Selected a language:

Previsões para signos em 2016: O seu horóscopo anual, por Isabel Mueller

Previsões para os signos em 2016

Seguindo o chamado, trilhando o caminho. 

Por Isabel Mueller - Astróloga

Email: [email protected]

Tel: (21) 9930-0909

 

Os últimos anos não têm sido fáceis e alguns parecem querer apagar da memória o que passou. Mas, todos esses desafios e aprendizados nos conduziram até aqui, sobreviventes ainda esperançosos de novos tempos, que sejam mais éticos e menos céticos.

 

Chamado e caminho são palavras-chave de 2016. O chamado interior que toca a Alma e nos faz seguir ideais e sonhos. Estamos em busca de um novo sentido para a vida. E este significado pode estar num caminho que passaremos a trilhar, na geografia, nas viagens e conhecimentos ou no traçado das buscas internas. 

 

O que almejamos em 2016 (e o que precisamos) é sabedoria, que está além do mero conhecimento racional. A escola da vida ensinará mais do que as classes acadêmicas, embora haverá um aumento na demanda por estudo. 

 

Quanto mais achamos que sabemos, mais precisamos ser humildes para compreender que em tudo há um aprendizado. Manter a humildade no saber e no agir será fundamental. 2016 é o ano da falência de velhas teorias e verdades. Velhas forma de educação e de conhecimento. 

 

O grandioso estará nas coisas pequenas. Os maiores avanços naqueles pequenos (mas maiúsculos) gestos que fazem toda a diferença.

 

Buscaremos a instrumentação pelo conhecimento. Cursos, workshops, viagens, outras línguas, culturas e filosofias nos chamam. Para que não estreitemos a mente. Para que alarguemos os horizontes. 

 

A verdade nos transformará. Mas será verdadeiro o que toca a Alma e não o que tentam nos fazer engolir. Teremos que respeitar a verdade e a busca de cada um, o que poderá levar ao afastamento de lugares, pessoas e situações que já não condizem com a autenticidade da nossa busca.

 

Sábio é quem aplica na prática o que na teoria fascina. E que não se deixa envaidecer pelo saber. Saber sem agir pesará na Alma.

 

2016 pede que saibamos diferenciar sonho real de utopia, desejo de expansão de quimera ilusória. E que não desistamos da visão interior e dos sonhos, pois haverá momentos de desesperança, num mundo que está em busca de outras respostas para as mesmas perguntas de sempre.

 

Ano de ceifar uma velha visão da realidade e de abrir os olhos para as verdades que antes eram inconvenientes, mas que não adianta mais esconder.

 

O Universo é mais amplo do que a mente racional tenta enquadrar. Saberemos de coisas que nos esconderam por muitos e muitos anos. Mas chegou a hora da revelação, que transforma a teoria e a prática nossa de cada dia. 

A espiritualidade será uma busca intensa em 2016. E cada um sabe o que lhe é sagrado. Não se trata de institucionalizar a fé, em seitas e religiões, que, aliás, tentarão provar que são a única verdade e converterão sedentos por algo que lhes traga a salvação, a redenção. Mas que trará somente dor, se baseada em extremismo doutrinário e visão de mundo estreita.

Justiça será feita. Divina, humana. Despedaçando castelos ilusórios de quem se acha intocável à lei de ação e reação do Universo.

 

Nos primeiros meses de 2016 ainda teremos reflexos da quadratura de Urano e Plutão, que tem marcado os últimos anos e nos transformado intensamente, em termos individuais e coletivos. Muitas coisas fora da ordem, para que uma nova ordem seja criada. A necessidade de acordar para a autenticidade do que somos, destruindo as velhas formas.

 

Saúde, qualidade de vida e trabalho são temas importantes em 2016. É o que indica o movimento de Júpiter pelo signo de Virgem, até setembro. Saúde compreendida como a interrelação entre corpo, mente, emoções, alma. Uma vida mais saudável é essencial. E passa pela alimentação, por um consumo mais consciente, pela concepção de que menos é mais.

 

Importantes questões ambientais trarão à tona a necessidade de cuidar mais do Planeta. O “meio ambiente” quer-se inteiro. Mais respeitado.

 

Trabalho representará muito mais do que um meio de subsistência. Queremos sentido no que fazemos. Queremos ser úteis no labor. Que seja com mais sabedoria e amor. Caso contrário, o trabalho perderá o encanto. E será difícil levá-lo adiante, se não está alinhado com o sentido de chamado, de vocação.

 

Saturno em Sagitário em contato com Netuno em Peixes, especialmente entre junho e setembro, marca a necessidade interior de realizar sonhos, de seguir ideais, de ser um peregrino em busca de si mesmo e de evolução espiritual, cultural, mental. Um aspecto astrológico que evidencia também as ilusões e desilusões, a falta de base quando há excesso de fantasia. 

 

Não ter expectativas pode ser uma lição importante de 2016, assim como compreender que cada pessoa que encontramos e cada pequeno passo podem nos levar à sabedoria. Ficar preso apenas à própria visão de mundo estreitará o caminho. 

Ser verdadeiramente livre e ir em busca dos sonhos é um desafio. Mas a liberdade não está em fazer o que se quer, desconsiderando as consequências de nossos atos. Liberdade é seguir a visão de dentro e permitir que os outros também sigam a sua.

 

A partir de setembro, com o ingresso de Júpiter em Libra, o foco estará mais voltado à expansão dos relacionamentos, parcerias, acordos. Do que nos traga mais harmonia e equilíbrio. Os pratos da balança da justiça não vai mais querer pender para um lado. Buscar o caminho do meio será o desafio dos últimos meses.

 

 

ÁRIES

Busque a sua verdade, que certamente não será mais a mesma de outros anos. Estude, viaje, alargue os horizontes da mente, para não ficar preso na estreiteza do que outrora pensou e acreditou. Tudo o que você almeja realizar terá como fonte o conhecimento, o aprimoramento. É preciso, então, se instrumentar. Justiça, ética, espiritualidade, cultura e saber serão temas essenciais em 2016. Um olhar mais sério para eles, mas não sisudo, para que você não fique preso ao que está tentando libertar. E cuidado com o excesso de fantasia, exagerando em expectativas, que não passam de utopia ou desejo vaidoso do ego. A Alma não tolera presunção. É na humildade que ela desabrocha. Apesar dos desafios, que serão muitos, não perca a esperança, pois se o que você almeja vem da Alma, o Universo conspirará. E o caminho será bem sinalizado, se você estiver atento. As sincronicidades aumentarão. Mas você precisa sair de velhas certezas para começar a ver o que antes não enxergava. Um ano de oportunidades profissionais, se você se permitir enxergar o trabalho sob uma nova ótica e ética. Viagens e conhecimentos são fatores que podem auxiliar na expansão. Será necessário cuidar mais da saúde, pois excessos podem cobrar o seu preço. Tenha mais qualidade de vida, harmonize trabalho e descanso e compreenda que trabalhar não é cumprir tarefas e procedimentos. Trabalhar é um modo de dar sentido a sua vida. Nos últimos meses do ano o foco estará em relações e parcerias. 

 

TOURO

2016 mexerá com seu bolso e suas emoções, taurino. Para ensinar o que é valioso, o que está além da matéria, o que é busca da Alma. Deverá ser responsável e ético ao lidar com recursos materiais e com tudo o que compartilha com as pessoas (talentos, sentimentos, energias). Desapego é essencial. É hora de se libertar do que você achava que lhe dava sustentação, mas que é um peso que você carrega. O que precisa morrer (nas estruturas, situações e comportamentos) para que você viva com mais plenitude? Eis a questão. Você, que quer certezas e garantias, terá que lidar com o mistério e o desconhecido em 2016. E justo isso, que você tanto teme, será o que lhe libertará. Seja muito verdadeiro com seus sentimentos. Conscientize-de que como está vivenciando a intimidade, a sexualidade, a entrega necessária a processos evolutivos de transformação e cura. É ano de perceber tudo o que estagnou e que não há mais porque continuar alimentando, seja uma estrutura ou uma fantasia ilusória. Dispa-se de velhas teorias, julgamentos e entregue-se mais profundamente a um chamado interno, que pode contrastar com o que você já viveu. O que vai permanecer e o que vai ser eliminado é um questionamento que orientará seus atos em 2016. Acerte as dívidas que tem consigo e com os outros. Perdoe-se. São dívidas muito mais da Alma do que da matéria. Mas seja prudente em investimentos, pensando nas consequências a longo prazo de suas escolhas. Amplie os horizontes do coração e da criatividade. O amor poderá lhe levar longe (na geografia ou na visão de mundo). Se você tem um hobby criativo, invista nele. Poderá profissionalizá-lo. E isso também auxiliará a expandir as suas perspectivas. Observe os sinais. Eles serão abundantes. 

 

GÊMEOS

Relacionamento, parceria, aliança, temas muito importantes em 2016 aos geminianos e que exigirão muita maturidade. Forte questionamento do tipo de sintonia e de relação que estabelece com as pessoas. Se não houver identidade de ideais, você se sentirá mais afastado, isolado, solitário. Poderá cair na real sobre relacionamento. Mas terá que ter cuidado com a tendência a atitudes defensivas, que impedem uma relação madura e sólida. Estar junto ou estar só? Estar sozinho com. Estar inteiro sem. Seja muito honesto a respeito de suas verdadeiras motivações nos relacionamentos. E perceba se eles estão sintonizados com os seus propósitos mais importantes de vida. As utopias cairão por terra, a visão fantasiosa não se sustentará. Mas trate isso como algo positivo, pois caso você estiver num relacionamento, terá que estar inteiro. Somente assim ele resistirá. E talvez, até mesmo, se aprofundará. Mas não tente manter uma relação ou uma situação apenas pela estrutura ou para aplacar o medo da solidão. Se não estiver inteiro consigo, não estará inteiro com ninguém. Buscará sabedoria, maturidade e maestria nas pessoas. Mas precisará cultivar isso em si. A carreira pode passar por uma desilusão, caso você não esteja trabalhando com Alma, coração. Poderá sentir um forte chamado vocacional, para fazer algo que esteja mais em sintonia com seus talentos e propósitos. Haverá importantes situações envolvendo casa, família e privacidade. Autoconhecimento será um dos ganhos mais preciosos de 2016, geminiano. 

 

CÂNCER

O trabalho poderá em 2016 adquirir um novo significado na vida dos cancerianos. Viagens e conhecimentos poderão inspirá-lo a novas realizações. Buscará excelência profissional. Hora de delimitar o que realmente quer fazer e de expandir os horizontes mentais para que isso aconteça. Saúde e qualidade de vida são outros temas essenciais em 2016. Busque uma alimentação mais saudável, um estilo de vida mais simples e condizente com o que você acredita. É hora de diminuir excessos, de cortar com o supérfluo, de se concentrar no essencial. Uma nova forma de se organizar e vivenciar o cotidiano é importante e pode auxiliar no foco em seus objetivos. Um ano de muitos aprendizados e realizações. O desenvolvimento espiritual é um chamado, assim como viagens com referências culturais e vinculadas a sonhos pessoais e ao que é sagrado para você. Mas atenção: é necessário colocar em prática as suas ideias e não ficar somente na teoria. Até setembro o foco de expansão se volta a conhecimentos, contatos, viagens, comunicação e publicações que tenham relação com o trabalho. A partir de setembro há uma expansão doméstica, familiar, emocional, que pode levar à mudança de residência, motivada, possivelmente, por um relacionamento. 2016 pede que você se sinta mais cidadão do mundo, que descarte o que não é saudável, que viva de acordo com a sua verdade e que não se feche unicamente na sua visão, canceriano.

 

LEÃO

Amar é o grande ensinamento de 2016, leonino. Um verbo e uma atitude que pedirão bastante de você. Responsabilidade, maturidade, uma visão mais real do amor e de suas lições. A vida afetiva passará por um período de testes, em que um dos desafios é o amor-próprio e a conscientização de seus verdadeiros sentimentos. Ame-se e aceite-se como você é, para poder amar com plenitude. Não se cobre (ou aos outros) em demasia, pois isso inibe a naturalidade de expressão, algo que é tão importante aos leoninos. Deverá ter cuidado com ilusões emocionais e falsas expectativas, em termos afetivos e materiais. Ser honesto e verdadeiro com quem ama é fundamental. Não queira mostrar o que você não é, tentando impressionar ou seduzir, quando a realidade é outra. Seja prudente em investimentos e gastos que envolvam outras pessoas. Desconfie de promessas sedutoras, que não tenham lastro real. Responsabilidades com crianças e com projetos criativos também serão importantes em 2016. Deve ter cuidado com a tendência a achar que é o único dono da verdade, o que pode ferir sentimentos e relacionamentos. Hora de ter mais foco e disciplina em relação a estudos e à criatividade. Isso poderá gerar importantes realizações. Expandir a forma como expressa os seus talentos é essencial em 2016 e poderá levar a novos resultados em termos financeiros. Deve agir com simplicidade e humildade, pois assim poderá conquistar o que almeja. E deve se conscientizar de que saúde é um dos bens mais preciosos que se pode ter. 

 

VIRGEM

A passagem de Júpiter pelo seu signo até setembro indica um período de expansão de horizontes pessoais e uma nova forma de ver a si mesmo e à vida. Importantes conhecimentos e viagens que podem estar atrelados ao trabalho e a um novo estilo de vida. Vislumbre o significado maior que está por detrás dos acontecimentos. Não esmoreça com as dificuldades e com a desesperança, que em alguns momentos pode lhe atingir. Conscientizar-se da diferença entre o ideal e o real pode, às vezes, desanimar. Mas este cair na real lhe fará bem, se você compreender que tudo faz parte da jornada de aprendizado. Em família, em casa, você terá muitos ensinamentos de maturidade. Poderá sentir algumas restrições e limitações nestes assuntos, mas é para que cresça e amadureça. 2016 é um ano para firmar bases e alicerces para o futuro, mas sem esquecer de viver o presente. Decisões relacionadas à imóveis, à vida pessoal e às emoções deverão ser tomadas e você deverá ponderar bastante sobre elas, antes de decidir. Pode sentir mais vontade de viajar e de ir ao encontro de um chamado interno, que lhe faz, de certa forma, retornar às suas raízes e ao que lhe é mais essencial. Este centramento é fundamental. Nos relacionamentos e parcerias pode haver uma desilusão, o final de um ciclo. Perceba se você não esteve idealizando em demasia certas relações. Em 2016 elas se mostrarão mais reais e menos ideais. E é por isso que pode ocorrer a desilusão. Mas ela será saudável para você. Enxergar os outros como realmente são é fundamental. As relações não podem ser simplesmente um produto de suas fantasias e projeções, virginiano.

 

LIBRA

Autoconhecimento, estudos, viagens, aprendizados nos livros, cursos, contatos e na escola da vida. 2016 traz aos librianos uma mensagem centrada na ampliação de seus horizontes mentais e espirituais. Um ano de muita busca e de alguns encontros marcantes. Pesquisas, estudos, reflexões e conclusão de projetos mentais estão em evidência ao longo do ano. Não atenha a sua visão apenas ao que já conhece ou domina. Solte o controle e busque novas experiências. As energias mais positivas de 2016 para você se mostram a partir de setembro, com o ingresso do planeta Júpiter em seu signo. Mas ao longo de todo o ano é fundamental priorizar conhecimentos e a abertura mental que poderá, inclusive, dar um outro significado ao trabalho, uma área em que pode haver algum tipo de decepção. Mas é talvez, justamente por meio dessa desilusão, que você seja despertado a um chamado profissional, a fazer algo em que se sinta mais envolvido de corpo e alma. Perceba também a importância do descanso, dos momentos de retiro, de solidão, que podem equilibrar o corpo e a mente. Observe a influência das emoções sobre a saúde. A saúde pode ser beneficiada por uma visão holística. A espiritualidade é um fator essencial a você em 2016. Respeite o que lhe é sagrado e abra-se a novas perspectivas, libriano. Viver com simplicidade e verdade é um dos propósitos mais belos de 2016. 

 

ESCORPIÃO

2016 pede que você aja com maturidade, consciência e responsabilidade nas questões financeiras e em relação à expressão de seus potenciais e habilidades.  Que não desperdice talentos e nem dinheiro. Que se valorize mais. Que perceba que o conhecimento é a fonte de tudo o que pode materializar e realizar. Aprenda sobre o significado espiritual de prosperidade. Não viva na escassez por temer o desconhecido, ou por querer ter o controle das situações nas suas mãos. Valorize o que é realmente essencial. Estude e viaje. Trate isso como investimento e não como gasto. Os projetos que envolvem amigos, grupos ou instituições estarão favorecidos, especialmente até setembro. Saiba encontrar a justa medida em suas decisões e atos. Cuidado com as ilusões emocionais, com o excesso de fantasia ou de carência em relação ao amor. Por outro lado, perceba que de nada adianta você dominar a matéria, se o coração se sente vazio. Compreenda o amor como uma energia espiritual, como uma atitude diante da vida e não como um sentimento fantasioso projetado em alguém. Desenvolva a sua arte e criatividade. Inclusive, porque elas podem ajudar você a amar de forma mais plena. Esteja consciente de suas buscas e encare cada novo dia como um aprendizado único. Não se sinta o dono da razão. Pois todo mundo tem suas razões. Não julgue, para não ser julgado. Centre-se na sua verdade e respeite a verdade alheia. Vá em busca de seus sonhos. Traga-os para a realidade. Porque ficar apenas fantasiando talvez apenas aumente o vazio. Realize, estruture, materialize, escorpiano.

 

SAGITÁRIO

Responsabilidade e maturidade, as palavras sagitarianas de 2016. Saturno segue o ano inteiro se movimentando em seu signo. A vida exige de você, mas porque você está preparado para novas responsabilidades e situações. O aprendizado é de autonomia, de cuidar de si, de não depender de nada, nem de ninguém. Isso não significa que deva se fechar, deixando de lado aquela alegria, confiança e fé que lhe são tão características. Haverá muitas cobranças, internas e externas. Cuidado para não se extenuar com elas. Não carregue pesos desnecessários nos ombros. Pesos do passado. Pesos de preocupação com o futuro, deixando de viver o presente. Assuma o que consegue fazer, respeitando os seus limites. Lembre-se que você está construindo uma nova identidade e trajetória. Mas não tenha pressa. Domine a ansiedade. Devagar e sempre, com foco e consciência. A vida pessoal vai exigir mais de você. E isso às vezes será cansativo, embora você dê conta do recado. A vida familiar e doméstica também exigirá. Expectativas anteriores desmoronarão, mas é para que você veja as pessoas e as coisas como elas são, e não como você gostaria que fossem. Seja compassivo e amoroso. Mas saiba também dizer não, quando sentir necessidade e quando ferir sua sensibilidade. No trabalho 2016 é um ano muito promissor, com possibilidades de crescimento e avanços. Poderá ser promovido, premiado por um esforço anterior, colher resultados. Mas deverá vislumbrar um sentido maior no que está fazendo. E terá como grande aprendizado a humildade. Somente assim é que progredirá. Conhecimentos, estudos e viagens poderão auxiliá-lo a conquistar as suas metas. Durante os meses de março à maio e de agosto e setembro se sentirá mais energizado, com a passagem de Marte pelo seu signo. Mas deverá ter cuidado, pois os conflitos também poderão aumentar. Lute pelo que acredita, mas respeite quem pensa diferente de você.

 

CAPRICÓRNIO

Espiritualidade, autoconhecimento e busca interior são os aspectos mais importantes de 2016 aos capricornianos. Você sentirá que muita coisa precisa chegar ao final. Despeça-se do que não tem mais sentido, sendo grato pelo que aprendeu, mas não mais carregando fardos do passado. Pode sentir necessidade de ter mais tempo para si, para questões subjetivas. Alguns capricornianos desejarão um ano sabático, uma pausa para reflexão e realinhamento da jornada de vida. Os fechamentos se darão por conscientização e vontade própria, ou por força dos acontecimentos, numa forte energia de desapego. Hora de se questionar sobre conceitos, paradigmas e verdades que não ressoam mais na Alma. A conclusão de projetos de estudo pode ocorrer, assim como viagens que tem um apelo espiritual, um chamado interno. Projetos e interesses nos bastidores estarão enfatizados. E a sabedoria estará muito além do conhecimento racional. Preste mais atenção nas entrelinhas, na subjetividade, na linguagem não-verbal, nos sinais e sincronicidades. O mais importante de 2016 não são as conquistas e realizações externas ou as ambições, mas o seu desenvolvimento interior. Tudo deve ser feito em nome disso. E de nada adianta estudar muito, se isso servir para se fechar hermeticamente em certas teorias e conceitos. A verdadeira sabedoria se manifesta na prática cotidiana, em gestos simples carregados de significado espiritual. Invista em novos interesses e na ampliação de seus horizontes de entendimento da vida. A partir de setembro, com o ingresso de Júpiter no setor de carreira, pode haver uma expansão profissional. Acredite mais nas suas capacidades e na sua visão interior, capricorniano. 

 

 

AQUÁRIO

Liberdade e responsabilidade são palavras complementares aos aquarianos em 2016. A realização de projetos coletivos estará estimulada, assim como a responsabilidade de colocar em prática os seus mais elevados ideais. E isso poderá ser feito junto a amigos, grupos ou instituições. Um ano em que você prezará muito pela sua independência e liberdade, mas terá também questões emocionais importantes a resolver e a curar com as pessoas. Atenção com as finanças. Não faça gastos desnecessários, movidos por uma carência emocional, ou pelo glamour de algo que não tem o valor que é propagado. Concentre-se no desenvolvimento de valores emocionais e espirituais. Auxiliar e ser auxiliado será um aprendizado importante do ano. Até setembro é importante ampliar os seus horizontes em relação às emoções, à sexualidade, à espiritualidade, aos mistérios da vida e aos negócios. Uma viagem ou conhecimento podem impulsionar uma profunda transformação interna e libertação. A amizade, algo tão importante na vida dos aquarianos, está passando por um processo de mudanças, com a percepção das pessoas com quem você realmente se sintoniza, em termos de ideais e valores. Importantes aprendizados sobre intimidade e sentimentos. Tende a sentir uma falta de sintonia com antigos grupos, amigos ou ideologias. Abra a cabeça a novas ideias, evitando agir com dogmatismo e inflexibilidade. E valorize o que realmente tem importância, o que é sagrado para você. E que certamente não é a matéria ou o status que definem. 

 

PEIXES

O foco de 2016 está na carreira, numa atitude responsável e madura em relação ao conhecimento e aos seus ideais e sonhos, sem desperdiçar energia com fantasias utópicas, pisciano. No trabalho novas responsabilidades tendem a se fazer presentes. Você poderá colher o resultado do empenho (ou da falta dele) de anos anteriores. Poderá ser um ano de consolidação na carreira, ou então, caso você não se sinta realizado com o que faz, um ano de mudanças profissionais. Para evoluir profissionalmente, terá que investir em conhecimento. E é possível que tenha que viajar mais, em função do trabalho. Terá que aplicar na prática os conhecimentos. Será mais cobrado e exigido. Atenção com conflitos com chefias ou por questões hierárquicas, de poder e de saber. Nos relacionamentos, até setembro, há uma energia de expansão, de conhecer novas pessoas, que podem ser de outros países e culturas, ou que você estabeleça contato em viagens, estudos, cursos ou devido a questões profissionais. Os períodos mais desafiadores  de 2016 são de junho à setembro, quando o contato entre Netuno, seu regente, e Saturno mostrará o que não tem base real, o que é utópico. Mas servirá também para você prestar mais atenção na sensibilidade, nos aspectos emocionais e espirituais e não somente em ambições e projetos profissionais. Respeite seus limites físicos, emocionais, psíquicos, energéticos. Não se deixe invadir pela desesperança e nem tampouco insista em ilusões e em coisas que não tem sustentação concreta. 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: