Selected a language:

Descubra as Origens da Bíblia: Manuscrito Antigo Descoberto Revela Segredos do Novo Testamento

 

Conheça as Descobertas que nos Ajudam a Entender a História do Livro Sagrado Mais Lido do Mundo!

 

Uma recente descoberta arqueológica trouxe à luz um fragmento raro e valioso de uma tradução do Novo Testamento, datada de cerca de 1.750 anos atrás. O pesquisador Grigory Kessel, da Academia de Ciências da Áustria, encontrou o texto usando fotografia ultravioleta em imagens digitalizadas de manuscritos encontrados na Biblioteca do Vaticano.

 

 

 

O fragmento em questão é uma tradução em dialeto sírio do grego, feita no século III e copiada no século VI, que por séculos esteve escondido sob outros manuscritos. Essa descoberta é mais uma peça importante para desvendar a história e evolução da Bíblia, o livro mais lido e influente do mundo, base da fé de mais de 2 bilhões de cristãos.

 

 

 

Os Estudos das Origens da Bíblia Continuam

a Trazer Novas evidências

 

As traduções mais antigas da Bíblia são em dialeto sírio e a mais antiga, com o texto completo, data do século V. A história religiosa siríaca nos ajuda a entender como as antigas crenças cristãs evoluíram através dos séculos.

 

 

 

O fragmento encontrado por Kessel foi redigido em uma região que hoje é parte do norte do Iraque e, na época, fazia parte da Pérsia. O cristianismo, ainda uma religião minoritária, era tolerado de forma limitada pelos seguidores da religião oficial do Império Persa, o Zoroastrismo.

 

 

 

 

Como São Datados os Manuscritos Antigos

Os métodos para datar manuscritos antigos baseiam-se em vários fatores, incluindo os materiais utilizados, como o papiro e o pergaminho, e a caligrafia utilizada.

 

 

Os materiais de papiro eram comuns até o século III, quando foram substituídos pelo pergaminho e velino, feitos de pele de animais, por serem de melhor qualidade e durabilidade. Por isso, a maioria dos manuscritos bíblicos encontrados datam do século IV em diante.

 

 

A caligrafia também é uma pista importante para datar e localizar manuscritos, já que pode variar de acordo com a geração e o local de produção dos textos. Os paleógrafos, especialistas em caligrafia, possuem um conhecimento preciso sobre a escrita em períodos específicos, o que os ajuda a estabelecer uma data aproximada para os manuscritos.

 

 

 

As Origens do Velho e Novo Testamento

 

O Velho Testamento é parte fundamental das três principais religiões monoteístas - judaísmo, cristianismo e islamismo - e foi escrito originalmente em hebraico e aramaico. Os textos mais antigos datam do século I a.C., encontrados em Qumran, um sítio arqueológico perto de Jerusalém, no Mar Morto.

 

 

Esses documentos eram escritos no antigo papiro por escribas extremamente habilidosos e cuidadosos, que acreditavam que estavam copiando textos sagrados. Eles trabalhavam em um espaço exclusivo, chamado scriptorium, que possuía regras rígidas de higiene para garantir a pureza dos manuscritos.

 

 

Apenas com o apóstolo Paulo, que viveu entre 5 e 65 d.C., o Velho Testamento foi percebido como parte da Bíblia. Logo depois, no final do século I, foi compilada uma segunda parte, conhecida como Novo Testamento, que contém os ensinamentos de Jesus.

 

 

O Novo Testamento foi composto por volta do ano 70 e as transcrições mais antigas que conhecemos foram escritas em papiro na primeira metade do século II. Comparado a outros textos milenares, essa é uma transmissão incrivelmente precoce. Os manuscritos mais antigos dos ensinamentos de Platão, por exemplo, foram escritos séculos depois de sua morte, em 348/347 a.C.

 

 

Originalmente escritos em grego, o Novo Testamento foi copiado em toda a parte oriental do Império Romano e é um dos textos mais importantes na história do cristianismo. A mais antiga versão completa é o Codex Sinaiticus, datado do ano 400.

 

 

Assim, a descoberta do fragmento siríaco é mais uma peça importante no quebra-cabeça da história da Bíblia. Cada nova evidência e informação nos ajuda a entender melhor a evolução deste livro sagrado que tem sido a base da fé de bilhões de pessoas ao longo dos séculos.

 

 

Por Redação Bemzen

e-mail: [email protected]

 

 

 

 

 

 

-tags: Bíblia, Novo Testamento, descoberta, manuscrito, antigo, origem, história, livro sagrado, conhecimento, arqueologia, tradução, pesquisa, Grigory Kessel, 

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: