A volta às aulas muitas vezes traz à tona um comportamento bastante comum nas crianças: o medo da escola. A reação, ainda que muitas vezes incompreensível para os pais, é normal: o medo é uma reação instintiva essencial, que nos deixa preparados para lutar ou fugir diante de situações ameaçadoras. De acordo com Walkyria Coelho, psicóloga e instrutora da SBPNL – Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguística, ter medo é um estado natural da criança.
Walkyria explica que crianças pequenas têm uma percepção ingênua dos acontecimentos, uma imaginação bastante fértil e pouca capacidade de diferenciar fantasia de realidade. “Enquanto a escola não significar uma extensão da própria casa da criança, pode se tranformar de uma hora para a outra em um espaço ameaçador”, diz.
Por esse motivo, o papel do professor é essencial para que a criança se sinta segura nesse novo ambiente. “Os professores devem exercer o papel de ‘educadores emocionais’, dando atenção e suporte, conversando e estimulando-a a enfrentar as situações de medo com naturalidade. Aos poucos ela encontrará, sozinha, soluções para as suas fantasias”, garante Walkyria.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(