Selected a language:

Violência Gratuita: Como assim? Isso não é normal!

*Sandra Rosenfeld

 

Antigamente, assinava um grande jornal, mas desisti ao perceber que, todas as manhãs, ao pegá-lo para ler, ficava um pouco tensa porque nunca sabia que bomba viria na primeira página. Ora, acordar e já dar de cara com as piores notícias do Brasil e do mundo?!

 

Passei, então, a ouvir as notícias numa rádio que só toca notícias rsrs. Bem mais leve e divertido. E ler uma revista semanal com foco nos mais importantes acontecimentos da semana no Brasil e no mundo. Mas meu filho sugeriu que eu passasse a informar-me também através dos sites de notícias. Ok. Comecei a fazer isso, porém, em pouco tempo, já estava questionando essa escolha. 

 

A gota d’agua foi quando, ao ler uma manchete de notícia de tiroteio entre policiais e bandidos numa favela aqui no Rio, coisa infelizmente já corriqueira, havia um vídeo ao lado com (pasmem!!!!) a seguinte legenda: Clique para ouvir os sons dos tiros.

 

Eu não acreditei no que estava lendo... Ouvir os tiros??? Será que alguém em sã consciência clicou ali? Com certeza, muitas pessoas fizeram isso, e assim vamos alimentando a indústria de notícias horrendas, negativas, absurdas. 

 

 

Será que nada de bom acontece no nosso Rio, no nosso país ou em outras partes do mundo que mereça destaque na primeira página dos melhores jornais e sites de notícias? Claro que acontece, mas parece que temos um gosto, duvidoso com certeza, de nos sentirmos atraídos pelas más notícias.

 

Estamos sendo contaminados e acabamos achando que isso é normal. Não é. Há restaurantes e bares com televisão que deixam sintonizado nos programas com as notícias mais violentas justamente na nossa hora sagrada que é a refeição. Temos tantos canais de esportes, músicas, documentários sobre a natureza... Mas ninguém reclama, ninguém pede para mudar de canal. Estamos adormecidos.

 

Acontece que a maioria de nós não vive no momento presente e, por isso, não percebe como essa avalanche de más notícias é prejudicial a nossa saúde, assim nos afetando física, mental e emocionalmente. 

 

É fundamental para o nosso equilíbrio e para o nosso bem-estar ter a opção de escolher onde colocar nossa atenção. Mas para isso precisamos aprender a ouvir e sentir o nosso corpo, perceber as emoções que acontecem quando, por exemplo, temos pensamentos negativos e quando somos bombardeados por determinadas notícias.

 

Podemos e devemos, em nosso benefício, aprender a controlar nossos pensamentos e assim nos mantermos o máximo possível no momento presente. A meditação é uma excelente ferramenta para isso, bem como a yoga, o tai chi chuan, uma boa terapia e o processo de coaching porque nos fazem olhar para dentro; e é aí onde estão as respostas e onde inicia a nossa transformação. 

 

O que não dá é aceitarmos o absurdo como normal!

 

*Sandra Rosenfeld

Escritora e Palestrante. Terapeuta em Qualidade de Vida como Instrutora de Meditação, Executive e Personal Coach.

Autora dos livros “Durma Bem e Acorde para a Vida” e "O que é Meditação", ed. Nova Era/Record. 

[email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: