Selected a language:

Livros de comer : Livros de comer são destaque de Festival em Santos Destaque de Festival em Santos

 “Está a sopa na mesa, veio dizer uma criada (...) Mas o Alves Coutinho extasiou-se sobre a abundância das travessas de doce; havia creme crestado a ferro de engomar, um prato de ovos queimados...”. O famoso trecho da obra-prima “O Primo Basílio”, do autor português Eça de Queirós, que no século 19 fazia constantes e copiosas alusões à gastronomia nas suas obras, mostra uma realidade deliciosa: livros e comida fazem uma parceria de sucesso há séculos e séculos.

 Histórias que se desenrolam ao redor da mesa, diálogos marcantes durante as refeições,  livros de receitas, livros de chefs; livros de histórias com receitas e de receitas que contam histórias, crônicas sobre gastronomia, histórias dos alimentos. Opções de comida, letras e diversão não faltam nas prateleiras das livrarias mundo afora. E para contar um pouco sobre estas duas paixões mundiais, os célebres autores Nina Horta, colunista, cozinheira e autora do livro “Não é Sopa”, e o inglês Mark Crick, autor da obra “A Sopa de Kafka”, participam no dia 25 de setembro, sábado, às 19 horas, da Mesa de debate “Livros de Comer”, durante a 2º Tarrafa Literária, em Santos. O Festival Internacional de Literatura é realizado no Teatro Guarany e vai reunir grandes escritores nacionais e internacionais entre os dias 22 e 26 de setembro. A entrada é um livro usado, que será doado a instituições beneficentes.

 

O fotógrafo e autor inglês Mark Crick ficou famoso com a publicação  do seu primeiro livro “A Sopa de Kafka”, que conta, por meio de 14 receitas, a história da literatura mundial. O preparo dos pratos parodia o estilo de escritores, como Homero, Proust, Jane Austen a Irvine Welsh. Com ingredientes literários e divertidas ilustrações, Crick apresenta receitas originais como a Sopa Rápida de Missô à la Franz Kafka, Tiramisu à moda Proust, os Ovos com Estragão de Jane Austen e Cordeiro à la Raymond Chandler.

 

Nina Horta é cozinheira, escritora e colunista de gastronomia. É autora do livro "Não é Sopa", um dos clássicos contemporâneos da crônica brasileira, que relata em saborosa prosa problemas que todos enfrentamos em relação à comida, como cuspir o caroço da azeitona, delícias da comida perversa, como pastel de feira e torresmo de padaria, implicâncias culinárias de cada um (abobrinha, pepino, frango com catupiry) e como se sente alguém a almoçar sozinho em um restaurante. Nina também é autora do livro "Vamos Comer", com 250 mil exemplares distribuídos pelo MEC para as escolas públicas de todo o Brasil.

Nossa expectativa em relação a esta mesa é grande e por isso convidamos dois grandes nomes da literatura gastronômica do Brasil e do exterior. Temos certeza que o público presente irá adorar este bate-papo”, afirma José Luiz Tahan, idealizador do evento. A 2º Tarrafa Literária é realizada pela Realejo Livros & Edições, por meio da Lei Rouanet com patrocínio da Praticagem e Codesp. 


Mesa “Livros de Comer” - 2º Tarrafa Literária - Santos

25 de setembro, 19 horas

Teatro Guarany

Endereço: Praça dos Andradas, SN - Centro

Entrada: um livro usado

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: