Selected a language:

Combata o desânimo e o cansaço: Alimentos para aumentar a vitalidade

 Você já ficou desanimado e sem energia? O desanimo pode ser originado por diversos fatores, dentre eles a deficiência de minerais, alterações hormonais, vitaminas, uso de medicamentos e outros.

Para funcionar bem, o corpo precisa de alimentos de qualidade. O humor, o sono e até o apetite sexual podem melhorar quando os nutrientes certos estão no prato, afirma a nutróloga e médica ortomolecular Liliane Oppermann.

Se você quer aumentar a sua vitalidade, a médica elaborou algumas dicas e uma listinha de alimentos que podem te ajudar, no entanto lembre-se que se o cansaço continuar mesmo alimentando-se bem é indicado procurar um médico.

1-Coma o mínimo de gordura possível.

2-A hipoglicemia (falta de açúcar no sangue) causa fraqueza, por isso é importante fazer todas as refeições indicadas.

3-Evite ingerir alimentos de digestão lenta, como o açúcar refinado: ele fornece uma carga rápida de energia, mas a sensação de moleza vem logo a seguir.
 Outro 'inimigo' da disposição é comer muito de uma só vez. Isso mobiliza o esforço do corpo para a digestão - e não sobra 'gás' para mais nada.

 4-Fuja dos alimentos que dificultam o processo digestório, fazendo você se sentir pesado, sem a menor vontade de se mexer. Corte açúcar em excesso, evite leite e derivados na forma integral, refrigerantes, frituras, bolos com recheio e cobertura e sorvetes cremosos.

5- Couves, espinafres, cenoura, vagem, rabanete, tomate, morango, abóbora, repolho, laranja, tofu, dentre outros, são alguns dos alimentos energéticos que podem ser consumidos à vontade por quem quer ter disposição e, ao mesmo tempo, manter a forma. 

6- Os pães, as massas e alguns doces, dentre outros, são alimentos que podem sim ser consumidos, porém com moderação. O melhor é você se conscientizar que uma alimentação variada e nutritiva é a chave para uma vida saudável e feliz!

7- Abóbora é um santo remédio para quem precisa de nutrientes ou precisa de uma ajuda extra no aparelho digestivo. Rica em sais minerais como cálcio e o fósforo, também é uma excelente fonte de vitamina A e C.


Fonte: Liliane Oppermann, Nutróloga e Médica Ortomolecular

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: