Selected a language:

Fé nos Orixás: Obaluaiê, Orixá do Signo de Virgem

23 de agosto a 22 de setembro

 

Os Virginianos são protegidos por Obalauiê, o senhor das doenças e das curas. Os nativos desse signo têm forte ligação com a saúde. Perfeccionistas, teimosos e egocêntricos, não desistem do seu objetivo até conseguirem alcançá-lo. Extremamente inteligentes, os virginianos são muito críticos.

 

Obaluayê é um dos deuses do panteão dos orixás do camdomblé. É referenciado como São LÁZARO nos xangôs do Nordeste brasileiro.

 

Obaluàyé é um termo iorubá que significa "rei e senhor da terra": Oba (rei) + Aiye (terra). Também é conhecido como Babá Igbona = pai da quentura). Outra corrente o define como: Obàluáyê: Obá - ilu; aiye; rei, dono, senhor da vida na terra;  dono, senhor da vida. Obaluaye é identificado no jogo do merindilogun pelos odus Irosun, Ossá, Êjilobon e representado materialmente e imaterial no candomblé através do assentamento sagrado denominado igba obaluaye. Ele representa o ponto de contato do homem (físico) com o mundo (a terra). A interface pele/ar. No aspecto positivo, ele rege e cura, através da morte e do renascimento.

 

-----------------

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: