Você já ouviu falar que ter um cachorro pode ser bom para a saúde?
Pois é verdade! Estudos científicos têm mostrado que os cães podem trazer diversos benefícios para os humanos, tanto físicos quanto psicológicos.
Aqui estão 6 benefícios comprovados para a saúde de ter um cachorro:
1 - Redução do estresse: Cães são animais sociáveis e brincalhões, e o simples ato de interagir com eles pode liberar endorfinas, hormônios que ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade.
Um estudo publicado na revista PLOS One mostrou que as pessoas que interagem com cães por 20 minutos têm níveis mais baixos de cortisol, um hormônio do estresse.
2 - Redução da solidão: Um estudo publicado na revista Animals mostrou que as pessoas que têm cães têm menos sentimentos de isolamento social. Cães são companheiros leais e amorosos, e podem ajudar a reduzir a solidão.
3 - Aumento da atividade física: Cães precisam de exercícios regulares, e isso pode levar os seus donos a se exercitarem mais também.
Segundo estudo publicado na revista Journal of Physical Activity and Health as pessoas que têm cães são mais propensas a se exercitarem regularmente.
4 - Diminuição do risco de doenças cardiovasculares: Um estudo publicado na revista Circulation mostrou que as pessoas que têm cães têm um risco 36% menor de morrer de doenças cardíacas.
5 - Melhora da saúde mental: Um estudo publicado na revista Journal of Personality and Social Psychology mostrou que as pessoas que têm cães têm níveis mais altos de autoestima e bem-estar. Cães podem ajudar a melhorar o humor e a qualidade do sono.
6 - Aumento da interação social: Um estudo publicado na revista Human-Animal Interaction mostrou que as pessoas que têm cães são mais propensas a se envolver em atividades sociais. Cães podem ajudar as pessoas a se conectarem com outras pessoas, seja ao passear com eles, frequentar parques ou participar de eventos para animais de estimação.
Sim, cães podem farejar câncer.
O olfato dos cães é muito mais apurado do que o dos humanos, e eles são capazes de detectar alterações químicas no corpo que podem ser um sinal de câncer.
Até o momento, existem estudos que mostram que cães podem farejar 10 tipos de câncer, incluindo:
Câncer de pulmão, Câncer de mama, Câncer de próstata, Câncer de ovário, Câncer de pele, Câncer de ossos, Câncer de pâncreas, Câncer de tireóide e Câncer de sangue.
Os cães são treinados para farejar câncer por meio de um processo de reforço positivo. Eles são apresentados a amostras de tecido ou urina de pessoas com câncer e, quando conseguem identificar a amostra corretamente, são recompensados com comida ou brinquedos.
Ainda não está claro como os cães conseguem farejar câncer. Uma teoria é que eles são capazes de detectar alterações nas concentrações de metabólitos, que são substâncias produzidas pelas células cancerígenas. Outra teoria é que eles são capazes de detectar alterações no odor das células cancerígenas.
Os cães farejadores de câncer são uma ferramenta promissora para o diagnóstico precoce do câncer. Eles podem ajudar a identificar o câncer em estágios iniciais, quando o tratamento é mais eficaz.
No Brasil, existem algumas organizações que treinam cães para farejar câncer. Essas organizações oferecem cães treinados para aluguel ou compra.
Ter um cachorro pode trazer muitos benefícios para a saúde, tanto físicos quanto psicológicos. Se você está pensando em adotar um animal de estimação, um cachorro pode ser uma ótima opção.
Por Gabriel Barros
E-mail:[email protected]
Fontes consultadas:
- Ministério da Saúde
- Sociedade Brasileira de Medicina Veterinária Preventiva
- American Veterinary Medical Association
- Sociedade Brasileira de Dermatologia Veterinária (SBDV)
- Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV)
Tags: #animaisdomésticos #cãessaude
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(