Selected a language:

SOJA, SAL E DOCE: Delícias que agradam à saúde e ao paladar

Todo mundo já sabe: a Culinária Evolutiva é adepta indiscutível da soja. A soja é rica em proteínas e fito-hormônios, essencial para complementar a dieta vegetariana e ótima para garantir o nível hormonal em mulheres maduras. Mas hoje não queremos falar de saúde, e sim de gosto bom à mesa!
É voz corrente que a soja, apesar de excelente alimento, é difícil de engolir. Puro preconceito de quem nunca provou destes feijões deliciosos...Simplificando o preparo

Em meus primeiros tempos de vegetariana experimentei formas diversas de consumir soja. A carne de soja não me agradou o paladar, e o leite achei realmente intragável. Com o tofu tive uma relação inicialmente tumultuada, mas consegui domá-lo e criar algumas receitas bem apetitosas, já publicadas aqui. Acredito que estes industrializados de soja sejam responsáveis pela má fama do valioso legume... Eu mesma já estava me conformando, quando descobri o grão de soja fresco, vendido em mercados e lojas naturais. Que descoberta, esta! Que delícia! Parei de comprar tofu pronto e comecei a comprar só o grão amarelinho, de fácil preparo, versátil e gostoso demais. Aprendi a fazer tofu caseiro e até o leite de soja caseiro fica gostoso, e é facílimo de fazer; sem falar na okara, um subproduto do leite de soja caseiro que nunca encontrei à venda no comércio. Preparado o grão de soja, feito o tofu e a okara, a soja mostra ser o alimento mais versátil e criativo que já provei.

Um trio de responsa
É este o trio básico de preparo da soja: leite, okara e tofu. Deixe a soja de molho em bastante água, por 8 horas. Escorra a água. Cozido por meia hora em água pura, o grão de soja é ótimo para saladas e no preparo de sorvetes, pastinhas para tira-gosto e batidas de fruta. Para fazer tofu e okara, usa-se o grão cru. Escorrido o molho, bata os grãos no liquidificador, com 3 medidas de água para cada medida de soja. Bata bastante, por no mínimo 5 minutos. Escorra a soja batida dentro de uma panela usando um guardanapo de tecido fino para coar. Aperte bastante para aproveitar bem o suco e isolar a polpa. O líquido assim obtido é o leite, e a polpa, a okara, um ingrediente supernutritivo usado em várias receitas. Para fazer tofu, leve o leite ao fogo numa panela bem grande, pois o leite ao ferver sobe bastante. Quando levantar fervura, corte com o suco de 1 limão para cada 4 xícaras de leite. Mexa com a colher e desligue o fogo, deixando esfriar. Coe novamente no guardanapo, desta vez jogando fora o líquido. A polpa que fica no guardanapo é o tofu caseiro, completamente livre de aditivos químicos e com sabor mais suave do que os industrializados.

Um feijão pra lá de versátil
Em receitas na cozinha, a soja dá pra sal, dá pra doce e não para de me surpreender. As receitas deliciosas e fáceis de preparar que mostro abaixo são descobertas recentes - criadas no fim de semana no laboratório da Culinária Evolutiva - usando a okara e o tofu que ensinamos a fazer acima. Experimente e comprove!

Soja é sal:
Croquete de cenoura
Ingredientes: 2 cenouras grandes raladas, 1 xícara de okara, shoyo a gosto, 1 colher de sopa de sementes de linhaça.
Modo de Fazer: Bater a cenoura com o shoyo no liquidificador, acrescentando um pouquinho de água se necessário. Misturar a cenoura batida à okara para obter uma massa uniforme. Fazer os rolinhos com as mãos, redondos ou compridinhos, em forma de kibe. Salpicar as sementes de linhaça por cima, apertando ligeiramente para fixar. Colocar em pirex e levar ao forno baixo por 1 hora. Dá 6 porções.
Cada porção contém: 27 calorias; 10,9% de gordura; 77,4% de carboidratos; 11,7% de proteína
0,4 g de gordura; 5,3 g de carboidratos; 1,7 g de fibras; 0,8 g de proteína; 0 mg de colesterol

Soja é doce
Brownie de tofu
Ingredientes: 70 g de tofu; 80 g de fécula de araruta; 1 laranja grande descascada, sem sementes, com a pele branca; 3 ovos; 2 colheres de sopa de nozes picadinhas; 2 colheres de sopa de passas sem semente; ¾ de xícara de cacau em pó desengordurado sem açúcar
Modo de Fazer: Bater no liquidificador as gemas, o tofu e a laranja descascada, sem as sementes mas com a pele branca. Bater as claras em neve e reservar. Bater bem na batedeira o purê de tofu com laranja, a fécula de mandioca e o cacau em pó. Juntar as claras, as nozes picadinhas e as passas e bater levemente para incorporar. Virar a mistura em forma não aderente ou pirex untado com mel e farinha integral. Forno moderado preaquecido, assar por aproximadamente 1/2 hora. Depois de esfriar, cortar em quadradinhos. Dá 10 porções.

Cada porção contém: 99 calorias; 30,4% de gordura; 54,3% de carboidratos; 15,4% de proteína 3,3 g de gordura; 13,4 g de carboidratos; 2,1 g de fibras; 3,8 g de proteína; 64 mg de colesterol

* Noga Lubicz é pesquisadora energética e cria jóias magnéticas; é também escritora e pesquisadora de culinária vegetariana
E-mail: [email protected]

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: