* Por Débora Sorgi
Quero falar de um sentimento importantíssimo a todos que pretendem prosperar com um bom hábito alimentar: o “sentir prazer em ser saudável”. Despertar este sentimento em relação à alimentação saudável é uma atitude grandiosa e muito importante para quem deseja emagrecer, aumentar a saúde e tratar doenças.
Quando trabalhamos nossos sentimentos e quebramos preconceitos já existentes que muitas vezes vêem associados a paradigmas impostos e criados pela sociedade, conseguimos sentir o que estou querendo passar a vocês através deste texto.
A grande maioria das pessoas associa o alimento ao prazer ou como compensação para sentimentos de insatisfação ou satisfação e esquecem-se de que o principal papel da alimentação é o de nutrir. Oferecer ao corpo tudo o que ele precisa para funcionar bem e estar adequado.
E é este o principal valor que devemos dar ao alimento, o de nutrição. Temos que nos alimentarmos diariamente pensando em como aquele alimento pode me deixar melhor, que benefícios ele pode me trazer e no que ele pode contribuir para minha saúde e bem estar. Quando chegamos neste comportamento conseguimos sentir mais prazer no que é saudável e desta forma selecionar melhor e com mais atitude o que vamos colocar para dentro.
Que fique claro que o prazer em comer alimentos nem tão saudáveis não deixará de existir, mas ele ficará bem menos intenso e bem mais controlado pois em primeiro lugar na sua mente estará a sua saúde.
Algumas pessoas são muito apegadas ao prazer em comer e associam este prazer apenas aos alimentos não saudáveis. Se você percebe que tem este sentimento, modifique sua mente, quebre paradigmas, a hora é agora. E então, perceba que comer saudável pode lhe trazer muito mais prazer e felicidade do que você imagina. Basta pensar um pouquinho e fazer uma mentalização interna descobrindo o que realmente vale para você.
FONTE: Débora Sorgi, nutricionista
Obrigado! Seu comentário foi enviado
Oops! Algo de errado aconteceu ao enviar seu comentário :(