Selected a language:

Saturno em Libra: Suas relações estão sólidas?

A presença de Saturno em Libra permace ainda por mais dois anos. Que tal checar o que este ciclo reserva às nossas relações? A astróloga Titi Vidal apresenta o cenário.

 

 

Saturno em Libra e os relacionamentos


 

(*) Por Titi Vidal ([email protected])

Saturno ingressou em Libra em outubro de 2009, onde permanecerá até outubro de 2012.
Este planeta que para percorrer todo o zodíaco leva em torno de 29 anos e em cada signo permanece por aproximadamente dois anos e meio, por onde passa vai impondo limites e pedindo uma construção mais sólida.

Saturno testa as estruturas, derrubando o que não está firme o suficiente e mostrando se há ou não infraestrutura para que aquilo continue a existir. Por isso é comum Saturno estar associado a perdas e dificuldades, pois tira de nós aquilo que não era certo, sólido e concreto. Como um fiscal, por onde passa verifica se está tudo dentro das regras, se há responsabilidade e se tem condições de existência e sobrevivência. Mas tem que ser firme. Se não é, mostra os limites, as irregularidades, a irresponsabilidade, a falta de comprometimento. E derruba obrigando uma nova construção.

Por outro lado, se a constatação é de que a base é firme e tudo está sólido o suficiente, Saturno reconhece, valoriza, dá os créditos e mostra que há merecimento. Ele é justo. Mas claro que para saber se a estrutura é firme precisa haver um teste, um balançar, para saber se aquilo aguenta e pode permanecer. Por isso Saturno também está associado a crises, a momentos de dificuldades e sofrimento. Porém, Saturno é o grande construtor, que nos dá todos os tijolinhos para construirmos nossas bases e se aproveitarmos os momentos em que ele está influenciando nossa vida para isso, sem dúvida temos a chance de construir coisas sólidas, fortes, que resistirão às dificuldades e permanecerão ao longo do tempo.

Tempos de Saturno em nossa vida são, portanto, oportunidades para fortalecer a base e construir coisas, dentro da área que estiver sendo tocada por ele. Em termos gerais, Saturno vai transitando pelos signos, mostrando os limites, criando bases, fortalecendo e construindo estrutura nos assuntos por onde passa.

Ingressa agora em Libra, signo associado aos relacionamentos, contratos e compromissos. Será um período em que relações tendem a ser testadas, a forma como nos relacionamos pode ser questionada e nós tendemos a avaliar melhor nossos relacionamentos. Relações, acordos e contratos onde haja firmeza, solidez, onde exista de fato comprometimento, tendem a se solidificar, ganhar força, reforçar vínculos.

Os relacionamentos de uma forma geral podem se tornar mais sólidos, com uma busca coletiva por relações mais estruturadas, conservadoras e com muito compromisso. Saturno vai mostrar que relações se sustentam, onde existe compromisso e comprometimento, onde há responsabilidade em cumprir promessas e acordos. Isso pode abalar algumas bases, mostrar as dificuldades que existem em uma relação, fazer com que alguns relacionamentos se desfaçam. Mas é bom lembrarmos que não é Saturno quem faz uma relação terminar ou se estruturar. Somos nós que, diante da cobrança saturnina, percebemos e decidimos o quanto estamos dispostos a algo sério, a levar a sério aquilo ou aquela pessoa com quem nos comprometemos. São estas cobranças e estes testes vindos de Saturno que fazem com que fique claro o quanto desejamos permanecer em uma relação ou se o fardo fica pesado demais e é hora de buscar algo que valha mais a pena.

Saturno dá trabalho e não é diferente quando pensamos em relacionamentos. Saturno mostra a realidade, o dia a dia, o que é verdadeiro. Nem sempre é bom abrir a janela e se deparar com o concreto, com a vida como ela é. Por isso pode trazer desanimo, pessimismo, tristeza. É possível acordarmos percebendo que a realidade não era assim tão bela ou tal qual sonhamos. Mas iremos nos dar conta do quanto algumas estruturas já eram sólidas e não sabíamos. Perceberemos quanto alguns de nossos relacionamentos são tão fortes que aguentam tempestades e nos dão a vontade de construir juntos, de caminhar lado a lado, unindo forças. Sem dúvida as relações firmes, onde há raízes profundas e fortes ganham estabilidade e segurança, tendem a seguir sólidas daqui por diante. É sempre bom lembrar que o tempo todo estamos falando em todo e qualquer tipo de relacionamento: amor, família, amizade e todos os outros relacionamentos e acordos que fazemos ao longo da vida.

O bom é que ficará claro nos próximos anos, quem está de fato comprometido conosco, quem aguenta o tranco e que amores e promessas se sustentam. Ficará mais fácil construir ao lado de quem está de verdade do nosso lado. Será inviável levar adiante falsas promessas e compromissos infundados. Poderemos construir com quem realmente vale a pena. Temos a possibilidade de ver surgir parcerias estruturadas, amores verdadeiros, companheiros dispostos a olhar não apenas para o outro, mas com o outro. Viveremos, sem dúvida, uma reestruturação da nossa forma de se relacionar. Seremos levados a repensar a forma como temos nos relacionados nos últimos tempos, avaliando o que pode e deve ser mantido e o que deve ser alterado. O que não faz mais sentido tende a ser deixado de lado, enquanto tudo aquilo que for permanecer ganhará resistência e será fortalecido ao longo dos próximos anos.

Podemos, portanto, aproveitar o tempo em que Saturno estará em libra e nos comprometermos mais com o outro, com aquilo que nos dispomos a fazer, lembrando que não estamos sozinhos no mundo, e que compartilhar é partilhar algo com alguém e que quando nos relacionamos, vivemos uma troca e temos acordos e nos comprometemos com alguém. Saturno em libra nos faz lembrar o quanto sermos responsáveis ao honrar nossos compromissos é importante. Relacionamento, acordo ou contrato sempre pressupõem a existência de pelo menos duas pessoas e se há mais alguém, não apenas um, todos têm um papel a cumprir, cada um com suas obrigações e possibilidades. Saturno em Libra nos chama para nossa responsabilidade em fazer a nossa parte. Em cumprir com nosso acordo. Em lembrar que estamos com o outro e que se queremos ser levados a sério, temos que fazer isso, temos que ser sérios com o outro, temos que, de fato, nos comprometer.

Fazendo nossa parte, certamente atrairemos pessoas dispostas a compartilhar conosco de forma mais madura e responsável. Maturidade, por sinal, é coisa de Saturno que, em Libra, tende a exigir relacionamentos e atitudes mais maduras quando o assunto é parceria e se relacionar. Começa uma fase também de justiça, de acordos concretos de busca mais ativa pela paz, seja em nossas relações individuais, como no contexto mundial. Que tal fazermos nossa parte na busca por um mundo mais justo, onde reina a paz e as relações são mais harmônicas?

(*) Titi Vidal ([email protected]) é Astróloga, Radiestesista e Taróloga.  Atende e ministra palestras e cursos nestas áreas. Desenvolveu a Mesa Astroradiônica. Licenciada pela Astrobrasil. Vice Presidente da CNA - Central Nacional de Astrologia. Colunista de sites e jornais, com matérias e entrevistas publicadas em revistas. Autora do CBA - Caderno Brasileiro de Astrologia número 19 Amor e Astrologia: em busca de relacionamentos melhores. Já trabalhou como advogada especialista em Direito da Família e das Sucessões pelo CEU - Centro de Extensão Universitária. Faz pós graduação em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Siga-a no Twitter: @titividal.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: