NEUZA
Aonde encontrar o óleo de coco? E como utilizá-lo? Grata.
onde encomtrar óleo de côco extra virgem,obrigada
Quero comprar o oleo de coco, onde? É para tomar 2 colheres de sopa ao dia, para ajudar no emagrecimento?
ADOREI A REPORTAGEM ONDE CONSIGO ENCONTRAR ESTE OLEO DE COCO EM BHTE POR FAVOR ME ENVIE POR E-MAIL. GRATO
gostaria de saber como encontrar esse óleo de côco?
O óleo de côco extra virgem é comprado em farmácias de manipulação.
onde encontro eh pra tomar quandas colheres?
por favor, gostaria de saber se tomando capsulas diarias causa o mesmo efeito?
já comprei só estou na dúvida da dosagem. Como e em que quantidade tomar?Obrigada.
realmente esse oleo é bom mesmo,eu tõ usando o oleo e minha barriga ta diminuindo
esse oleo de coco emagracesse mesmo o extra virgem,e tambem tem alguma marca melhor do que outros.bjossssssssssss
qual e melhor marca para compra oleo do coco
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(