Selected a language:

Alimentação Antioxidante: Por que é preciso se preocupar

Você costuma se preocupar com o consumo de nutrientes antioxidantes no seu dia?
Não? Pois deveria!


As células do nosso corpo estão constantemente sujeitas a danos tóxicos pela formação de radicais livres. Parte do oxigênio que respiramos resulta na produção de radicais livres, outros fatores como a exposição contínua a substancias poluentes, o estresse, , tabagismo, consumo de bebidas alcoólicas, exposição ao sol, uso de medicamentos e consumo constante de alimentos com agrotóxicos e aditivos químicos também aumentam significativamente a produção de radicais livres no nosso corpo, e isso é tóxico!

Esses radicais livres produzidos a partir desses diversos fatores ocasionam a oxidação da membrana celular, e acabam sendo responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano como doenças, envelhecimento precoce e aumento de peso!

O termo antioxidante é utilizado para denominar a função de proteção celular contra os efeitos danosos dos radicais livres. E muitos alimentos apresentam em sua composição nutrientes antioxidantes! Precisamos apenas consumi-los em vários momentos no dia para garantir toda proteção!


A defesa antioxidante é constituída basicamente de vitaminas, minerais e compostos bioativos presentes nos alimentos. Atualmente a ciência confirma a grande funcionalidade desses nutrientes para o nosso organismo. E é possível observar que pessoas que consomem antioxidantes no seu dia são mais saudáveis, mais dispostas, e com composição corporal adequada!


São vários os nutrientes que têm essa ação no organismo. E o que vale de verdade é consumir fontes antioxidantes em todas as refeições! Vale consultar o nutricionista para que ele lhe ajude nisso!


E adivinhem só quem são nossas maiores fontes de nutrientes antioxidantes na alimentação???


Claro , as frutas, verduras e legumes!!!!
Gracinha de alimentos! Tudo de bom! Sou fã numero 1.

Existem outros também!
Segue uma listinha de alguns dos alimentos para você consumir diariamente:


Frutas – todas
Legumes e verduras – todos
Óleo de peixe – Omega 3
Azeite de oliva
Suco de uva integral sem açúcar
Vinho tinto
Chocolate amargo
Chá verde, branco e vermelho
Nozes e castanhas
Açafrão da terra (cúrcuma)
Geléia Real
Extrato de Romã


A eficiência da função dos antioxidantes depende da sua biodisponibilidade e da ingestão de quantidades adequadas do nutriente. Precisamos de bastante! Portanto capriche!



"Deixe o alimento ser sua medicina e a medicina ser seu alimento", já dizia Hipocrates, o pai da medicina moderna há 2.500 anos.



Por: Débora Sorgi, nutricionista e colaborada do Blog Bemzen

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: