Selected a language:

Gravidez: Diabetes atinge até 8% das gestantes mas pode ser tratada precocemente

Se diagnosticada precocemente, a doença pode ser controlada sem
consequências para a mãe e o bebê

Durante a gravidez ocorrem diversas mudanças hormonais no corpo da mulher. Para a maioria, a realização de acompanhamento médico e pré-natal adequados garante a saúde de ambos. Em cerca de 7% dos casos, as grávidas desenvolvem a chamada diabetes gestacional, que ocorre quando os principais hormônios produzidos nessa fase bloqueiam parte da produção de insulina.

Os principais fatores de risco que podem desencadear essa patologia são a obesidade, a existência de histórico familiar de diabetes, a gravidez após os 35 anos e até a hipertensão. Para o diagnóstico, é realizado um teste oral de tolerância à glicose entre a 24ª e 28ª semana da gestação. O ideal é que as gestantes que correm esse risco estejam mais atentas. Quando a descoberta é precoce, a doença pode ser tratada adequadamente e em 90% dos casos, ela desaparece após a gravidez.

Caso seja diagnosticada a diabetes gestacional, alguns cuidados se fazem necessários para evitar consequências mais graves como parto prematuro e até aborto espontâneo. Dentre essas indicações está uma revisão dos hábitos alimentares, priorizando alimentos saudáveis e nutritivos, além de exercícios leves como caminhadas.

É importante que a gestante tenha consciência de que tudo que ela ingere, afeta o bebê. Por isso, além de se manter bem nutrida, ela deve nutrir também o feto. Seguindo todas as recomendações do especialista e fazendo um acompanhamento adequado, a gravidez corre normalmente sem riscos para ambos.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: