Achamos muito importante dar uma palava sobre exercícios para crianças. Gostarem ou não de atividades físicas no futuro, dependerá do grau de envolvimento dos pais com o assunto.
Por outro lado, repetindo o adágio popular "esporte é saúde", e desejando transformar seus filhos em futuros campeões, alguns adultos, submetem as crianças a condições inadequadas de iniciação física. Siga as orientações do Dr. João Gilberto Carazzato, ortopedista e membro do Comitê Olímpico Brasileiro(COB), quanto à idade e tipo de esporte adequados para seus filhos:
1. Futebol. Iniciação após os 8 anos, competição somente depois dos 14 e com crianças do mesmo sexo. A prática excessiva pode causar problemas no desenvolvimento da musculadora, do lado do corpo que é mais utilizada para chutar a bola.
2. Natação. Há divergências sobre a idade em que as crianças podem começar a entrar na piscina. Aspectos técnicos poder ser assimilados somente após os 8 anos. Excessos podem causar tendinite e problemas de crescimento.
3. Tênis. Somente depois dos 10 anos, competição após os 14, sem esquecer de excitar bastante o braço menos exigido, para evitar desenvolvimento desigual.
4. Judô. Aprender somente a ginástica desse esporte antes dos 14, para competir apenas depois.
5. Futsal. Modalidade exige esforço excessivo em espaço reduzido. É contra-indicado antes dos 14.
6. Vôlei, Basquete e Handebol. Depois dos 12, quando o desenvolvimento é mais completo, podem "levantar, cortar, sacar", deixando para mais tarde técnicas mais apuradas de "passe, bloqueio duplo, saque viagem". No basquete o aro deve ser baixo e a bola menor.
7. Ginástica Olímpica. Treinamentos leves após 10 anos, mais pesado depois dos 14. Excessos de exercícios repetitivos, podem causar lesões, fissuras e fraturas.
8. Atletismo. Corridas leves, podem ser antes dos 16. Só depois dessa idade, saltos de extensão, altura, triplo, com vara e arremesso.
9. Aeróbica. Antes dos 16, apenas ginástica clássica, rítmica, ou artística. Evita problemas em quadris, tornozelos, joelhos e ombros.
10. Halterofilismo. Somente após os 16 anos, quando o crescimento ósseo é quase completo. Exige apnéia(suspensão da respiração), e pode causar hipertensão.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(