Selected a language:

Refresque-se e hidra: Conheça as vantagens dos líquidos

O verão é época de intenso calor e as pessoas tendem a suar mais do que em outras estações. Por isso, o risco de desidratação aumenta, já que as perdas são mais intensas, assim é fundamental que líquidos sejam ingeridos com maior regularidade.

Quem consome água de forma regular durante o dia ajuda o corpo a funcionar melhor e previne problemas de saúde. A água tem um papel regulador de muitas funções de nosso organismo desde o controle da temperatura até o bom funcionamento do sistema circulatório.

 
1 – Auxilia no emagrecimento

Os líquidos podem ser grandes aliados no emagrecimento. Eles promovem a saciedade ao favorecer a distensão gástrica, ou seja, a sensação de estômago “cheio”, principalmente se for ingerida cerca de 30 minutos antes das principais refeições, favorecendo a redução do consumo de calorias. Além disso, quando o líquido é consumido gelado, este apresenta efeito termogênico, ou seja, faz o corpo gastar mais energia para equilibrar a temperatura do líquido com a do organismo para que este seja então absorvido. Aquela sensação de estômago “vazio” pode ser confundida, pois os centros que regulam as sensações de fome e sede no cérebro são próximos. Por isso, ao sentir fome tome um pouco de água e aguarde, se a sensação passar, é sinal de que o problema era a sede; se persistir, então será necessário comer alguma coisa. Porém vale lembrar que não devemos esperar sentir sede para ingerir líquidos, pois a sede já é um sinal de desidratação.

 
2- Melhora o funcionamento do intestino

Para garantir o bom funcionamento intestinal, além da ingestão de fibras, o consumo de líquidos é fundamental, pois ajuda a hidratar o bolo fecal, auxiliando na eliminação do mesmo. O consumo de fibras desacompanhado da ingestão de líquidos pode ter efeito contrário, levando a constipação e formação de gases que geram cólicas e desconforto.

3- Melhora a pele

Um dos primeiros sinais da falta de água se dá na pele e nas mucosas. Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas através das fezes, urina e suor, o que deixa a pele mais bonita.

4- Atua no transporte e absorção de nutrientes

A água também é fundamental para que ocorra um bom transporte de nutrientes em nosso organismo, sem ela o sangue fica mais denso e, conseqüentemente, menos capaz de transportar nutrientes como vitaminas e minerais para nossas células. As vitaminas C e do complexo B são hidrossolúveis, ou seja, só são absorvidas pelo organismo com a presença de água. Ao contrário das vitaminas lipossolúveis, que ficam armazenadas no tecido adiposo, as vitaminas hidrossolúveis, de maneira geral, não são normalmente armazenadas em quantidades significativas no organismo, por isso precisam ser consumidas regularmente e a ingestão correta de água será fundamental para a sua absorção.

5 – Atua na saúde Ocular

Os olhos são órgãos extremamente sensíveis a desidratação, o ressecamento pode levar a problemas como inflamações e infecções. Ao manter o organismo hidratado prevenimos lesões oculares.

6- Melhora o funcionamento renal

Quando consumimos a quantidade adequada de líquidos tornamos a urina menos concentrada e facilitamos a excreção de substâncias que não são mais necessárias em nosso organismo. Isto evita a instalação de infecções urinárias e a formação de cálculos.
 

Vale destacar!!!

 
O consumo de líquidos deve ocorrer durante todo o dia e nos intervalos das refeições, pois quando ingerimos muito líquido durante as refeições, a concentração de ácido clorídrico presente no estômago diminui e algumas enzimas são diluídas, prejudicando a digestão dos alimentos e podendo ocasionar indigestão e flatulência.

 

Dicas para aumentar o consumo de líquidos:

 

- A água não possui calorias e é fonte de minerais. Se você não gosta de água pura, crie uma versão aromatizada colocando folhas de hortelã, alecrim, rodelas de laranja ou limão. Uma boa dica para não esquecer de beber água é sempre ter uma garrafinha com você, no carro, no trabalho, em casa e na academia.

- Os chás também são ótimas opções para garantir a hidratação, entre as infusões mais apreciadas destacam-se:camomila, erva cidereira, erva doce, hortelã e menta. Os chás não devem ser adoçados, para dar sabor pode-se adicionar canela em pau, cravo, rodelas de laranja e tangerina. Experimente usar também cascas de maçã e limão, pedaços de morango, abacaxi e outras frutas.

- Os sucos de frutas são ricos em vitaminas e minerais, além de refrescantes, fornecem energia e hidratam. São inúmeras possibilidades de combinações de frutas para preparo de sucos naturais, mas se você prefere uma opção já pronta, em função da praticidade, opte por aqueles sem conservantes e sem adição de açúcar.


Fonte: Thais Souza

Nutricionista da Rede Mundo Verde

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: