Selected a language:

SAÚDE:: Ergobiotipologia, a adequação da personalidade nas refeições

Todos nós temos um tipo de temperamento. A partir desta observação, estudiosos pesquisaram e chegaram a conclusão de que o ser humano é dotado de quatro tipos básicos de temperamento: hepático, pulmonar, cardíaco e renal. Entretanto, cada uma destas quatro categorias tem características físicas e psíquicas comuns.

Se cada pessoa conseguir ajustar a alimentação ao ergobiotipo à saúde mental e física, a qualidade de vida vai melhorar muito.

O alimento não é apenas aquilo que se come e sim o que somos capazes de digerir. Deste modo, a questão alimentar é uma das chaves para a promoção do estado saudável do organismo. Ela tem também uma relação direta com o temperamento que nesse organismo manifesta-se mais incisivamente.

1) Ergobiotipo Pulmonar
Os olhos são fundos e atraentes, pequenos ou grandes, com um olhar ativo. São pessoas inteligentes e compreensivas. Podem ser rabugentas, usar de artimanhas para conseguir o que desejam. Normalmente são lentas. Gostam de dormir cedo. São resistentes e estáveis, confiáveis e afáveis. Geralmente concordam com a afirmação de que possuem uma "memória fotográfica".

Alimentação compatível: carne vermelha, peixes, derivados do leite, trigo, apenas frutas doces como abacate, pinha, etc.
Alimentação não-compatível: leite, frango; banana e frutas ácidas, como abacaxi, laranja e morango. Também entram milho, derivados e batata.

2) Ergobiotipo Cardíaco
O tipo cardíaco tem excesso de fogo no coração, o que se reflete em euforia, hiperexcitação, riso à toa, desejos fortíssimos que podem atropelar os outros, às vezes agindo até com descaso pelos sentimentos alheios e pelos próprios.

Alimentação recomendada: arroz integral, brócolis, cevada, couve, ervilha e espinafre.

Alimentação não recomendada: açúcar, alho, batata, cebola, frutas ácidas, leite e derivados, mel, milho e derivados.

3) Ergobiotipo Hepático
Comem pouco a cada refeição e precisam de bastante tranquilidade para comer. Se em estado de desequilíbrio apresentam ansiedade, contratura tensional, palpitações súbitas e sustos. Equilibrado, revela-se uma pessoa corajosa, de personalidade carismática e excêntrica, de pensamento criativo, espírito nobre e idealista.

Quando não conseguem atingir os seus propósitos, ficam revoltados e furiosos momentaneamente com os outros e consigo mesmo. Vem daí a extrema dificuldade em aceitar críticas e insucessos. O Hepático costuma demonstrar habilidade em coordenar atividades de diversos tipos de pessoas.

Alimentação recomendada: acelga, alface, azeitona, batata (assada com casca), cenoura, ervilha, mandioca, milho e derivados, peixe de rio com escamas, sardinha. Temperos: óleo de milho, limão, salsinha, vinagre, pouco sal. Adoçantes: mel puro ou karo. Frutas: abacaxi, banana prata ou maçã, goiaba, laranja, mamão, melão, morango, maracujá, pêssego e uva.

Alimentação não recomendada: leite e derivados, trigo e derivados, açúcar ou adoçantes, alho e cebola. Cervejas, destilados, refrigerantes, frutas tais como melancia, caqui, abacate e pinha. Não ingerir nenhum tipo de carne, exceto peixes de água doce (com escamas), sardinha ou cavalinha.

4) Ergobiotipo Renal
Observa-se no renal uma tendência a fazer os seus relatos com certo exagero, bem como uma propensão a teatralizar as suas vivências, além de uma sensibilidade particularmente exacerbada. Se desequilibrado, a felicidade do outro o incomoda profundamente. Pode desenvolver cálculos renais, problemas de útero e ovário na mulher e de próstata no homem, além de impotência e frigidez.

Alimentação recomendada: abóbora, alface, almeirão, aveia, batata inglesa e doce, berinjela, cenoura cozida, feijão, frango, gengibre, pescada branca, milho e derivados, palmito, peixe de água doce (com escamas), repolho refogado, etc. Temperos: Gengibre, canela, óleo de milho, salsinha, óleo de gergelim e açafrão.

Alimentação não recomendada: leite e derivados, trigo e derivados, açúcar, alho, cebola, sal, e frutas como abacaxi, abacate, banana, melão, laranja, pinha e jabuticaba.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: