Selected a language:

Alguns passos: Para uma vida melhor

Por Eliana Barbosa*

Mais um ano se inicia, cheio de novos planos e esperanças. Que bom que temos essa tradição de renovação a cada 12 meses que se passam. Fica mais fácil o desapego do passado, do que não foi tão bom quanto poderia ser, das mágoas e das culpas.
Portanto, estamos no Ano Novo, e ele suscita reflexões acerca de algumas práticas que vão lhe proporcionar um ano melhor:

  • Primeiro, pratique a gratidão, esse sentimento nobre que funciona como um ímã, atraindo para quem é grato uma vida mais alegre e abundante. Seja grato, até nos mínimos detalhes, aos seus familiares, aos seus colegas, aos seus amigos e até aos seus inimigos, porque são eles que abrem os seus olhos e o impulsionam ao combate dos seus defeitos. Seja grato, principalmente, ao Universo, essa Força poderosa que proporciona uma existência mais próspera e feliz àqueles que sabem buscar e fazer o melhor. Quanto mais você agradece, mais você recebe... É só crer, praticar e ver acontecer.

 

  • Outra prática importante para você começar bem o Novo Ano é estabelecer as suas metas, lembrando-se que metas são os seus sonhos com data marcada. Seja bem específico, sonhe alto, dentro do possível. A minha sugestão é que você separe as suas metas assim: em um ano, em cinco anos e em dez anos, escrevendo tudo o que você planeja para estes prazos, com o máximo de otimismo, fé e esperança. Cole as suas metas em uma parede ou espelho e leia-as, em voz alta, pelo menos duas vezes ao dia e confie...  Sabe por quê? Porque o Universo adora apoiar quem sabe o que quer e aonde quer chegar!

 

  • E lembre-se: até para ser otimista você tem que praticar. Nenhum benefício ou sentimento, quer positivo ou negativo, acontece em sua vida sem a sua participação. Pratique as sugestões acima, leia mais livros que fortaleçam o seu crescimento pessoal e profissional, participe de cursos e palestras que vão lhe revelar a força extraordinária que você carrega dentro de si.


Veja que história interessante, cujo autor eu desconheço: “Um certo mágico estava apresentando sua arte ao sultão e já tinha conquistado o entusiasmo da assistência. O próprio sultão estava profundamente admirado e exclamou: ‘Deus meu, acudi-me! Que milagre, que espanto!’ Mas seu vizir fê-lo parar para pensar, ao dizer: ‘Vossa Alteza, nenhuma maestria cai do céu. A arte do mágico é resultado de seu esforço e sua prática.’ O sultão franziu a testa. O comentário do vizir tinha estragado o prazer que estava sentindo ao contemplar os atos do mágico. ‘Ó, homem ingrato! Como podes pretender que tal habilidade seja fruto da prática? Pelo contrário, como eu afirmei, ou tens talento, ou não tens.’ Então olhou para o vizir com desprezo e gritou: ‘Tu não tens nenhum talento mesmo. Fora daqui! Para o calabouço! Lá poderás ponderar minhas palavras. E, para que não te sintas solitário, para que tenhas uma companhia da tua laia, compartilharás a cela com um bezerro.’ Desde o primeiro dia de aprisionamento, o vizir começou a seguinte prática: carregar nos braços o bezerro e subir a longa escada do calabouço. Os meses passaram. O bezerro tornou-se um avantajado novilho e, com a prática diária, a força do vizir cresceu também grandemente. Um dia, o sultão recordou do prisioneiro na masmorra. Mandou que o trouxessem a ele. Quando deitou os olhos sobre o vizir, foi dominado pelo espanto. ‘Deus meu, acudi-me! Que milagre, que espanto!’ O vizir, carregando o novilho nos braços esticados, respondeu com as mesmas palavras que da outra vez: ‘Vossa Alteza, nenhuma maestria cai do céu. Em vossa misericórdia, concedeste-me esse animal. Minha força é resultado de meu esforço e minha prática.’”

Então, vamos praticar mais, porque o sucesso acena para aqueles que não param nunca!

Pense nisso com carinho!


(*) Eliana Barbosa é Psicoterapeuta Holística (CRT 44684), Consultora em Desenvolvimento Humano, articulista de jornais e de revistas de circulação nacional e internacional, autora dos livros “ACORDANDO PARA A VIDA – Lições para sua transformação Interior”, “O ENIGMA DA BOTA – Enfrentando a sucessão empresarial com equilíbrio e sabedoria” e “CARA A CARA COM ALGUÉM MUITO ESPECIAL – Histórias e lições inspiradoras para você se conhecer... e vencer!” (Novo Século Editora), apresentadora de programas motivacionais em TV e rádio, e ministra palestras e cursos transformacionais sobre desenvolvimento pessoal e profissional, por todo o país. * e-mail: [email protected]

 

Foto - destaque: graur razvan ionut, FreeDigitalPhotos.net

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: