Você sabia que os chás são uma excelente fonte de nutrientes e compostos bioativos que podem trazer diversos benefícios para a saúde?
As informações aqui fornecidas não substituem uma consulta médica. Cuide da sua saúde de forma integral e natural!
Então, aproveite e conheça os 10 chás mais poderosos remédios naturais, que ajudam você a ter uma vida melhor!
1 - Chá de camomila: Reconhecido por suas propriedades calmantes, o chá de camomila é indicado para tratar problemas de ansiedade, insônia, dores de cabeça e cólicas menstruais. Além disso, sua ação antiinflamatória auxilia no alívio de dores musculares e de garganta.
Indicações terapêuticas: Ansiedade, Insônia, Cólicas menstruais, Indigestão, Alergias, Queimaduras
Contra indicações: Não há contra indicações conhecidas, mas é importante consultar um médico se estiver grávida ou amamentando.
Modo de preparo: Coloque 1 colher de sopa de camomila em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba.
2 - Chá de erva-cidreira: Conhecida por seus efeitos relaxantes, a erva-cidreira é indicada para tratar ansiedade, insônia, estresse e dores de cabeça tensionais. Além disso, possui propriedades digestivas e pode ser utilizada para aliviar cólicas e gases intestinais.
Indicações terapêuticas: Ansiedade, Insônia, Transtornos digestivos, Hipertensão, Diabetes
Contra indicações: Não há contra indicações conhecidas, mas é importante consultar um médico se estiver grávida ou amamentando.
Modo de preparo: Coloque 1 colher de sopa de erva-cidreira em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba.
3 - Chá de valeriana: Muito utilizado para acalmar os nervos e tratar problemas de insônia, o chá de valeriana é considerado um dos melhores remédios naturais para combater a ansiedade e a depressão. Além disso, possui ação sedativa e relaxante muscular.
Indicações terapêuticas: Insônia, Ansiedade, Cólicas menstruais, Dores musculares, Enxaqueca
Contra indicações: Não deve ser consumido por grávidas ou lactantes, nem por pessoas com problemas de fígado.
4 - Chá de alecrim: Com propriedades analgésicas e antiinflamatórias, o chá de alecrim é indicado para tratar dores musculares, cólicas menstruais e dores de cabeça. Além disso, auxilia na digestão e melhora a circulação sanguínea.
Indicações terapêuticas: Digestão, Circulação, Memória, Concentração, Ansiedade, Depressão
Contra indicações: Não deve ser consumido por pessoas com pressão alta ou glaucoma.
Modo de preparo: Coloque 1 colher de sopa de alecrim em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba.
5 - Chá de erva-de-são-joão: Conhecido como "erva da felicidade", o chá de erva-de-são-joão é indicado para tratar a ansiedade, a depressão e o estresse. Além disso, possui propriedades antiinflamatórias e analgésicas, sendo utilizado para tratar dores musculares e de cabeça.
Indicações terapêuticas: Depressão, Ansiedade, Insônia, Dores musculares
Contra indicações: Não deve ser consumido por pessoas que tomam antidepressivos, anticoagulantes ou anticoncepcionais.
Modo de preparo: Coloque 1 colher de sopa de erva-de-são-joão em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba.
6 - Chá de passiflora: Com propriedades sedativas e relaxantes, o chá de passiflora é indicado para tratar problemas de insônia, ansiedade e nervosismo. Além disso, pode ser utilizado para aliviar dores musculares e menstruais.
Indicações terapêuticas: Insônia, Ansiedade, Cólicas menstruais, Pressão alta
Contra indicações: Não deve ser consumido por pessoas com pressão baixa ou problemas de fígado.
Modo de preparo: Coloque 1 colher de sopa de passiflora em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba.
7 - Chá verde: Com propriedades antioxidantes, o chá verde é indicado para melhorar a saúde do coração, auxiliar na perda de peso e prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, possui ação diurética e pode ser utilizado para desintoxicar o organismo.
Indicações terapêuticas: Perda de peso, Controle do colesterol, Prevenção de doenças cardiovasculares, Prevenção de câncer, Melhora do humor, Aumento da concentração
Contra indicações: Não deve ser consumido por crianças, gestantes e lactantes. Pode interagir com alguns medicamentos, como anticoagulantes e antidepressivos.
Modo de preparo: Coloque 1 colher de sopa de chá verde em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 3 minutos. Coe e beba.
8 - Chá de gengibre: Conhecido por suas propriedades antiinflamatórias e analgésicas, o chá de gengibre é indicado para aliviar dores musculares, de garganta e de cabeça. Além disso, possui ação expectorante e pode ser utilizado para tratar problemas respiratórios
Indicações terapêuticas: Náuseas, Vômitos, Enjôos de gravidez, Dores de cabeça, Dores musculares, Resfriados, Gripes, Problemas digestivos
Contra indicações: Não deve ser consumido por pessoas com pressão alta ou problemas de coagulação.
Modo de preparo: Coloque 1 colher de sopa de gengibre ralado em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba
9 - Chá de hortelã: Com ação refrescante e descongestionante, o chá de hortelã é indicado para tratar gripes, resfriados, problemas respiratórios e digestivos. Além disso, auxilia na melhora da concentração e do humor.
Indicações terapêuticas: Digestão, Náuseas, Vômitos, Cólicas, Dor de cabeça
Contra indicações: Não deve ser consumido por pessoas com úlceras gástricas ou gastrite erosiva.
Modo de preparo: Coloque 1 colher de sopa de hortelã em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba.
10 - Chá de lavanda: Conhecida por seu aroma relaxante e calmante, a lavanda também pode ser consumida como chá. Indicada para tratar ansiedade, insônia, estresse e dores de cabeça, possui propriedades sedativas e antiinflamatórias.
Indicações terapêuticas: Ansiedade, Insônia, Depressão, Cólicas menstruais, Dores musculares
Contra indicações: Não há contra indicações conhecidas, mas é importante consultar um médico se estiver grávida ou amamentando.
Modo de preparo: Coloque 1 colher de sopa de lavanda em 1 xícara de água fervente. Deixe em infusão por 5 minutos. Coe e beba.
Dicas Adicionais: Para aproveitar ao máximo os benefícios dos chás, é importante consumi-los frescos. Se você estiver tomando algum medicamento, consulte seu médico antes de consumir chás.
Chás não devem ser consumidos em excesso, pois podem ter efeitos colaterais.
Conclusão: Chá é uma bebida deliciosa e saudável que pode ser consumida por pessoas de todas as idades. Se você está procurando uma maneira natural de melhorar sua saúde e bem-estar, experimente um dos chás desta lista.
Por Gabriel Barros
E-mail: redaçã[email protected]
- Fontes: Ministério da Saúde, Farmacêutico Fitoterápico, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo e Associação Brasileira de Fitoterapia
Tags: Fitoterapia, saúde mental, bem-estar, plantas medicinais, tratamento natural, controle da ansiedade, combate à depressão, Chás, plantas medicinais, fitoterápicos, saúde, chás terapêuticos, saúde natural, farmacêutico fitoterápico, relaxamento, saúde holística.
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(