Selected a language:

Dicas Médicas: O consumo de sal e a saúde

Muito se discute sobre o consumo de sal atualmente, mas tirá-lo totalmente da nossa alimentação é praticamente impossível já que ele está em muitos alimentos e às vezes nem sabemos. A questão mais importante é quanto devemos consumir de sal diariamente sem afetar a nossa saúde?
 
Segundo a Organização Mundial da Saúde recomenda-se o consumo máximo de 2000mg (2g) de sódio por pessoa ao dia, o que equivale a 5g de sal (lembrando que 40% do sal é composto de sódio), mas os brasileiros atualmente consomem mais do que o dobro desta quantidade. Então, é preciso reduzir drasticamente seu consumo para diminuir os adoecimentos e mortes na população e, mais que isso, melhorar a saúde dos brasileiros.
 
O papel do sal em nosso organismo é de suma importância, já que ele colabora no bom funcionamento do corpo, regulando a quantidade de líquidos que ficam dentro e fora de nossas células. Mas se for consumido em excesso, o sal provoca alterações nesses líquidos, levando o organismo a reter mais água. Com isso, coração e rins ficam sobrecarregados, a principal causa da hipertensão.
 
Cerca de 70% do sódio ingerido pelos brasileiros vem dos alimentos industrializados, tais como: molhos prontos, condimentos, salgadinhos, picles, pizzas, sopas de pacote, embutido, queijos e outros alimentos. E a maioria da população não sabe disse e nem está atenta aos rótulos que informam quanto de sódio tem naquele alimento.
 
Portanto, vale a dica de sempre olhar no rótulo dos alimentos industrializados. Mas sempre priorize os alimentos feitos em casa, sem temperos prontos e condimentos. Ter uma alimentação saudável requer muitos cuidados e atenção. Se você deseja ter qualidade de vida e a saúde em dia, comece a repensar os seus hábitos em primeiro lugar e vá aos poucos os melhorando.
 
Sobre a Dra. Tatiana Cunha
 
Destaque pela renomada clínica em Campo Grande, também atua em São Paulo e é conhecida como a médica das personalidades. Dra.Tatiana Cunha é médica Pós-graduada em Endocrinologia e Terapêutica da Obesidade.

Outras notícias

Comentários

    Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar.

Deixe seu comentário

Obrigado! Seu comentário foi enviado

Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(

Destaque do youtube:

Escolha o Idioma: